logística3 min

Logística para vendas omnichannel: uma solução poderosa para o negócio

Átila Froehlich 04 fevereiro 2022

Uma das principais tendências do varejo na atualidade, a estratégia de vendas omnichannel ganhou ainda mais fôlego nos últimos anos. Impulso que veio, em especial, como resultado das mudanças nos hábitos de consumo, em que os clientes passaram a dar preferência, cada vez mais, para uma experiência ágil, personalizada e qualificada. No artigo de hoje, a gente convida você a entender melhor os benefícios dessa solução!

Entenda o diferencial competitivo das vendas omnichannel

Para quem ainda não teve a oportunidade de se familiarizar com a prática do omnichannel, vale lembrar que esse conceito propõe uma unificação dos seus canais de vendas. A ideia é que seu cliente seja capaz de realizar uma compra ou solicitar atendimento por meio da plataforma que for mais conveniente para ele.

Loja física, loja virtual, redes sociais, site ou WhatsApp — tanto faz o ponto de acesso. Aqui, o importante é oferecer uma experiência de consumo 100% integrada, desde a identidade visual até a última etapa do pós-venda. Na percepção do cliente, deve prevalecer a sensação de que ele está falando com a mesma organização, tanto no online quanto offline.

Além disso, uma boa estratégia de vendas omnichannel deve ir muito além da comunicação. Questões como a política de descontos, preço, banco de dados compartilhados, recursos e atendimento também operam em unidade, tudo para garantir que a marca consiga entender bem o perfil desse cliente e personalizar a experiência dele em cada um dos pontos de contato.

É aqui que a logística entra em cena

Você já viu que, para tirar do papel um modelo de negócio baseado em vendas omnichannel, é necessário padronizar todas as políticas comerciais que a empresa pratica. Mas até mesmo quem já implementou esse modelo reconhece que a padronização da logística operacional ainda é o maior desafio envolvido no processo.

Isso porque a integração de todos os canais de venda da empresa de forma com que os fluxos de armazenamento, logística, distribuição, entrega, comercial e atendimento estejam constantemente alinhados exige um sério planejamento estratégico e uma boa gestão, além de investimentos em tecnologias.

E tudo isso por um bom motivo: nas vendas omnichannel, a cadeia de suprimentos deve ser centralizada para garantir agilidade e assertividade na distribuição das mercadorias. Por isso, a gestão de entregas deve ser eficiente, para que não haja atrasos no recebimento dos produtos pelo cliente que, em muitos casos, depende da previsibilidade na entrega.

E tenha em mente que essa estratégia também inclui novas possibilidades. Seus clientes, por exemplo, podem comprar um produto pela loja virtual e retirar na loja física. Ou comprar pelo site e fazer a troca ou devolvê-lo em loja física. Também existe a possibilidade de ele querer comprar um produto específico, buscá-lo na internet e descobrir uma loja física sua para efetuar a compra.

Ou seja: o modelo de vendas omnichannel lhe faz disponível em todos os lugares que seu cliente pode procurar, enquanto a logística integrada garante justamente que o produto que ele quer chegue quando deve chegar.

Mas lembre-se: tirar um projeto assim do papel exige a garantia de que a gestão das lojas físicas e virtuais esteja em conjunto. Assim, a cadeia de suprimentos deve ser centralizada para ter agilidade na distribuição.

Trabalhe com quem pode te levar mais longe

Já deu para perceber que, quando se fala em vendas omnichannel, uma logística eficiente é, sem dúvidas, um dos pilares para o sucesso de qualquer empreendimento, e conquistar um bom nível de produtividade nesse setor é um desafio que exige a adoção de estratégias inteligentes, como o uso de softwares de logística.

Com uma boa solução, você consegue simplificar processos, reduzir o uso de mão de obra, garante mais segurança às informações, confere mais agilidade aos processos, reduz custos operacionais, melhora a satisfação do cliente e diminui os erros nos procedimentos, deixando sua operação de vendas omnichannel mais transparente e no ponto certo para o sucesso.

Aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a otimizar a operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de vendas omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.