last mile4 min

5 estratégias para otimizar a entrega Last Mile da sua frota

Átila Froehlich 16 fevereiro 2022

Quem trabalha com orquestração logística sabe bem que a entrega Last Mile costuma representar a etapa mais desafiadora de todo o processo de entrega. Afinal, é justamente a fase do fluxo que envolve o gerenciamento de centenas — ou milhares — de entregas.

Além disso, também é o momento em que muitas empresas precisam lidar com um paradoxo complexo: alinhar as expectativas dos clientes por um envio rápido e barato enquanto se executa um dos elos mais caros na cadeia de custos com transporte. Haja jogo de cintura para fazer dar certo, não é mesmo?

Confira 5 ações inteligentes para capacitar sua entrega Last Mile

Em outro post aqui no blog, explicamos que fazer uma boa gestão de entrega Last Mile não precisa ser um bicho de sete cabeças — e que a tecnologia para ajudar o seu negócio nessa empreitada já existe! Com base nisso, neste artigo, fizemos uma seleção de cinco boas estratégias para otimizar o Last Mile da sua frota e garantir excelentes resultados! Vem com a gente 🚀

1- Aposte sempre na tecnologia para otimizar processos

Quer garantir que a entrega de encomendas ocorra dentro do horário previsto e com o menor número possível de problemas? Pois a tecnologia é a aliada que sua empresa precisa. Com um bom software de orquestração, todo o seu planejamento fica mais robusto, já que você passa a contar com um banco de dados muito mais completo de processos, estimativas e boas práticas.

Sem contar que você passa a operar com ferramentas como as push notifications e SMS, que ajudam a estabelecer uma ligação em tempo real entre os clientes e o pessoal de entrega. Além disso, a utilização da navegação baseada no GPS permite que o pessoal de entrega se mantenha na rota certa para alcançar o destino.

2- Amplie os seus pontos de distribuição

É verdade que uma estratégia de logística centralizada tem seus benefícios para quem faz a gestão. O problema é que, quando pensamos na otimização da frota, concentrar todos os seus pedidos em um só lugar pode ser um problema: se as encomendas forem distribuídas a partir de uma única infraestrutura, ficarão mais próximas de alguns clientes finais, mas longe de outros.

Ou seja: sua expedição fica mais cara, os tempos de entrega podem ficar mais longos e coordenar as rotas de transporte fica mais difícil. É aqui que a ampliação dos seus pontos de distribuição pode ajudar. Com múltiplas instalações de distribuição em locais estratégicos, você consegue alocar as encomendas nas instalações que estiverem mais próximas do cliente final. Quem sabe não é a oportunidade ideal para criar uma Dark Store?

3- Otimize a roteirização da sua frota

Quando o assunto é a entrega Last Mile, não é segredo que rotas indiretas provocam atrasos significativos e despesas adicionais com combustível e inatividade. Mas quem quer ir na contramão disso também precisa oferecer uma roteirização inteligente e dinâmica ao invés de deixar os motoristas "presos" em rotas que não funcionam.

Aqui, um bom software de orquestração logística te ajuda a acompanhar, em tempo real, as escalas dos motoristas, o número de entregas, o tempo total disponível para efetuar cada uma delas e diversas outras informações úteis para a elaboração de rotas otimizadas.

4- Utilize os dados em prol da sua estratégia

Os dados guardados de entregas anteriores, como as horas a que os clientes preferem receber as mercadorias ou as rotas com menos tráfego, podem ser cruciais para a empresa que quer identificar oportunidades de melhorar a entrega Last Mile.

Ao analisar a informação sobre as distribuições anteriores, rotas ou localizações dos clientes, até mesmo o processo de roteirização acontece com mais facilidade, permitindo inclusive que você customize o fluxo com base nas preferências dos seus clientes.

5- Escolha um parceiro logístico de confiança

Já deu para perceber que com o aumento no grau de exigência dos clientes, o conceito de entrega Last Mile ocupa um papel de cada vez mais protagonismo na estratégia das empresas, fazendo com que o gerenciamento da frota seja cada vez preciso para garantir uma experiência excelente em termos de serviço ao cliente e manter a eficiência operacional.

Nesse contexto, nada melhor do que contar com um parceiro capaz de oferecer todas as ferramentas e soluções que sua empresa precisa para atingir a excelência no Last Mile. É por isso que a Abbiamo oferece um software de gerenciamento de logística que ajuda seu negócio a focar no que realmente importa: a satisfação do consumidor!

Para além de um simples fornecedor, a Abbiamo entra em cena como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística Last Mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de trabalho!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.