logística5 min

Logística omnichannel e o desafio da padronização dos processos de entrega

09 fevereiro 2022

O desafio de padronizar os processos de entrega ainda é uma das grandes dores para as empresas que desejam implementar uma boa logística omnichannel. Afinal, como garantir o equilíbrio no fulfillment da operação quando o negócio se faz presente em tantos canais diferentes?

Especialmente se levarmos em consideração o intenso crescimento das vendas online e a evidente mudança nos hábitos de consumo do público. Agora, o consumidor tem cada vez menos paciência para longos e burocráticos fluxos de entrega que, geralmente, mantém o cliente às margens da operação.

É por isso que, neste artigo, vamos visitar algumas ideias e conceitos inteligentes que vão ajudar a sua empresa a tirar essa ideia do papel! Vem com a gente 📦

O que é omnichannel: entenda o poder da logística nessa estratégia!

Já falamos sobre omnichannel e suas vantagens aqui no blog, mas vale destacar que essa é uma estratégia de uso simultâneo e integrado dos diferentes canais de comunicação e de vendas do seu negócio. O objetivo é estreitar a relação entre online e offline, digital e físico, aprimorando a experiência do cliente.

E na hora de implementar esse modelo de negócio, a unificação da comunicação, dos preços, das políticas de desconto e das formas de pagamento, por exemplo, costuma ser bem simples e rápida. O desafio começa, contudo, quando chega o momento de unificar a estratégia de logística.

Como garantir que aquele cliente que deseja receber sua encomenda na porta de casa possa ter uma experiência tão satisfatória — e rápida — quanto a dos consumidores que escolhem retirar suas compras no ponto de vendas mais próximo? E, tão importante quanto: como garantir que todos esses fluxos diferentes não estabeleçam o caos completo no setor de expedição? A gente explica!

A tecnologia é o principal aliado da sua gestão de entregas

Apesar de parecer um bicho de sete cabeças, a ideia de colocar todo esse processo de logística omnichannel em prática não só é possível, como já é uma realidade no varejo brasileiro. Para se ter uma ideia, durante a Black Friday de 2020, uma pesquisa da Linx Digital apontou um aumento de quase 70% no número de pedidos omnichannel.

E se apenas este dado não fosse surpreendente, a pesquisa ainda indicou um crescimento de 142% na quantidade de pedidos enviados a partir da loja física mais próxima do cliente, fato que mostra uma predileção do consumidor por mais opções de entrega e, claro, por alternativas cada vez mais cômodas de coleta.

Ora, mas como as empresas estão se organizando para viabilizar esse tipo de logística omnichannel com sucesso? A resposta é simples: com o suporte da tecnologia! Em face de uma estratégia de vendas tão 360 quanto a do modelo omnichannel, processos manuais e burocráticos realmente não encontram mais espaço entre os que querem vender com eficiência.

Seu software de orquestração se encarrega de tudo!

É por isso que a implementação de softwares de orquestração logística ganha força neste cenário, automatizando boa parte dos processos e viabilizando uma gestão mais eficiente. Com essa tecnologia, você pode sincronizar a sua operação de logística diretamente com o controle do estoque e com o fluxo de roteirização de entregas.

Isso significa que, quando um cliente compra de você, independentemente do canal, essa solução permite que ele personalize a melhor forma de receber a encomenda. Tudo isso enquanto o software se encarrega de organizar essas informações e incluí-las no seu fluxo de entregas em tempo real.

Ele quer retirar no ponto de coleta? Sua equipe recebe uma notificação e só precisa preparar o produto enquanto aguarda a chegada do cliente. E se ele preferir receber em casa, seu fluxo é automaticamente ajustado para incluir o pacote na roteirização, permitindo que ele receba seu produto em tempo hábil.

Clientes mais satisfeitos, operação mais otimizada

Mais do que garantir a satisfação do consumidor, uma boa solução de orquestração logística também contribui para um fluxo mais otimizado na sua empresa. Aqui, separamos uma lista de vantagens que a logística omnichannel oferece quando implementada corretamente no dia a dia do varejo, olha só:

  • Você elimina tarefas desnecessárias

Você já deve ter percebido quanto tempo seus vendedores precisam investir para dar informações sobre o paradeiro de entregas. Acontece que uma solução eficiente de orquestração logística pode eliminar essa necessidade, já que ela possibilita um controle mais preciso da frota, com acompanhamento em tempo real da carga diretamente para o cliente final.

  • Sua empresa reduz custos

A partir do momento em que os recursos são utilizados de forma inteligente, é possível perceber uma redução dos custos. Dessa maneira, se tem um impacto positivo direto nas finanças da companhia e, também, na sua competitividade perante o mercado.

  • Processos podem ser otimizados

Com a tecnologia de um bom software de logística, é possível automatizar tarefas repetitivas e delegá-las a sistemas específicos. Quando os processos são padronizados, fica mais fácil inserir esses recursos, combinando-os com as tarefas que necessitam de intervenção dos colaboradores.

  • Seu last mile fica mais eficiente

A logística de última milha (last mile) representa mais da metade dos custos logísticos totais. Levar pacotes de casa em casa é caro e complexo – a ponto de nem sempre ser possível repassar toda essa despesa para o preço ou o frete. Com uma estratégia omnichannel, otimizar esse processo, permitindo que muitos clientes não dependam diretamente de você para receber suas encomendas.

Conte com a Abbiamo para colocar a sua logística omnichannel em prática

Você já viu como a tecnologia e uma logística inteligente podem contribuir para vencer esses desafios, posicionando sua estratégia de vendas omnichannel como uma referência no seu segmento. E aqui na Abbiamo, assumimos o compromisso de oferecer uma solução completa e equipada com todos os recursos necessários para que a sua operação omnichannel seja um sucesso.

Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Last mile eficiente, roteirização inteligente e controle total de toda a sua frota ficam mais intuitivos e simplificados com o suporte de quem entende do assunto. Então, fale com um de nossos especialistas, agente um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.