last mile2 min

Como a tecnologia transformou a entrega last mile e a visibilidade em tempo real

Aline Medrado 03 dezembro 2021

A transformação digital vem elevando constantemente os padrões para a experiência de consumo. Colocando em foco a entrega last mile, parte crucial na fidelização e satisfação do consumidor final. Eles demandam entregas rápidas, atendimento ágil e informações detalhadas e atualizadas sobre todo o processo. O rastreamento de todas as etapas da cadeia de transporte em tempo real, antes impossível, hoje é uma realidade e um requisito para atender a um público cada vez mais exigente.

As compras online continuam a crescer em ritmo vertiginoso no Brasil, e com isso os consumidores estão se inclinando para marcas que fornecem transparência e rapidez na entrega, alinhado a um processo que possa ser acompanhado da palma da sua mão. Abaixo listamos alguns benefícios que as soluções tecnológicas podem oferecer no que diz respeito a visibilidade, otimização e controle das suas operações last mile.

Rastreamento em tempo real

Os métodos manuais de rastreamento, como recibos manuscritos ou notas sem códigos de barras, são demorados e podem levar a erros humanos. As plataformas de rastreamento automatizam e tornam mais fácil o acesso a informações para os clientes, que podem ter a visibilidade completa da sua entrega, e para as marcas, com a possibilidade de localizar motoristas e monitorar as suas rotas, permitindo atingir maior eficiência operacional, uma operação logística robusta e o processo de entrega muito mais transparente. Além de prover meios de contato rápidos e ágeis para os clientes, por meio de chats ou ligações.

Roteirização otimizada

Uma rota otimizada e planejada de maneira inteligente auxilia na contingência de custos da operação, como combustível e quilômetros percorridos, e impacta incisivamente na percepção do consumidor final. Considerando a necessidade de várias paradas, tempo de entrega e fatores externos como possíveis congestionamentos, desvios ou clima, a marca consegue mapear a sequência de entrega e assim criar a rota ideal.

Flexibilidade

Cancelamento de pedidos e mudanças no local de entrega ou itens, podem ter um alto custo. A tecnologia pode facilitar o processo e tratar dessas eventualidades de forma rápida e otimizada, garantindo uma resposta rápida às modificações do pedido e permitindo que sejam atualizadas imediatamente. Assim, a marca consegue fazer o reencaminhamento da rota, emitindo alertas instantâneos com atualizações para motoristas e destinatários em tempo real. Além de atribuir entregas adicionais e diminuir o tempo ocioso. Para os clientes, a facilidade está em fazer alterações no local de entrega de acordo com sua conveniência.

Tempos e movimentos

A visibilidade para os motoristas nessa operação, embora pouco abordada quando o assunto é tecnologia nas operações last mile, tem papel fundamental para atingir a uma comunicação completa e clara. Através de aplicativos, os motoristas das frotas podem receber as rotas designadas e se ter acesso a informações sobre cada pedido e ponto de parada, prováveis contingências. Para as marcas, os dados analíticos permitem que cada motorista seja avaliado por sua performance.

A tecnologia trouxe agilidade e flexibilidade para o processo de last mile, transformando em uma experiência interativa e produtiva. A relação entre consumidor e marca se tornou mais próxima e pessoal. Não se trata apenas de rastrear uma entrega, e sim, conseguir identificar os pontos a serem melhorados e sanar possíveis falhas, buscando a fidelização e satisfação de quem consome.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.