Especialmente quando falamos de compras online, é fato que os hábitos de consumo mudaram bastante nos últimos anos. Os consumidores de hoje esperam entregas baratas – ou, melhor ainda, gratuitas – e rápidas. E quem quer viabilizar uma entrega rápida, eficiente e de baixo custo precisa saber o que é Last Mile e a importância dessa tecnologia para o varejo digital.
Entendendo o que é Last Mile
Você que trabalha com gestão logística sabe que, para se manterem competitivas, as empresas precisam encontrar uma maneira de melhorar a eficiência dos processos e cortar custos para subsidiar a operação. E uma grande parte disso se resume ao processo de entrega Last Mile.
No dia a dia de qualquer operação de varejo digital, a última milha (Last Mile) refere-se justamente ao último elo do processo de entrega, quando um pacote é movido de um centro de distribuição para seu destino final - que, geralmente, é uma residência pessoal, uma loja ou uma prestadora de serviços.
Este é o passo mais crítico no processo de entrega e, ao mesmo tempo, aquele que as empresas querem garantir que seja o mais rápido e eficiente possível. Em linhas gerais, a ideia é criar um serviço que possa corresponder ao crescente anseio dos consumidores por remessas mais rápidas, especialmente nos setores de comércio eletrônico, alimentos e varejo.
As principais etapas envolvidas no conceito de logística Last Mile
Entender, com profundidade, o que é Last Mile e os desdobramentos dele no e-commerce envolve a compreensão de que esta é também a etapa mais cara da jornada que as mercadorias fazem para chegar ao seu destino final. Na prática, o funcionamento de todo o processo pode ser dividido nas cinco etapas:
1- Todos os pedidos passam por uma plataforma centralizada
O primeiro passo envolvido em uma logística Last Mile é o registro do pedido em um banco de dados unificado. Esta é a etapa em que as solicitações são monitoradas tanto pelo remetente quanto pelo destinatário final, que provavelmente acompanha o status de sua entrega por meio de um número de rastreamento.
2- Encomendas chegam ao centro de transporte e aguardam a entrega ao destinatário
É aqui que o processo de entrega de última milha realmente começa — as empresas precisam garantir que o pedido chegue do centro de distribuição o mais rápido possível, tudo isso com transparência e objetividade para que o consumidor esteja 100% ciente do andamento do processo.
3- Os pedidos são distribuídos para as equipes de entrega
Com base nas rotas e endereços dos destinatários, seus entregadores recebem as encomendas. É aqui que uma boa roteirização também deve entrar em cena, considerando a classificação e a designação estratégica das encomendas. É uma etapa essencial para quem quer trabalhar com uma solução de logística Last Mile otimizada e econômica.
4- As remessas são escaneadas antes de serem carregados nos veículos de entrega
É a etapa que atualiza o status do pedido para o remetente e para o destinatário final — e a fase em que ele pode começar a fazer o rastreamento da remessa, acompanhando cada etapa até que o produto esteja na porta do seu estabelecimento.
5- As encomendas chegam com sucesso aos destinatários
Nesta fase, a encomenda chegou ao seu destino final. O pessoal de entrega atualiza as informações de rastreamento de acordo para verificar e confirmar que a entrega foi concluída. Geralmente é o momento em que se gera o comprovante de entrega.
Deu para perceber que o processo é bem simples parecido com qualquer outro fluxo de logística, certo? O grande diferencial, contudo, está no fato de que cada uma das etapas pode ser acompanhada em tempo real por seus clientes, que enxergam nessa transparência um atestado de responsabilidade e compromisso por parte da empresa que vende.
Mas se tudo isso é tão simples, qual o grande desafio do Last Mile?
Já estabelecemos que um processo de entrega Last Mile eficiente é essencial para manter seus clientes satisfeitos, certo? Mas, nesse contexto, existe um paradoxo: embora os clientes queiram um envio rápido, eficiente e transparente, essa também é, tradicionalmente, a parte mais cara e demorada do processo de envio!
Para se ter uma ideia, o envio de última milha pode representar mais de 50% dos custos totais de uma entrega. Número que pode ser ainda maior se a cadeia de suprimentos sofrer com desfalques em outras etapas. Daí a importância de ter uma solução que otimize todo esse processo ao máximo e seja capaz de reduzir custos desnecessários que, assim, podem subsidiar o custo do Last Mile!
É aqui que a gente entra em cena!
A otimização da entrega Last Mile pode resultar em economias significativas para empresas e varejistas de comércio eletrônico, especialmente porque o número de remessas, na maioria dos setores, continua a disparar. Assim, ter uma solução eficaz de gerenciamento de frota e orquestração logística é, sem dúvidas, um ponto de partida sólido.
É o caso da Abbiamo, que te entrega uma plataforma de orquestração Last Mile projetada para ajudá-lo a aperfeiçoar essa etapa tão importante. Sua empresa conta com um software que é um verdadeiro "kit de ferramentas completo", entregando recursos como planejamento e roteirização de ponta a ponta, expedição, rastreamento em tempo real, comunicação com a base e análise.
Em outras palavras, a tecnologia faz o trabalho pesado para você, para que suas equipes possam se concentrar cada vez mais na satisfação dos clientes. Olha só o que podemos fazer por você:
Quando você usa a plataforma da Abbiamo, seus clientes podem não apenas rastrear seu pedido, mas também atualizar e customizar informações de entrega em tempo real e receber notificações por SMS, e-mail e WhatsApp, tudo com a sua cara e com a possibilidade de fazer parte de um ciclo de feedback em tempo real!
Com o nosso apoio, você vai ver o que é Last Mile na prática e descobrir que criar um fluxo de entregas incrível não precisa ser difícil! Fale com a gente, agende um teste e conte conosco para revolucionar a sua operação!