e-commerce4 min

4 benefícios da automação logística para e-commerce de autopeças

Átila Froehlich 25 fevereiro 2022

Quem é dono de oficina ou retífica e compra peças de reposição pela internet tem cada vez mais opções de fornecedores. E para garantir que eles escolham a sua loja, é importante oferecer diferenciais competitivos de peso — e investir em uma boa logística para e-commerce de autopeças é uma dessas iniciativas! É por isso que, neste artigo, você vai conferir os benefícios desse investimento!

Entenda como uma boa entrega te ajuda a vender mais!

Não é segredo que, nos últimos anos, os processos logísticos ganharam muito mais atenção de quem compra e de quem vende. Naturalmente, isso desencadeou um efeito dominó que colocou muitas empresas na corrida por boas ideias e maneiras de otimizar seus custos operacionais, sempre em busca do destaque no mercado.‍

Afinal, no segmento de autopeças, o preço nem sempre é o principal critério de escolha: questões como agilidade, previsibilidade e confiabilidade na entrega pesam muito mais nessa decisão de compra, e é por isso que investir em logística para e-commerce de autopeças deixou de ser uma questão prática para se tornar uma ação estratégica.

Se a sua orquestração logística funciona, oferece transparência nos processos e mantém seus clientes informados sobre cada etapa do fluxo de entregas, ele certamente não vai se importar de pagar um pouco mais caro pelo seu produto. Ou seja: você vende mais, em maiores quantidades e com mais eficiência!

Vantagens práticas da automação logística para e-commerce de autopeças

Quando pensamos em logística para e-commerce de autopeças, estamos falando em manter, por um lado, as linhas das montadoras funcionando e, por outro, atender com rapidez as concessionárias e oficinas especializadas. Um bom software de orquestração logística te ajuda com essas tarefas, claro, mas também oferece uma série de benefícios para o dia a dia de quem vende pela internet, olha só:

1 - Redução de custos

Quem trabalha com logística sabe que esse é um dos processos que concentra a maior parte dos gastos das empresas. Exatamente por isso, toda economia possível neste setor é sempre bem recebida.

Ora, a redução de custos é justamente uma das principais vantagens do investimento em automação logística para e-commerce de autopeças. Com mais agilidade nos processos automáticos, é possível reduzir desperdícios, diminuir retrabalhos e aumentar a produtividade das equipes.

2- Centralização de informações e processos

Quando sua empresa começa a trabalhar com uma boa tecnologia de orquestração logística, você ganha uma solução que centraliza a operação e permite que os responsáveis pelo departamento de expedição tenham uma visão ampla de todo o processo. Além disso, possibilita o acesso rápido a dados e informações importantes para o trabalho.

São questões que contribuem para a busca de informações de forma mais ágil e segura, fazendo com que a tomada de decisões seja mais assertiva, e assim, contribua para a gestão geral do processo logístico.

3- Redução de gargalos e retrabalhos

Automatizar processos é uma solução para eliminar ou, na pior das hipóteses, reduzir os erros dentro do fluxo de trabalho. Com um software de logística, fica mais fácil definir parâmetros de controle de qualidade, possibilitando a realização de reparos rápidos.

Além disso, você pode fazer mudanças no fluxo de entregas, assegurando a comodidade dos clientes e evitando o retrabalho do seu entregador. Ganha o cliente, que não fica frustrado com o tradicional "destinatário ausente", ganha sua empresa, que evita o desperdício de viagens improdutivas!

4- Otimização do tempo

Com a automação logística para e-commerce de autopeças, você e suas equipes ganham tempo. Com isso, é possível ter uma visão ampla do negócio, agilizando o acompanhamento e identificação de gargalos e falhas no processo. O resultado é um tempo maior para que os gestores e colaboradores foquem em outras estratégias, como prospecção de novos clientes e análise de resultados.

Além de melhorar os resultados, essa organização pode levar a empresa para outro patamar, podendo produzir mais em menos tempo e com mais qualidade, dando aos gestores do e-commerce a possibilidade de realizar análises estratégicas sobre suas despesas com logística.

Transforme a sua experiência de entregas com a Abbiamo

Você já deve ter percebido que investir em logística para e-commerce de autopeças traz inúmeras melhorias para as empresas, permitindo que sua marca continue oferecendo bons serviços e produtos e garantindo a satisfação do cliente.

É por isso que, aqui na Abbiamo, você conta com um software de orquestração logística poderoso, planejado em todas as etapas para garantir que seu produto chegue sem contratempos até o cliente final, tudo com transparência, agilidade, eficiência e previsibilidade!

Fale com um de nossos especialistas e conheça melhor a nossa solução! Você vai ver que, aqui, sua empresa encontra um parceiro especializado em logística Last Mile, roteirização inteligente, rastreamento em tempo real e controle operacional, tudo que sua loja de autopeças precisa para se destacar no mercado e garantir a satisfação absoluta dos seus clientes!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.