last mile3 min

Você sabe o papel da tecnologia Last Mile na orquestração logística?

Átila Froehlich 16 março 2022

É fato que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Além disso, a pandemia causou mudanças significativas nos hábitos de consumo das pessoas e, para atender as expectativas desses clientes, apostar em entregas mais inteligentes e bem estruturadas é um caminho lógico. E é justamente a tecnologia Last Mile que viabiliza esse novo cenário!

Isso porque, para tirar o conceito de entrega inteligente do papel, é nítida a necessidade de se investir em soluções e softwares de orquestração logística que organizem e otimizem a operação, fornecendo todos os dados e insumos necessários para que essa última milha da entrega seja o mais eficiente — e inteligente — possível!

Afinal, a entrega já não é mais sobre encontrar o método mais barato, e sim aquele capaz de proporcionar a melhor experiência de delivery e viabilizar a eficácia na gestão de expectativa dos clientes. Tudo isso, claro, ao mesmo tempo que permite um fluxo de entregas com mais sustentabilidade, velocidade, qualidade e com o melhor custo-benefício.

Entenda como a tecnologia Last Mile melhora a experiência do cliente

Não tem segredo: implementar soluções inteligentes para potencializar a gestão das entregas Last Mile ajuda a agilizar os processos de entrega e melhora a performance e os prazos oferecidos. E isso cria um poderoso impacto positivo na experiência dos consumidores.

E um dos reflexos mais marcantes dessa mudança no setor logístico é o fato de que as modalidades de entrega expressa estão ganhando ainda mais atenção por parte dos gestores que já entenderam que o padrão de consumo das pessoas mudou, sendo necessário otimizar o nível de serviço oferecido. É quando a tecnologia Last Mile entra em cena.

Daí em diante, é só fazer as contas. Quando se deparam com um serviço que os coloca em primeiro lugar, os clientes passam a dar preferência para o modelo oferecido. Em outras palavras, investir em tecnologia Last Mile focada no cliente acaba sendo uma excelente ferramenta de fidelização.

E os benefícios também são internos

Obviamente, a satisfação dos clientes é uma preocupação constante para qualquer empresa. Mas, ao mesmo tempo, também é preciso garantir a sustentabilidade financeira do negócio, certo? Nesse ponto, muitos gestores de logística ainda cometem o erro de entender que a empresa deve priorizar apenas um desses indicadores, quando, na verdade, a orquestração logística caminha nas duas direções.

Veja bem: um bom orquestrador logístico integra varejistas, transportadoras, parceiros e fornecedores, tudo em um só lugar. Como consequência, você ganha mais controle da operação, otimiza processos, melhora o tempo e a força de trabalho e, assim, consegue contar com recursos para reduzir o custo da última milha.

Além disso, é possível criar alertas pré-programados que informam o status de entrega a todos envolvidos no processo. Essa função beneficia os custos logísticos da empresa, sobretudo desonerando a área de atendimento ao cliente, com a redução de reclamações e o aumento da satisfação dos consumidores.

Seu planejamento fica simplificado

Além de melhorar a gestão da empresa e impactar positivamente na experiência de entrega dos seus consumidores, a tecnologia Last Mile também te ajuda em aspectos operacionais, especialmente no que diz respeito ao controle das frotas e a roteirização do delivery.

Isso porque questões como planejamento e inovação são esperadas nas melhores operações logísticas, e isso só é possível graças a ferramentas que conseguem desenhar e orquestrar as rotas mais rápidas e econômicas.

Como? Com o uso de soluções capazes de fazer agrupamentos de produtos de acordo com critérios estabelecidos por meio de tecnologias de inteligência logística. Além disso, vale destacar que essas ferramentas também auxiliam no gerenciamento do transporte de cargas, diminuindo o número de ocorrências e melhor visualização caso ocorra alguma adversidade durante o transporte, colaborando diretamente para a redução de custos logísticos na última milha.

Tecnologia Last Mile na prática é com a Abbiamo

Com o orquestrador logístico da Abbiamo, sua empresa ganha uma solução poderosa para otimizar as entregas de última milha, garantindo uma experiência personalizada para seus clientes. Aqui, assumimos a missão de possibilitar uma jornada de entrega à altura da expectativa dos consumidores e focada, também, na sustentabilidade do negócio!

Desenvolvido por um time de especialistas qualificado, o software de orquestração logística da Abbiamo reúne em um só lugar os dados e insumos que a sua operação precisa para disparar na frente da concorrência quando o assunto é tecnologia Last Mile, roteirização de entregas, rastreamento em tempo real e gestão da expectativa dos clientes.

Fale com a gente, agende um teste prático na sua plataforma e descubra como podemos ajudar a transformar a realidade da sua operação de forma descomplicada. Vem com a gente 🚀

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.