e-commerce3 min

Confira 4 dicas valiosas para começar a vender autopeças pela internet

Atila Froehlich 08 dezembro 2021

Hoje, até mesmo quem ainda não levou seus negócios e serviços para a internet já reconhece o potencial que essa plataforma oferece — e o setor de reposição automotiva não é exceção. Afinal, vender autopeças pela internet é uma forma eficiente de driblar as oscilações nas vendas físicas, de ampliar o alcance da loja e, claro, de manter o negócio competitivo.

Mas é importante destacar que, na hora de montar o seu e-commerce, cada etapa precisa ser pensada e organizada com muito cuidado e atenção, especialmente para quem nunca se aventurou no universo das vendas digitais. Isso porque o dono da loja deve tomar uma série de cuidados para dar conta da demanda e para evitar as dores de cabeça.

Mas, afinal, o que tem de tão desafiador em vender autopeças pela internet?

O desafio não é vender, mas vender com eficiência! Veja bem: no e-commerce brasileiro, o comércio de artigos para o segmento automotivo é um dos mais proeminentes do mercado e, por isso, já existem muitas empresas especializadas e consolidadas nesse nicho.

É só fazer as contas: tentar competir com essas marcas sem um bom planejamento estratégico — ou sem oferecer um baita diferencial competitivo — talvez não seja a melhor das ideias, certo? Só não esqueça que, em comparação com as grandes corporações, pequenos e médios negócios contam com uma vantagem bem importante, que é a possibilidade de se aproximarem muito mais do público final.

4 dicas para acertar em cheio na sua estratégia de e-commerce

Apesar de toda a competitividade, é verdade que existem algumas boas práticas que podem ajudar o empreendedor a sair na frente na hora de vender autopeças pela internet. E a boa notícia é que compilamos quatro dicas valiosas para descomplicar esse processo! Anote aí:

1- Atenção com o portfólio e o mix de produtos

O primeiro passo é olhar para dentro. Para começar, faça uma boa análise dos seus produtos e do seu estoque para montar um planejamento de vendas. Saiba quais produtos podem ser vendidos com preços promocionais, quais vendas podem ser parceladas e todos os detalhes pertinentes desse segmento. Vale ter um cuidado extra na elaboração do mix de produtos, já que um portfólio variado também ajuda a atrair mais clientes.

2- Seja criterioso na escolha de seus fornecedores

Lembre-se de que, quando falamos em e-commerce, o cenário ideal é trabalhar sempre com um fornecedor de autopeças que, além de oferecer um amplo portfólio, também possa abastecer o seu estoque com produtos de qualidade e com garantia de procedência! Fornecedores parceiros são grandes aliados de qualquer negócio, e é por isso que essa seleção deve ser criteriosa!

3- Opte pela plataforma de vendas ideal para o seu modelo de negócio

Aqui, o dono do negócio pode criar uma loja virtual vinculada ao próprio site, trabalhar com um grande marketplace e, se quiser, pode até mesmo vender pelas redes sociais. O segredo, na verdade, é pesquisar bastante, escolher uma alternativa compatível com o seu orçamento e explorar todas as funcionalidades à sua disposição! Tenha em mente que uma parte importante da experiência de compra se deve à plataforma.

4- Por fim, atenção redobrada com a logística de entrega

Quando falamos em e-commerce, não tem discussão: a logística é a cereja, o açúcar e a massa do bolo. É fundamental que a loja de autopeças defina o modelo logístico que vai se encarregar de fazer com que as suas peças e produtos cheguem até os compradores!

Além de delicado, esse processo geralmente é decisivo para determinar se aquele cliente vai voltar a comprar com você. Por isso, quanto mais confiável e seguro o sistema de entregas, melhor! Pontos extras, ainda, se essa plataforma de logística também lhe oferecer opções bem abrangentes de rastreamento e acompanhamento das encomendas!

Saiba como a Abbiamo pode ajudar a sua empresa hoje!

E de qualidade na logística a gente fala com propriedade. Afinal, a Abbiamo é uma plataforma de orquestração logística que ajuda sua empresa a melhorar o atendimento ao consumidor e fidelizá-lo através de uma experiência incrível de entregas, planejada na medida certa para ter a cara do seu negócio e oferecer mais rastreabilidade e confiabilidade em todas as etapas do processo.

Agende um teste e descubra como revolucionar o seu fluxo de entregas pode ser descomplicado! Ah, e se quer conhecer melhor todos os benefícios da Abbiamo, visite nosso site, fale com a nossa equipe e garanta um aliado poderoso para sair na frente da concorrência.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.