logística4 min

4 benefícios de criar um bom fluxo de entregas para lojas de autopeças

26 janeiro 2022

Quem atua no mercado de reposição automotiva conhece bem a importância estratégica das entregas para lojas de autopeças — especialmente quando pensamos em vendas via e-commerce. Afinal, muitas das oficinas e retíficas que compram de você trabalham com uma margem bem estreita de estoque, fazendo com que a previsibilidade de uma boa logística seja indispensável.

Mas é preciso ter em mente que este é um mercado extremamente competitivo, em que não faltam players de peso na concorrência, prontos para arrematar, na primeira oportunidade, aquele cliente que você tanto cultivou.

E não se engane: se você não conseguir atender a demanda desse consumidor, ele não vai pensar muito antes de trocar você por outro fornecedor. Lembre-se de que ele também tem um compromisso com seus próprios clientes e, entre manter a fidelidade ao seu e-commerce ou garantir a execução do serviço no tempo combinado, ele sempre vai optar pela segunda alternativa.

Mas um bom planejamento de entregas para lojas de autopeças pode mudar o cenário!

Sabe aquele ditado que diz que quando o mel é bom a abelha sempre volta? O mesmo se aplica com a experiência de entregas para lojas de autopeças: se o seu e-commerce oferecer um fluxo de logística transparente, otimizado e que realmente mantenha o cliente atualizado e satisfeito, as chances de fidelizá-lo só aumentam.

Mais do que isso: esse tipo de facilidade também faz com que o seu público tenha uma boa percepção da marca, aumentando o valor agregado e criando até uma janela para que você pratique preços mais competitivos — e esse é só um dos motivos do porquê estabelecer esse "manual de boas práticas" de logística é tão importante.

Ah, e se você ainda não está convencido, confira a lista que preparamos com outros importantes benefícios desse movimento:

1- Você pode oferecer rastreamento em tempo real

Ao adotar o uso de um bom software para gerenciar o seu fluxo de entregas para lojas de autopeças, você pode ganhar acesso aos dados de transporte, atualizações de status e tempo estimado de entrega dos seus produtos — tudo em tempo real e em um só lugar. Assim, você simplifica o trabalho das suas equipes de expedição e oferece, diretamente ao consumidor, uma solução inteligente para que ele mesmo possa acompanhar o fluxo.

2- Customização da experiência

Nem todo mundo sabe, mas o mercado de logística já conta com tecnologias que permitem que o e-commerce personalize a entrega para o usuário, seja por meio da exposição da marca durante todo o fluxo de notificações e mudanças de status, seja através da customização de locais e horários de entrega durante o processo. Assim, seus clientes podem escolher os melhores horários e pontos de coleta de acordo com suas rotinas, reduzindo as margens de retrabalho e evitando o tão temido "destinatário ausente".

3- Controle de fluxos

Talvez um dos benefícios mais relevantes quando se fala em entregas para lojas de autopeças, o controle operacional que uma solução de logística oferece também é digno de nota. Com todas as informações sobre pedidos, prazos, rotas e volume de estoque em um só lugar, sua loja de autopeças também ganha um poderoso aliado na própria gestão do negócio, melhorando a assertividade na tomada de decisões e identificando potenciais gargalos operacionais antes mesmo que eles se manifestem.

4- Previsibilidade de entregas

Por fim, não poderíamos deixar de destacar que estabelecer um bom fluxo de entregas para lojas de autopeças também permite que você trabalhe com mais previsibilidade na sua logística. Não esqueça que, nesse segmento, as oficinas e retíficas que compram de você geralmente possuem prazos apertados e estão sempre lidando com clientes ansiosos. Aqui, a previsibilidade não é apenas importante, mas um verdadeiro diferencial competitivo que ajuda a fidelizar a clientela!

Parece um bom plano? Então conte com a Abbiamo para tirá-lo do papel

Aqui na Abbiamo, a missão é sempre ajudar você a entregar, para seus clientes, a melhor versão possível de uma experiência de entregas incrível. Justamente por isso, sabemos bem que isso exige uma plataforma inteligente, prática e que permita o acompanhamento de todas as etapas de entrega, garantindo um fluxo de compras otimizado para seus clientes com soluções de ponta.

Com a nossa plataforma de orquestração, conceitos como logística last mile, roteirização inteligente, customização da entrega e transparência no atendimento são muito mais do que simples ferramentas: elas são planejadas, desde a concepção até a implementação, para garantir que seu negócio conte com uma poderosa solução de logística!

Visite nosso site, fale com um especialista para agendar um teste piloto e descubra como a implementação de um bom planejamento logístico não precisa ser complicada! Vem com a gente 🚀

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.