last mile3 min

Tecnologia de logística last mile: entenda os pontos fortes desta ferramenta

Átila Froehlich 05 janeiro 2022

Com o varejo online crescendo de forma acelerada, a migração da experiência física para espaços digitais já é uma realidade na cadeia de suprimentos. E, naturalmente, toda essa transformação fez com que novos desafios surgissem no fluxo de entrega dos e-commerce, especialmente na fase que envolve a última etapa do processo, conhecida como logística last mile.

Isso porque, na logística do transporte de mercadorias, essa última milha (last mile) trata-se justamente daquela fase final do ciclo, em que o produto sai do centro de distribuição rumo ao destino final. Em outras palavras, a etapa crucial para determinação da qualidade do processo e, claro, para garantir a satisfação dos clientes.

Como a logística last mile impacta sua operação

Sabe aquele momento em que seus clientes recebem uma notificação — no smartphone, via e-mail, SMS ou mesmo WhatsApp — informando que o pedido saiu para entrega? Convenhamos que esse é, de longe, o espaço de maior ansiedade e expectativa de qualquer consumidor final. E esse é, também, o momento em que a logística last mile entra em cena.

Mas se engana quem pensa que esse momento é importante apenas para o consumidor. Para a empresa responsável pelo envio do produto, a janela de entrega da última etapa do processo é também um ponto estratégico: hora de se fazer presente, de repassar a maior quantidade possível de informação para o cliente e de trabalhar duro para satisfazer ainda mais esse comprador.

Até porque, temos de lembrar que o mercado já não é o mesmo de cinco ou dez anos atrás. Hoje, com níveis de serviços cada vez mais altos, clientes melhor informados e com a alta oferta de produtos de qualidade similares, a diferença realmente está nos detalhes.

Serviços como atendimento ao cliente, pós-venda, entrega e suporte tornaram-se primordiais para quem quer evitar que o consumidor volte os olhos para a concorrência — e a logística last mile engloba, justamente, uma solução de suporte para esses indicadores.

Traduzindo para o dia a dia do negócio

Se você nos acompanhou até aqui, provavelmente já entendeu que a logística last mile possui grande importância na hora de oferecer uma experiência incrível para os seus clientes. Mas, afinal, como traduzir essa tecnologia para o dia a dia da operação e tirar melhores resultados desta ação? A gente explica!

Primeiramente, é preciso entender que toda operação de logística gera uma série de informações que são importantes, em especial, para o remetente da carga. Movimentação do pacote, roteirização adotada pelos entregadores, tempo estimado de entrega e toda uma série de indicadores que são essenciais para que sua equipe saiba, sempre, onde está o produto do seu cliente.

Agora imagine se você pudesse compartilhar alguns desses dados, também, com o seu consumidor final? Se ele pudesse acompanhar, em tempo real, a movimentação da encomenda e personalizar os melhores horários e locais de entrega?

Parece difícil, mas basta que sua empresa conte com uma boa solução de orquestração logística para que todas essas facilidades saiam do papel! Com um software que organize esses dados de forma inteligente, você pode decidir quais informações quer dividir com a sua base, melhorando a transparência da operação e aliviando a carga de trabalho das suas equipes de pós-vendas.

Ou seja: você trabalha para aumentar as chances de fidelização, garante vantagem competitiva no mercado, melhora a experiência do usuário e ainda otimiza custos e investimentos no setor de expedição e entregas de forma mais focada no cliente. Não esqueça que tudo isso contribui para criar uma imagem positiva da sua empresa, desenvolvendo uma percepção de profissionalismo, segurança e autoridade.

E o melhor de tudo? Você nem precisa ir longe para encontrar esse aliado poderoso da sua operação. Aqui na Abbiamo, oferecemos uma solução intuitiva, inteligente e pensada na medida certa para garantir uma experiência de entregas ímpar para os seus clientes, tudo com tecnologia de ponta, customizável e de forma centralizada.

No nosso site, sua empresa pode até mesmo agendar um teste e experimentar, na prática, os benefícios de colocar a logística last mile para atuar de forma estratégica no seu fluxo de entregas! Conte com a gente, fale com a nossa equipe de especialistas e descubra como fidelizar clientes fica muito mais fácil quando sua operação é baseada em transparência e facilidade!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.