e-commerce2 min

E-commerce e experiência do cliente: a importância da digitalização no mercado de reposição automotiva

Aline Medrado 01 dezembro 2021

O reflexo da pandemia no Brasil pode ser visto na mudança de comportamento de consumo dos brasileiros. O resultado é o maior crescimento no consumo em comércios online dos últimos 20 anos, de acordo com o 42º relatório da Webshoppers. O impacto econômico a longo prazo é um fator determinante para a consolidação das compras online como o "novo normal".  Alguns ramos que antes tinham menor atuação no e-commerce, como mercados e farmácias, agora veem seu faturamento impulsionado pela modalidade.

O mercado de peças de reposição trilha o mesmo caminho  - de acordo com um  levantamento feito pela McKinsey, estima-se um crescimento anual em 6,7% até 2023. Os dados demonstram que o processo digitalização, antes uma alternativa, agora caminha para ser uma parcela cada vez mais significativa no faturamento desse setor. A transformação do modelo de vendas para os canais digitais é uma realidade que pode ser traduzida em números: entre 65% e 80% dos consumidores possuem maior interesse em interações remotas e compras digitais.

Na pesquisa realizada foi possível identificar consumidores com um novo padrão de comportamentos dos consumidores, que, de acordo com as suas preferências, direcionam o segmento de peças de reposição automotivas cada vez mais para o advento da digitalização

Economia nas despesas de viagens

Além da COVID-19, a demografia desempenha um papel importante na mudança de preferências do consumidor. A exposição a novas tecnologias mostrou que não existe mais a necessidade de locomoção para comprar um produto. Eles precisam de um meio mais rápido, e consequentemente, mais barato. Assim a entrega a domicílio deixa de ser uma conveniência, para se tornar uma necessidade.

Agendamento mais fácil

A facilidade de comprar qualquer produto a palma da sua mão, exige transações rápidas, fáceis e otimizadas, do tipo que apenas o e-commerce pode proporcionar. Dados divulgados no relatório anual da RevolutionParts, demonstram que houve um crescimento de 11% em 2020 para 45% em 2021, nas compras de produtos por aparelhos celulares móveis. Este é um índice da necessidade dos consumidores de um atendimento fácil e otimizado, sem perder a qualidade da experiência.

Melhor experiência na compra

90% dos consumidores B2B acreditam que o modelo digital é tão eficaz quanto o modelo tradicional no período pré-COVID, ainda segundo estudo da McKinsey. Eles sentem a mesma confiança e o suporte, porém com rapidez, agilidade e informações mais precisas claras sobre o produto. Além de obter controle sobre todo processo da compra, do pagamento à entrega, sem precisar sair de casa.

Conclusão

A experiência do cliente agora tem uma nova definição e dimensão, diante de um público cada vez mais exigente e com preferências específicas.  Somado à evolução e surgimento de novas tecnologias frequentemente, a atuação digital deve ser base para qualquer negócio de reposição de peças. Quanto mais cedo o mercado puder atender às novas necessidades dos consumidores, melhor para ambos.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.