omnichannel5 min

Logística omnichannel: o desafio dos múltiplos canais de venda no e-commerce

Átila Froehlich 15 julho 2022

O crescimento do varejo eletrônico nos últimos anos é inegável e, nesse contexto, lidar com os múltiplos canais de venda no e-commerce talvez seja um dos principais desafios que as marcas precisam enfrentar ao longo dessa transformação.

É importante ter em mente que essa multiplicidade de canais é uma tendência mundial, que se desenvolve em velocidades variadas em todos os países. Uma mudança que se destaca justamente no setor que passou por algumas das maiores mudanças durante a pandemia do Coronavírus, forçando muitas empresas a acelerarem o crescimento do comércio eletrônico.

Na mesma medida, muitas lojas e marcas menores que, até 2020, sequer tinham uma presença online, tiveram de se tornar digitais rapidamente, lidando com os obstáculos, os desafios e as novas abordagens desse universo omnichannel de uma hora para outra.

Entenda o impacto dos múltiplos canais de venda no e-commerce

Antes de entender como os múltiplos canais de venda no e-commerce afetam a dinâmica do negócio, vale destacar que essa transformação é um sintoma das recentes mudanças significativas e duradouras nas atitudes e comportamentos dos consumidores. Por exemplo, a contínua invasão das mídias sociais no processo de compra e a busca por métodos ágeis e sustentáveis de viabilizar a logística de entrega.

Aqui, estamos falando de um cenário em que tanto as plataformas de comércio eletrônico quanto as tradicionais lojas físicas precisam se adaptar e inventar novas soluções. Além disso, as marcas têm que enfrentar o desafio de gerenciar vários pontos de compra, tratamento, coleta e envio de mercadorias.

Veja bem: assim como o preço e a qualidade do produto, uma entrega ágil, transparente e eficiente também é uma parte essencial da experiência de compra. É por isso que, mais do nunca, os parceiros logísticos desempenham um papel fundamental para o sucesso do e-commerce — um papel que vai além do transporte, embalagem e armazenamento, englobando uma integração total do tratamento dos pedidos dos clientes!

O consumidor no centro da estratégia

Se estudarmos o conceito de omnichannel com profundidade, é fácil perceber que toda essa preocupação com uma logística mais eficiente e uma experiência padronizada de compra, independentemente do canal escolhido, tem raízes em uma mudança no modelo tradicional de negócios. Agora, a satisfação do cliente é o centro da estratégia.

Afinal, verdade seja dita, o comércio eletrônico não é mais uma questão de simplesmente navegar e comprar em um e-commerce. Hoje, esse fluxo já envolve trabalhar em mais canais do que nunca, incluindo as redes sociais, que já avançaram muito em suas funcionalidades e se transformaram em ferramentas mais completas para a viabilização das vendas.

E tudo isso se deve ao fato de que os consumidores estão mais ativos: eles interagem e aprendem sobre o que consomem nas mídias sociais, utilizando-as em todas as etapas da jornada de compra e, inclusive, dando feedbacks em tempo real sobre a qualidade do produto, a agilidade — ou falta dela — na entrega e a transparência do processo logístico.

É por isso que dominar a interação com os consumidores por meio dos múltiplos canais de venda no e-commerce é um grande desafio para as marcas, já que cada comprador individual é agora um potencial influenciador. Portanto, os serviços logísticos devem dar o próximo passo, no sentido de incorporar esses serviços aos consumidores.

Equipando marcas com soluções logísticas de peso

O resultado de todas as mudanças que vimos até aqui é um consumidor altamente exigente que se beneficia de uma acirrada competição entre as marcas que desejam oferecer o melhor atendimento possível, alavancando o e-commerce e, ao mesmo tempo em que garantem uma operação de entregas rápida e certeira, ainda conseguem reduzir custos por meio de uma orquestração logística eficiente.

Mas, diante de um cenário tão desafiador, como o e-commerce pode "colocar a casa em ordem" para não ficar para trás e ser engolido pelos grandes marketplaces? Ora, uma das respostas certamente está em otimizar o estoque de produtos em vários canais de vendas, garantindo que o estoque esteja disponível em cada local e que todos os canais de vendas e distribuição sejam atualizados em tempo real.

Para isso, os operadores da cadeia de suprimentos precisam dominar as etapas da jornada de compras do cliente, assegurando uma integração efetiva com a plataforma do e-commerce e os sistemas de armazenamento e estoque da empresa, sempre com foco em identificar e oferecer, o mais rápido possível, as diferentes opções de entrega, frete e retirada que o consumidor tem disponíveis.

Em outras palavras, a marca precisa utilizar uma lógica de processamento automatizado para identificar as melhores opções de atendimento online ou em loja, e entrega em domicílio ou em pontos de entrega específicos. Assim, a estratégia omnichannel consegue oferecer um serviço de entrega mais eficaz para os clientes e garantir mais lucratividade para o varejista.

Isso se deve, é claro, à flexibilidade aprimorada e maior para lidar com os picos de atividade em vários canais de distribuição. Afinal, o atendimento ao cliente em loja ou através de uma plataforma centralizada é significativamente melhorado quando todas as informações de encomendas, pedidos e estoque estão disponíveis. Com uma visão global e em tempo real do estoque, os gerentes podem facilmente ajudar os clientes no processamento de pedidos.

É aqui que a orquestração logística da Abbiamo entra em cena

À medida que as cadeias de suprimentos evoluem, a Abbiamo se concentra na capacitação de seus clientes e parceiros que buscam excelência operacional logística na estrutura omnichannel. Isso porque, com a nossa tecnologia de orquestração, fica muito mais fácil integrar pedidos nos múltiplos canais de venda no e-commerce e, ainda assim, garantir uma experiência padronizada para a jornada de entregas.

Seja com a modalidade de Ship from Store ou entrega Last Mile, assumimos a missão de ajudar a sua marca a controlar os pedidos por meio de dashboard autônomo, inteligente e que permite o gerenciamento das vendas do e-commerce por todos os canais. Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Last mile eficiente, roteirização inteligente e controle total de toda a sua frota ficam mais intuitivos e simplificados com o suporte de quem entende do assunto. Então, fale com um de nossos especialistas, agende um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.