logística4 min

Como usar a logística para impactar a experiência do consumidor

Átila Froehlich 21 janeiro 2022

A logística tem um papel bastante coringa na experiência do consumidor e, justamente por isso, fazer a gestão desse serviço pode ser desafiador. Afinal, mesmo que você ofereça uma excelente plataforma de vendas, preços mais baixos e prazos mais curtos, uma entrega mal organizada ou atrasada pode fazer com que um cliente nunca mais procure o seu negócio

Ao mesmo tempo, ainda que sua plataforma de e-commerce não seja a melhor de todas e seus preços estejam mais elevados do que os da concorrência, oferecer uma boa experiência de entrega, com transparência, seriedade e praticidade no acompanhamento dos status é mais do que suficiente para garantir êxito na experiência do consumidor — inclusive fidelizando alguns deles.

Então haja jogo de cintura para fazer todo esse fluxo funcionar e ainda garantir que o nível do serviço prestado esteja alinhado com as expectativas do cliente, certo? A boa notícia é que fazer uma gestão de logística eficiente e transparente não precisa ser complicado e, ainda por cima, pode trazer uma série de benefícios para a sua operação!

Experiência do consumidor na logística: entenda a relação

É claro que nenhum e-commerce gosta de deixar o consumidor na mão. Mas nem sempre é fácil perceber que alguns aspectos do atendimento estão sendo negligenciados — e um bom exemplo disso é a falta de transparência na logística, que pode ser o sintoma de um problema muito mais grave na organização do seu fluxo de entregas.

Como falamos antes, mesmo que sua loja virtual esteja fazendo tudo certo, com as entregas chegando dentro do prazo e em excelentes condições, só isso não garante o sucesso na sua estratégia de experiência do consumidor. Aqui, oferecer também uma solução capaz de acompanhar cada uma das etapas do processo — e compartilhar esses dados com seus clientes — ainda possui um peso muito maior na hora de conquistá-los.

Cadê o pedido? Chega quando? Está com quem? Saiu que horas? Ter as respostas para estas angústias comuns é uma das expectativas que os clientes depositam na sua marca ao realizarem uma compra. Além disso, são informações que também ajudam a sua equipe de expedição com a gestão do negócio.

Ora, se cada etapa do fluxo de entregas funcionar de forma independente e sem transparência, seu consumidor certamente terá mais dificuldade para entender e acompanhar o processo de logística. E quem paga essa conta é você, que peca na satisfação do público-alvo e deixa de conquistar um potencial cliente fidelizado.

Aliás: você paga a conta duas vezes. Lembre-se de que esse tipo de informação não serve apenas para agradar o seu público — elas também são parte estratégia da gestão do seu e-commerce, ajudando na roteirização das entregas, na organização e precificação do frete e na organização do seu estoque. São dados vitais para quem quer garantir a sustentabilidade do negócio.

Tirando um projeto de logística inovador do papel

Para trabalhar a favor do negócio, a logística deve ser bem planejada, executada e controlada. No entanto, muitas pessoas ainda encaram todo o processo logística apenas como um serviço, quando, na verdade, ele pode e deve ser utilizado de forma estratégica para alavancar as vendas e melhorar ainda mais a personalização da experiência do usuário.

E o primeiro para colocar essa estratégia em prática é justamente organizar suas informações de logística de forma clara, com um fluxograma inteligente de todas as atividades do processo e de uma forma que você possa identificar os possíveis pontos de intervenção sempre que necessário.

Evidentemente, esta não é uma missão simples de se realizar apenas na forma manual, e é aqui que uma boa plataforma de logística entra em cena. Com o parceiro certo, seu e-commerce pode adotar o uso de uma solução moderna que, além de organizar esses dados, ainda simplifica a visualização dos seus processos em um só lugar, deixando toda a operação mais intuitiva e transparente.

Quando você tem tudo isso organizado e sob controle, fica muito mais fácil compartilhar o status dos pedidos com seus clientes e até mesmo implementar soluções mais avançadas, como rastreamento em tempo real, tecnologias de entrega last mile e até colocar todas essas informações para ajudar no seu fluxo de roteirização!

A solução de orquestração logística da Abbiamo, por exemplo, oferece um pacote completo de ações que ajudam você a trabalhar com cada vez mais eficiência na satisfação do consumidor. Aqui, seu e-commerce conta com tecnologia last mile centralizada, transparência na entrega, organização dos pedidos e todas as ferramentas que o seu e-commerce precisa para atender as demandas crescentes da clientela, conectando e unificando as suas operações e transformando a entrega em uma experiência memorável.

A regra é clara: cliente satisfeito compra mais e com mais frequência! Então venha com a Abbiamo, conheça nosso serviço e descubra como a sua logística pode entrar em cena para revolucionar a experiência de entrega do seu público!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.