e-commerce4 min

Roteirização de entregas: mais transparência para a experiência dos seus clientes

22 dezembro 2021

Para quem trabalha com e-commerce, a roteirização de entregas não é exatamente um assunto novo. Com a ajuda de um software — ou mesmo de forma manual — os pedidos são organizados de uma forma que os entregadores programem as melhores rotas no melhor tempo possível, reduzindo custos e dando mais agilidade e eficiência para a operação logística. Pelo menos na teoria.

Só que eficiência e redução de custos são apenas a ponta do iceberg quando se fala em roteirização de entregas. Para além desses fatores, uma boa orquestração logística também funciona como uma forma de ampliar a transparência da sua operação, aproximando ainda mais o cliente da sua marca e abrindo caminho para uma estratégia de vendas mais sustentável.

O que uma solução de roteirização de entregas tem a ver com transparência?

Antes de mais nada, precisamos entender que a roteirização de entregas é uma questão relacionada, principalmente, ao controle da operação. É um procedimento importante na previsão de transporte e distribuição das viagens, principalmente quando há uma complexidade de rotas e múltiplas entregas.

Tudo isso para que as suas equipes das áreas comercial, logística e de atendimento ao cliente possam visualizar e ter controle de todas as etapas da entrega, contando com informações precisas e atualizadas. Em resumo, uma ferramenta para que sua empresa consiga saber, o tempo o todo, onde está a carga do cliente e qual rota ela vai percorrer até ser entregue.

Mas aqui, é preciso ficar atento com uma diferença sutil: ferramentas são diferentes de soluções. Uma ferramenta de roteirização ajuda você a estabelecer as rotas mais rápidas e com o melhor custo-benefício para um lote de entregas. Ou seja: um processo automatizado com o objetivo de otimizar a operação.

Por outro lado, uma solução de roteirização de entregas abre caminho para uma abordagem diferente, fazendo tudo que a ferramenta faz e oferecendo o mesmo nível de automação e inteligência, mas sem tirar a sua autonomia da equação, já que você pode customizar a base de dados com novas informações.

Quer dizer que, mais do que agilidade, essa solução também considera uma série de variáveis que podem afetar a operação de logística, como janelas de entrega, peso e cubagem da carga, jornada dos motoristas, tempo de atendimento, quantidade de entregas e restrições de tráfego por regiões de atendimento — dados que podem ser atualizados e ajustados em tempo real.

Sua empresa e seus clientes no controle da entrega

Com uma solução inteligente, você consegue transformar a roteirização de entregas do seu e-commerce em um fluxo mutável e customizado, que pode funcionar de forma responsiva de acordo com as preferências e necessidades tanto da sua empresa quanto dos seus clientes. Isso, por si só, já traz pelo menos quatro grandes benefícios para o fluxo de trabalho, olha só:

  • Mais flexibilidade nos roteiros

Ao invés de deixar o seu entregar refém de uma rota fixa e inflexível, é possível alimentar o software com novos dados em tempo real, inclusive com as preferências dos seus consumidores, sem congestionar o roteiro de entregas ou refazer todo o fluxo.

  • Autonomia para o e-commerce e para os clientes

E se dermos um passo além disso, seu negócio ainda conta com a possibilidade de ampliar esse serviço, permitindo que não só você, mas também seus clientes, façam alterações de acordo com a disponibilidade e comodidade de cada um. Em outras palavras: mais do que acompanhar cada etapa do processo logístico, ele também pode fazer intervenções no fluxo.

  • Mais certeza na hora da fidelização

Aqui, falamos de transparência em um nível completamente diferente, em que todos os agentes envolvidos no processo de entrega podem contribuir de forma ativa para melhorar a experiência do consumidor final, ampliando a satisfação do cliente, melhorando a percepção que ele tem da sua marca e fidelizando já na primeira conversão.

  • Assertividade na estratégia de vendas

Ora, nem precisamos dizer que um cliente satisfeito compra mais, procura sua marca com mais frequência e ainda ajuda a divulgar o negócio por conta própria, especialmente quando ele sabe que pode ajustar qualquer inconveniente no processo de entrega sem grandes dificuldades — o tipo de vantagem competitiva que só contribui para a sua estratégia de vendas!

Roteirização de verdade: a maior aliada da satisfação de seus clientes

É claro que, com uma boa solução de roteirização de entregas, sua empresa consegue otimizar a jornada e reduzir custos. Mas lembre-se de que, em qualquer operação de logística, há sempre um limite para o quanto se pode enxugar o custo sem comprometer a sustentabilidade econômica do negócio.

Contudo, nessa mesma lógica, não existe um teto para o quanto um consumidor satisfeito e fidelizado pode dar em retorno por uma operação transparente, bem planejada e que atenda as angústias desse cliente com eficiência e dedicação. É por isso que aqui, na Abbiamo, acreditamos que uma roteirização inteligente é a maior aliada da satisfação de quem compra de você.

Com a plataforma de orquestração logística da Abbiamo, você conta com uma verdadeira solução em todos os sentidos, pensada para ter a cara do seu negócio, fornecer transparência em todas as etapas do fluxo de entrega e garantir uma clientela satisfeita e fidelizada! Fale com a gente, conheça a nossa tecnologia e conte conosco para desenvolver uma experiência de entregas incrível!

ESCRITO POR
Aurélio de Pádua

Apaixonado por tecnologia e logística, Aurélio é co-fundador e co-ceo da Abbiamo, pesquisou sobre otimização/roteirização e já visitou operações logísticas em 15 países e mais de 300 Centros de Distribuição durante sua jornada profissional.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.