logística4 min

O impacto da jornada de entrega na experiência omnichannel

24 junho 2022

Se você nos acompanha aqui no blog, provavelmente já sabe que a forma como as pessoas compram está mudando — e que seus requisitos de compra passaram a ser outros. O consumidor está se tornando mais exigente e buscando cada vez mais conforto para comprar, daí a importância de dar a devida atenção ao fluxo da jornada de entrega na experiência omnichannel! Vem com a gente entender melhor esse conceito!

Afinal, quem é esse novo consumidor?

Ao contrário do que muitos imaginam, o novo consumidor não é exatamente uma nova pessoa: eles são os mesmos compradores de cinco ou dez anos atrás, porém com novas necessidades e objetivos. São pessoas que saíram da fase de experimentação do varejo online e já contam com um senso de necessidade mais maduro.

O novo consumidor agora busca algo além do produto, talvez um frete mais barato e rápido, um banco que facilite pagamentos e outras operações por Smartphone. É um cliente que espera transparência durante todas as etapas da jornada de entrega e que quer contar com diferentes modalidades de entrega ou retirada quando faz uma compra online.

E não se engane! Mesmo que, num primeiro momento, a impressão seja de que todo esse conforto ajude apenas o consumidor, não esqueça que seu negócio também pode extrair uma série de benefícios ao diversificar o fluxo logístico — inclusive otimizando algumas operações para aumentar a lucratividade da operação!

Entenda os benefícios de uma jornada de entregas diversificada

Se sua empresa ainda limita as modalidades de entrega no varejo digital, saiba que existem alguns benefícios que o negócio pode estar deixando de usufruir. Mas antes de pensar em como capitalizar esse fluxo de logística em prol do e-commerce, vale analisar do ponto de vista do consumidor.

É preciso entender que, com uma rotina cada vez mais agitada, os serviços de entrega rápida têm se destacado bastante entre os consumidores que não desejam mais esperar dias para receber seus produtos. Pensando dessa forma, investir na diversificação das modalidades de entrega pode ser rentável para a empresa e auxiliar na percepção positiva da marca, pois, quando se oferece o que os consumidores querem, a tendência é ter um bom retorno.

E para construir uma reputação de confiança — e com foco em uma boa jornada de entrega na experiência omnichannel —, você precisará de um serviço de entrega confiável, ágil e integrado com todos os canais de vendas que a sua operação oferece. Afinal, a essência do omnichannel é que seus clientes tenham a mesma percepção e experiência independentemente do canal de compra que escolham.

Assim, com uma modalidade integrada, você consegue oferecer a conveniência necessária para que ele faça as compras de onde estiver e contem com a possibilidade de receber o produto da forma que for mais cômoda. Ele pode retirar na loja física, escolher entrega no mesmo dia ou customizar o horário e o local de entrega de acordo com a sua necessidade específica.

Ah, mas como a minha empresa lucra com isso? Ora, saiba que os consumidores que usam canais integrados podem gastar de 15% a 20% mais do que consumidores convencionais, especialmente se contarem com múltiplas opções de entrega. Afinal, com apenas uma operação — ou um só pagamento — ele consegue comprar todos os produtos que procura no mesmo lugar e conta com a certeza de receber os pedidos o mais rápido possível!

E o que isso tem a ver com a jornada de entrega na experiência omnichannel?

É preciso entender que o conceito de experiência omnichannel foi criado a partir da detecção do novo consumidor. Aqui, estamos falando daquele cliente que busca estar cada vez mais conectado com as marcas que consome e que quer utilizar essa conexão para garantir o máximo de conforto e comodidade em sua jornada de compras.

Nesse contexto, é nítido que a ascensão do omnichannel e do e-commerce mostrou que com o uso cada vez maior da tecnologia facilitando o dia a dia, as pessoas passaram a buscar experiências completas. Foi assim que o mercado passou a criar meios de atendimento que pudessem suprir essa necessidade, surgindo a multicanalidade — ou o fluxo omnichannel.

Mas implementar uma estratégia omnichannel vai muito além de criar canais, é sobre conectar-se com o cliente independente de onde ele esteja comprando – online ou offline – e possibilitar liberdade e versatilidade para que ele possa ser atendido como quiser.

Como a tecnologia impacta esse novo comportamento?

Na experiência omnichannel, é evidente que uma boa estrutura de logística impacta principalmente na redução do tempo de espera por um produto, um dos principais requisitos para a satisfação dos clientes. Afinal, o novo consumidor quer esperar menos, receber produtos de lojas físicas mesmo tendo comprado online, ter mais facilidade para trocar ou devolver produtos.

Ou seja, ele quer que qualquer interação com a sua empresa seja simples e priorize o bem estar dele. Em outras palavras, investir em tecnologia para operações logística garante benefícios importantes para o sucesso do negócio, como a fidelização de clientes e a construção de uma imagem positiva para a empresa!

É por isso que, aqui na Abbiamo, assumimos o compromisso de oferecer uma solução completa e equipada com todos os recursos necessários para que a sua operação omnichannel seja um sucesso. Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Last mile eficiente, roteirização inteligente e controle total de toda a sua frota ficam mais intuitivos e simplificados com o suporte de quem entende do assunto. Então, fale com um de nossos especialistas, agente um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.