logística4 min

Benefícios que um software de gerenciamento de logística pode oferecer

Átila Froehlich 29 dezembro 2021

Para quem vai começar a vender pela internet, contar com um bom software de gerenciamento de logística já é meio caminho andado para garantir o sucesso do empreendimento. Afinal, esse tipo de solução contribui para que você e toda a sua equipe de expedição, de vendas, de pós-vendas e de relacionamento com o cliente conquistem um bom nível de produtividade.

Mas a gente sabe que, na prática, nem sempre é fácil visualizar, de forma tangível, os benefícios que essa tecnologia pode oferecer. Sem esse conhecimento, é comum que o empreendedor acabe preferindo métodos mais manuais e vá deixando esse investimento para mais tarde. É o famoso "depois eu resolvo" que nunca chega!

Conheça 5 benefícios poderosos de um software de gerenciamento de logística

Pensando em ajudar você a dar este primeiro passo com mais segurança e confiança, fizemos uma seleção com as principais vantagens competitivas que essa solução pode oferecer! Então anote aí:

1- Centralização das informações

Um dos grandes benefícios que o negócio obtém ao investir em um software de gerenciamento de logística é a centralização das informações. Isso porque a tecnologia presente nessa solução utiliza os dados que a sua empresa colhe para criar uma base unificada, eliminando — ou, no mínimo, reduzindo drasticamente —, a utilização de planilhas e outros métodos de controle manual.

Isso sem contar, claro, que ter todas as informações pertinentes em um só lugar também gera rapidez no acesso aos dados, contribui para atualizações em tempo real dos processos e ajuda em uma tomada de decisão mais eficiente.

2- Otimização da sua mão de obra

Já falamos disso aqui no blog, mas vale ressaltar: um processo de logística engessado faz com que boa parte da força de trabalho da sua equipe seja deslocada para o acompanhamento das entregas. Tarefas como revisão de status, devoluções, comunicação com as transportadoras e pós-venda acabam ocupando um tempo precioso dos seus profissionais.

Contudo, quando um software de gerenciamento de logística entra em cena, essa mão de obra pode se dedicar ao planejamento de vendas, de promoções estratégicas e ao contato com novos clientes e fornecedores! Em outras palavras: investindo no que realmente importa!

3- Transparência na operação

Quando você está no controle de todas as etapas do processo de logística do seu e-commerce, também fica muito mais fácil prestar contas aos seus clientes e praticar a transparência nessa relação comercial. Assim, você pode manter o seu público tranquilo, ciente do andamento da entrega e ainda dá tempo para que ele se programe para o recebimento das encomendas.

Lembre-se de que o consumidor atual é cada vez mais exigente e criterioso em suas escolhas. Isso também significa que conquistar sua preferência e satisfazer suas necessidades é uma tarefa que exige muito trabalho e dedicação das empresas. Mais do que evitar as dores de cabeça, esse é o tipo de cuidado que fideliza e cria verdadeiros defensores da sua marca!

4- Mais segurança para suas informações

Aqui, outro detalhe importante: em tempos de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), investir em um software de gerenciamento de logística é uma excelente maneira de atribuir mais segurança para as informações geradas no setor.

Tenha em mente que, com o uso de boas soluções, seu e-commerce pode controlar o acesso às informações, impedindo que pessoas não autorizadas visualizem dados sensíveis, além de registrar todas as alterações e acessos realizados nos arquivos. O ambiente seguro e produtivo ideal para quem quer se desenvolver e se destacar no mercado.

5- Redução de custos operacionais

E para encerrar a lista, não poderíamos deixar de destacar também que, com o uso desse sistema, seu e-commerce consegue dar início à uma política de redução de custos operacionais. Já que você conta com uma visão privilegiada do fluxo de logística, identificar possíveis gargalos e pontos de desperdício se torna uma tarefa mais simples e até intuitiva.

Ah, isso sem falar é claro, que a redução de custos também ocorre pelo aumento da produtividade, visto que a automação que entra em cena elimina a necessidade de preenchimentos de planilhas ou mesmo envio de e-mails para informar status de veículos e posição de estoque.

Na hora de investir, prefira sempre a transparência!

Deu para perceber que empresa que investe em softwares de logística acaba podendo colocar em prática uma série de ações que contribuem para uma gestão mais assertiva do e-commerce e para a satisfação dos clientes, que desfrutam de um serviço mais eficiente, seguro e transparente.

E de transparência a gente entende! Aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de trabalho!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.