logística4 min

Entenda como a logística pode ajudar a melhorar as vendas no e-commerce

Átila Froehlich 24 dezembro 2021

A eficiência no processo de logística desempenha um grande papel para quem quer melhorar as vendas no e-commerce — em especial quando falamos do comércio de peças de reposição para o setor automotivo, nicho em que a confiabilidade e os prazos são tão importantes.

Neste artigo, você vai ver que, em resumo, tudo depende de uma boa logística: o controle certo do estoque, o planejamento de vendas, o armazenamento de produtos e até o relacionamento com os fornecedores. São itens fundamentais para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, consequentemente, a evolução da loja. Vem com a gente:

A importância de uma logística eficiente na loja de autopeças

Se você atua com a venda de autopeças pela internet, provavelmente já sabe o quão delicada é essa operação — e por uma série de motivos. Primeiramente, peças de reposição automotiva de qualidade custam caro, então você vai sempre evitar exagerar no pedido (lembre-se de que estoque parado é sinônimo de prejuízo).

Ao mesmo tempo, pecar pela falta de peças no estoque também não é legal. Afinal, sabemos bem que a reparação automotiva é um serviço que, na maioria dos casos, não pode esperar. Em outras palavras, se a sua loja de autopeças não tem o item que ele precisa, o dono da oficina ou da retífica não vai pensar duas vezes antes de procurar o seu concorrente.

O mesmo é válido se você tiver as peças que ele quer e, mesmo assim, não conseguir entregar em tempo hábil. Veja bem: só até aqui, já vimos três obstáculos importantes no caminho de uma empresa que quer melhorar as vendas no e-commerce. Três desafios que podem facilmente ser contornados por uma boa estratégia de logística. E a gente explica como!

4 benefícios que uma plataforma de logística eficiente pode oferecer

Para mostrar como uma boa estratégia de logística pode, sim, desafogar o fluxo de trabalho do seu negócio e melhorar as vendas no e-commerce, elencamos quatro frentes que são diretamente impactadas por uma plataforma eficiente. Confira:

1- Planejamento de vendas e operações

Já parou para pensar quanta força de trabalho sua equipe desloca para o acompanhamento das entregas? Revisão de status, devoluções, comunicação com as transportadoras e pós-venda acabam ocupando um tempo precioso de profissionais que, quando contam com uma boa plataforma de logística, podem se dedicar ao planejamento de vendas, de promoções estratégicas e ao contato com novos clientes e fornecedores!

2- Gestão de estoque

Uma boa ferramenta para controle e acompanhamento de entregas também permite que você faça avaliações retrospectivas do seu fluxo de vendas, o que facilita um levantamento de dados sobre regiões e clientes estratégicos. É o tipo de conhecimento que ajuda você evitar aqueles erros que mencionamos lá no começo do artigo, como acabar comprando peças em excesso, por exemplo.

3- Redução de custos

No longo prazo, contar com um bom suporte logístico também ajuda você a reduzir aqueles custos recorrentes com a contratação de transportadoras diferentes, pouco conhecidas ou pouco cuidadosas com as encomendas. Afinal, esse é o principal motivo de acionamentos de garantia, devoluções e reclamações dos clientes. Colocando tudo isso na ponta do lápis, você ganha um respiro no caixa que pode ser aplicado em ações mais estratégicas no futuro.

4- Relacionamento com os clientes

Por fim, não poderíamos encerrar sem lembrar que uma boa plataforma de logística também impacta, e muito, na percepção que os clientes têm do seu negócio. Afinal, no Brasil, [mais de 60% dos e-commerce têm como principal problema o atraso nas entregas](https://www.baguete.com.br/noticias/24/07/2015/e-commerce-atraso-e-principal-problema#:~:text=Uma%20pesquisa%20da%20ABComm%20(Associa%C3%A7%C3%A3o,problema%20o%20atraso%20nas%20entregas.&text=%E2%80%9CO%20pre%C3%A7o%20pago%20pela%20falta,economia%2C%20incluindo%20o%20com%C3%A9rcio%20eletr%C3%B4nico.), situação que faz com que muitos clientes acabem pulando para seus concorrentes. Com uma estratégia de logística de alto nível, você pode remar contra a maré e conquistar essa clientela toda por meio da facilidade no recebimento e com o cumprimento de prazos!

Para melhorar as vendas no e-commerce, conte com a Abbiamo!

E é claro que não falaríamos tanto dos benefícios de uma plataforma de logística de ponta sem oferecer, também, uma ferramenta dessas para otimizar ainda mais o dia a dia da sua loja de autopeças, né? E nem precisa ir longe: aqui na Abbiamo, mais do que uma solução em logística inteligente, você encontra um aliado poderoso para potencializar o seu negócio e melhorar as vendas no e-commerce!

Com uma plataforma de orquestração logística pensada na medida da sua necessidade, ajudamos a sua empresa com atendimento ao consumidor final, focando na fidelização por meio de uma experiência incrível de entregas, com rastreio em tempo real, transparência e tecnologia last mile, conectando e unificando as suas operações em um só ambiente!

Fale com o nosso time de especialistas, descubra os benefícios da Abbiamo e conte conosco para tirar do papel a sua estratégia definitiva de entregas!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.