logística4 min

Vantagem competitiva: os benefícios de uma roteirização de entregas eficiente

Átila Froehlich 18 fevereiro 2022

Não é segredo que as empresas de logística e os e-commerce que enviam muitos itens devem sempre se preocupar em trabalhar com uma roteirização de entregas eficiente. Afinal, mesmo que eles gerenciem adequadamente seus armazéns — e operações de coleta e embalagem —, é fundamental que as mercadorias cheguem nas mãos dos clientes de maneira rápida e econômica.

Do contrário, corre-se o risco de perder negócios com clientes e diminuir as margens de lucro, afetando todo o resultado financeiro da operação. Lembre-se de que a maior parte dos custos da cadeia de suprimentos geralmente está na entrega da última milha, e uma das melhores maneiras de mitigar esses riscos é, justamente, investir em uma roteirização de entregas inteligente!

Mas, na prática, o que é uma roteirização de entregas otimizada?

A roteirização de entregas otimizada é uma técnica de planejamento de roteiros que usa softwares de orquestração logística e inteligência artificial para determinar os percursos mais eficientes que a sua frota de entregadores pode tomar.

Isso inclui adicionar múltiplos waypoints ao cálculo, tanto para fornecer aos motoristas um roteiro funcional quanto para aprimorar questões como tempo e consumo de combustível, garantindo a eficiência da entrega.

Nesse contexto, nem é preciso dizer que um bom software roteirização de entregas deve incorporar vários fatores ao planejador de rotas, uma lista que vai muito além da distância mais curta entre dois locais.

A solução deve levar em conta indicadores como disponibilidade e horários dos motoristas, paradas, expectativa dos clientes, prazos de entrega, horas disponíveis do motorista, capacidade do veículo (volume e peso) e questões regulatórias, como quantas horas um motorista pode passar na estrada em um só dia.

Daí a importância de automatizar os processos manuais com o suporte de um software desse tipo, que pode facilmente redimensionar e recalcular operações. Com essas soluções, o programa pode se ajustar rapidamente para acomodar mais waypoints ou, por exemplo, uma troca de motorista, se alguém estiver doente ou precisar de certificações específicas para concluir uma entrega.

Entenda os benefícios de adotar essa tecnologia para o dia a dia do negócio

Pensando em simplificar a visualização das vantagens competitivas que uma boa roteirização de entregas pode oferecer para a operação, preparamos uma lista com algumas dores comuns de quem precisa gerenciar todo o fluxo de expedição. Olha só:

  • Você reduz custos com combustível

Um software de orquestração logística pode ajudar sua empresa a reduzir o custo de combustível, que, juntamente com os salários dos motoristas, representa quase 60% do custo operacional total por quilômetro. Isso porque, ao encontrar a rota mais eficiente, é possível evitar paradas prolongadas por conta do tráfego, evitar elevações desnecessárias e, assim, melhorar o rendimento da viagem.

  • Sua empresa pode aumentar a receita por motorista

Ao otimizar as rotas de entrega, a programação do motorista pode ser controlada com mais rigor com base na rota planejada e nas horas previstas. Reduzir os custos de combustível e mão de obra significa aumentar as receitas por motorista, o que é bom para todos os envolvidos.

  • Seu gerenciamento de frota melhora

Com a tecnologia de otimização de rotas, os gerentes de frota podem garantir que o número adequado de motoristas seja acionado, contabilizando os números de entrega que não excedam as regulamentações governamentais sobre quanto tempo os motoristas podem ficar ao volante. Seus motoristas — e seu departamento jurídico — agradecem!

  • O setor de expedição fica mais eficiente

Ao utilizar um software de planejamento de rotas ao invés do processo manual, o gerente pode se concentrar em outras questões de gestão, como economia de custos e atendimento ao cliente, em vez de gastar tempo analisando e refazendo cronogramas, especialmente quando algo muda.

  • A condução dos veículos fica mais segura

Se você tiver um plano de roteirização de entregas com antecedência, o motorista pode se concentrar na estrada sem precisar tomar decisões sobre a próxima parada ou qual rota usar para o destino. Assim, ele trabalha com mais segurança e evita situações de risco envolvendo sua equipe!

  • Você pode monitorar as rotas em tempo real

Com uma boa roteirização de entregas, a gestão de frotas pode monitorar a frota em tempo real, respondendo às dúvidas dos clientes e gerenciando operações e motoristas. O gerente de logística pode ter certeza de que os motoristas não estão ultrapassando os limites de velocidade ou fazendo pausas inadequadas, seguindo o GPS em tempo real e os mapas que exibem as rotas.

  • Seus clientes ficam mais satisfeitos

Com maiores taxas de entregas dentro do prazo, os clientes ficam mais satisfeitos e aumentam a fidelidade à empresa. Aqui, sua equipe ainda pode compartilhar atualizações em tempo real com os clientes quando eles tiverem uma dúvida ou quando houver um atraso, reforçando o comprometimento do negócio com a transparência na operação.

Roteirização inteligente é com a gente!

Agora que você já conhece alguns dos benefícios de uma roteirização otimizada, vale destacar que existem, sim, várias maneiras de desenvolver uma rota inteligente. Entre elas, o uso de software de roteamento certamente fornecerá muito mais eficiência no planejamento e permitirá que os gerentes de frota alterem facilmente o plano para incluir novos fatores.

Na Abbiamo, a missão é sempre entregar a melhor versão dessa experiência de entregas, e a gente sabe que isso exige uma plataforma inteligente, prática e que permita o acompanhamento de todas as etapas de entrega, garantindo uma melhor experiência de compra para seus clientes com soluções de ponta.

Aqui, tecnologias como a logística Last Mile, a roteirização inteligente, a customização da entrega e a transparência no atendimento são muito mais do que simples ferramentas: elas são planejadas, desde a concepção até a implementação, para garantir que nossos parceiros contem com verdadeiras e poderosas soluções de logística! Vem com a gente!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.