last mile4 min

Benefícios de implementar um Last Mile padronizado na sua operação logística

Átila Froehlich 09 março 2022

Você que é gestor de logística ou atua na área de expedição e lida com processos de entrega o dia todo provavelmente já conhece o Last Mile. O conceito, que envolve a última milha — ou última etapa — da cadeia de entregas, está no centro das discussões quando falamos em inovações para o setor, especialmente no que diz respeito ao Last Mile padronizado. Vem entender melhor com a gente!

Last Mile: o que é e o quanto isso impacta em sua operação?

Antes de qualquer coisa, vale recapitular o que é Last Mile. Na prática, o termo define a última etapa do transporte de um produto do centro de distribuição até seu destino final, e marca a transição final da posse de um item. É quando o produto sai das mãos da sua empresa e é entregue nas mãos de quem o comprou.

É neste momento que grande parte dos consumidores é capaz de diferenciar as empresas que realmente prestam um bom serviço, que valorizam uma entrega bem feita e dentro do prazo. Por isso, é natural que os negócios que queiram construir uma boa reputação invistam em um Last Mile eficiente.

Só que a situação muda de figura quando chega a hora de expandir essas boas práticas de última milha para outras redes, filiais ou franquias. É quando se faz necessária a implementação de um last mile padronizado, tanto para garantir a uniformidade dos processos de entrega quanto para evitar problemas com a gestão da expectativa da sua marca.

Benefícios de ter um Last Mile padronizado

Em qualquer operação, o foco da padronização é melhorar a execução de processos e aprimorá-los, eliminando desperdícios, tarefas desnecessárias e outros gargalos que possam comprometer a eficiência do negócio. Com um Last Mile padronizado, a ideia não é diferente.

Aqui, você usa a tecnologia — e um bom orquestrador logístico, claro — para criar um fluxo otimizado nas suas entregas, melhorando a roteirização, a gestão da frota, o rastreamento em tempo real dos pedidos e a transparência dos processos. Em outras palavras, sua empresa garante a satisfação dos consumidores por meio de uma experiência incrível de logística.

Sem contar que um Last Mile padronizado também contribui para a sustentabilidade da operação no longo prazo, trazendo uma série de poderosas vantagens competitivas. Aqui, separamos algumas delas, olha só:

1- Você elimina tarefas desnecessárias

Um dos principais benefícios de implementar um orquestrador logístico na sua operação é que, no processo, seus fluxos de logística são revistos e padronizados, identificando etapas que são desnecessárias ou que podem ser feitas de forma automática. Isso também dá mais controle para quem cuida da gestão, já que fica muito mais fácil identificar problemas ou gargalos!

2- A gestão da sua frota fica mais eficiente

Quem é gerente de logística sabe que organizar a frota e programar as entregas já é, por si só, uma tarefa pesada e cheia de responsabilidade, que fica ainda mais complicada quando cada unidade ou filial opera com um ritmo ou processos próprios. Com a padronização, você pode focar sua atenção onde realmente importa, com a certeza de que todas as etapas da cadeia de suprimentos estão em ordem.

3- Processos mais rápidos

Com a tecnologia do Last Mile padronizado, é possível automatizar tarefas repetitivas e delegá-las a equipamentos e sistemas específicos, como um software de orquestração logística, por exemplo. Quando os processos são padronizados, fica mais fácil inserir esses recursos, combinando-os com as tarefas que necessitam de intervenção humana e agilizando a operação.

4- Sua comunicação com os motoristas melhora

Cancelamento de pedidos e mudanças no local de entrega são eventos normais, mas que podem ter um alto custo operacional. Com um Last Mile padronizado, fazer o rearranjo de rotas e de demandas para motoristas fica mais fácil e seguro. Assim, seu relacionamento com os entregadores também melhora, evitando dores de cabeça para você e para eles.

5- Resolução de problemas também fica otimizada

A tecnologia envolvida em um bom orquestrador logístico facilita a resolução de problemas. Você consegue lidar com eventualidades de forma rápida e otimizada, garantindo uma resposta rápida às modificações do pedido e permitindo que sejam atualizadas imediatamente, sem gerar atraso para o cliente ou retrabalho para a frota de entrega.

Padronização do Last Mile na prática é com a Abbiamo

Depois de entender o que é a padronização de processos no setor logístico e conferir os seus benefícios, é seguro dizer que esse é um tipo de tecnologia que nasceu especificamente para atender a demanda crescente por redução de custos e processos de entrega mais eficientes e robustos. Uma solução feita por quem entende de logística para quem entende de logística.

É com essa premissa que, aqui na Abbiamo, nosso time de especialistas desenvolveu uma solução de orquestração logística planejada em todas as etapas para simplificar e dar mais segurança na tomada de decisão de quem vive a complexidade da logística no dia a dia.

Com a gente, você conta com tecnologias de Last Mile padronizado, rastreamento de veículos e entregas em tempo real, roteirização inteligente e dinâmica, personalização de rotas e entregas, controle da operação e da frota de veículos e mais uma série de vantagens oferecidas na medida certa para garantir o diferencial competitivo que sua empresa precisa.

Fale conosco, conheça melhor a Abbiamo e agende um teste prático na sua operação: a gente assume o compromisso de te mostrar, em poucos dias, como uma logística incrível não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.