logística5 min

Entenda a importância do modelo omnichannel no varejo de moda

Átila Froehlich 15 junho 2022

Considerado o futuro do segmento de vestuário, o omnichannel no varejo de moda já está na mira de marcas de todos os tamanhos no mundo inteiro. Contudo, apesar de ser fundamental para quem quer oferecer uma experiência 360º para os clientes e garantir a fidelização deles, esse modelo também traz alguns desafios de gestão que precisam ser encarados com seriedade. Neste artigo, vamos explorar melhor o conceito, as aplicações e os benefícios dessa prática!

Afinal, o que é omnichannel?

Mesmo não sendo um tema exatamente novo aqui no blog, é sempre importante retomar o conceito prático do omnichannel. Indo direto ao ponto, o omnichannel no varejo de moda é baseado em uma estratégia de uso simultâneo e integrado dos diferentes canais de comunicação e de vendas que uma marca tem disponíveis.

O objetivo é estreitar a relação entre online e offline, digital e físico, aprimorando a experiência do cliente independentemente da forma como ele decide entrar em contato. E na hora de implementar esse modelo de negócio, a unificação da comunicação, dos preços, das políticas de desconto e das formas de pagamento, por exemplo, costuma exigir bastante dedicação dos gestores.

Especialmente se considerarmos que o desafio já começa quando chega o momento de unificar a estratégia de logística. Até porque, nem sempre é fácil garantir que aquele cliente que deseja receber sua encomenda na porta de casa tenha uma experiência tão satisfatória e ágil quanto a dos consumidores que escolhem retirar suas compras no ponto de vendas mais próximo — principalmente se essas estratégias não forem conduzidas de forma unificada e com a dedicação adequada.

Ou seja: a marca precisa estar presente da compra à entrega!

Em outras palavras, isso significa que uma marca que seja implementar o omnichannel no varejo de moda precisa se empenhar para estar presente em todos os principais canais de comunicação com o cliente, nas plataformas de e-commerce e, claro, durante toda a jornada logística, da confirmação da compra até a entrega no destino final.

Assim, você oferece também a segurança de que o cliente pode contar com o seu negócio sempre que precisar, independentemente do canal que esteja utilizando e da etapa do processo em que esteja. Afinal, dentre as principais características de qualquer consumidor na era moderna, temos o imediatismo e a necessidade de proatividade. Desse modo, o cliente busca por alternativas práticas e que facilitem a sua vida.

Não esqueça que o cliente deve estar no centro de todas as suas estratégias para que a empresa possa identificar a conveniência que ele deseja. Ele quer fotografias de modelos com corpos diferentes mostrando a mesma roupa? Ele quer uma ferramenta para provar as roupas sem sair de casa? Ou quem sabe o lamento do cliente é de uma ordem mais prática e esteja relacionado com questões como prazos e opções de entrega?

Sua loja precisa saber, e a premissa de qualquer estratégia omnichannel no varejo de moda é justamente criar os meios para entender o consumidor. No e-commerce, pode-se saber como ele navegou no site e quanto tempo ficou nas páginas e usar essa informação para o envio de um e-mail com roupas que talvez ele se interesse em comprar. Em um pequeno negócio, essa ação é feita a partir do estabelecimento de uma chave de contato que vai ser a responsável por identificar o cliente – CPF, e-mail ou telefone, por exemplo.

Entenda os principais desafios do omnichannel no varejo de moda

A boa notícia é que o gestor que deseja implementar uma boa política omnichannel no varejo de moda não precisa, necessariamente, reinventar a roda. Apesar de complexo e desafiador, esse modelo de negócio já funciona em muitas operações e, por isso, é mais uma questão de filtrar as ações que realmente funcionam e devem ser priorizadas. Aqui, separamos algumas das principais, confira:

  • Integração dos canais de vendas

Como já falamos em outro artigo aqui no blog, a padronização é uma maneira de garantir a identidade de uma marca e reforçar o seu profissionalismo diante de um cliente. Além disso, o omnichannel pede pela integração de canais, o que é uma dificuldade ainda maior.

Isso significa que sua loja precisa garantir que, ao acessar qualquer tipo de plataforma em que a marca esteja inserida, o cliente perceba que se trata da mesma empresa, da mesma comunicação e do mesmo atendimento. Vale buscar softwares e soluções capazes de integrar todas essas áreas que tornam a administração e os processos mais práticos, com destaque especial para a logística e o estoque.

  • Alinhamento da orquestração logística

Alinhar os sistemas de logística, roteirização e Last Mile é outro procedimento que permite uma boa gestão do omnichannel. Caso um cliente queira fazer uma retirada no local de vendas mais próximo ou customizar o local e o horário de entrega nos grandes centros, por exemplo, é preciso que exista a alternativa!

Além do mais, é importante que a mesma variedade de opções de entrega — e de peças, claro — disponível nas plataformas digitais seja encontrada na loja física. Afinal, muitos consumidores têm a tendência de pesquisar uma roupa ou sapato na internet, mas preferem experimentar e concluir a compra no próprio estabelecimento. Também é ideal garantir que, seja qual for a opção de entrega escolhida, o cliente possa acessar o status do pedido em qualquer momento!

  • Implementação de soluções tecnológicas

Você também já sabe que o uso de sistemas inteligentes ajuda a manter a boa gestão do omnichannel no varejo de moda. E também é verdade que contratar esses serviços, treinar os funcionários e implementar essas ferramentas em cada área da empresa, muitas vezes, envolve um grande investimento, o que pode ser desafiador para as marcas que estão começando.

Por isso é tão importante escolher esse parceiro com cuidado, garantindo a escolha de um parceiro eficiente e equipado para atender aos desafios da sua operação, mantendo a integridade e a segurança dos sistemas de gestão, site e plataformas usadas no omnichannel!

Vá mais longe — e venda melhor — com um parceiro que entende de logística!

Se você chegou até aqui, já deve ter notado que quando a pauta é omnichannel, uma logística eficiente é, sem dúvidas, uma das bases mais fundamentais para o sucesso de qualquer varejo de moda. E conquistar um bom nível de produtividade nesse setor é um desafio que exige a adoção de estratégias inteligentes, como o uso de softwares de logística.

Aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística Last-Mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Com a nossa tecnologia, você consegue simplificar processos, reduzir o uso de mão de obra, garante mais segurança às informações, confere mais agilidade aos processos, deixando sua operação de vendas omnichannel mais transparente e no ponto certo para o sucesso. Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a otimizar a operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.