e-commerce4 min

Entenda como o modelo de negócio Dark Store pode potencializar suas vendas

Átila Froehlich 02 fevereiro 2022

Criar um fluxo de entregas com qualidade e que atenda às expectativas do público é um dos grandes desafios na rotina dos gestores de logística. Com o consumidor cada vez mais exigente, é natural que o varejo se reinvente de tempos em tempos, e uma das mais recentes manobras de inovação nesse setor nasceu com o conceito de Dark Store! Vem com a gente entender melhor esse modelo de negócio!

O que é uma Dark Store e como ela contribui para o seu negócio?

Uma alternativa aos centros de distribuição convencionais, a Dark Store é, em linhas gerais, uma forma de aproximar os clientes do seu estoque — mas vamos por partes. Quando alguém compra de você em outra cidade ou estado, existem algumas etapas do processo logístico que simplesmente não podem ser dribladas, certo?

A encomenda terá de ser coletada pelo transportador e encaminhada para um centro de distribuição próximo do endereço final para, só então, sair para entrega. Não tem nada de errado com isso, claro, mas essa compartimentalização do processo é certamente uma pedra no sapato de quem quer colocar de pé um modelo de entregas rápidas, com encomendas chegando em até 24 horas, por exemplo.

É aqui que a Dark Store surge como uma alternativa prática e inteligente para eliminar todas essas etapas da equação. Na prática, esse modelo prevê a criação de um espaço exclusivo para armazenamento, separação e envio dos produtos que você comercializa.

Só que, diferentemente dos centros de distribuição tradicionais com grandes espaços e localizados em zonas remotas, a Dark Store oferece um tamanho mais compacto e fica estrategicamente situada em grandes centros urbanos.

Em outras palavras, é como se sua empresa abrisse uma filial, mas que fica de portas fechadas para o público — daí o termo “dark store”, de loja escura ou loja fantasma. E é esse espaço que vai se encarregar de operar com um mini centro de distribuição para o seu negócio, reduzindo muito a jornada logística e potencializando suas vendas com uma entrega rápida e simplificada.

E como isso te ajuda a vender mais?

Como você viu, a localização estratégica da Dark Store em grandes centros urbanos oferece uma experiência de compra aprimorada. E isso faz toda a diferença para o seu público, que passa a contar com a possibilidade de receber — ou até mesmo coletar — suas encomendas no mesmo dia da compra.

Isso significa que se você casar o modelo de negócios da Dark Store com uma boa estratégia de entregas e uma solução de orquestração logística eficiente, é possível ir além da expectativa do cliente, ganhando sua fidelidade por meio da comodidade, da agilidade, da segurança e, claro, da desburocratização do processo de entregas. E as vantagens não param por aí, olha só:

  • Sua empresa consegue reduzir custos

Com a implementação de uma Dark Store, é possível mitigar muitos dos custos de transporte. E é claro que, além dessa contrapartida financeira, a marca também ajuda na redução dos impactos ambientais e emissões de carbono associadas a entregas complexas.

  • Seu last mile fica mais potente

Com um centro de distribuição para chamar de seu, a Dark Store te ajuda a eliminar a maioria dos problemas já conhecidos relativos ao last mile. Afinal, seus clientes estão logo ali, e todo o processo de previsibilidade, agendamento de entregas e roteirização fica bem mais descomplicado.

  • Você pode ampliar a área de cobertura

A Dark Store facilita o atendimento em regiões com alto volume de pedidos. Com as estratégias certas e o auxílio de um bom software de logística para coordenar o espetáculo, esse modelo de negócios consegue dar conta de um volume de pedidos muito superior ao que uma loja física ou e-commerce normalmente conseguiria.

  • A experiência dos clientes agradece

Por fim, reforçamos a tecla que já batemos lá em cima: com um bom gerenciamento, a Dark Store pode gerar lealdade à marca com muito menos esforço, maximizando lucros e minimizando o abandono de carrinhos justamente por conta dos prazos de entrega curtos e das facilidades envolvidas.

A gente te mostra como fazer!

Já deu para perceber que, no mundo da logística, o convencional e o básico podem até funcionar, mas já não encantam mais. Seus clientes querem diferenciais reais e poderosos em suas experiências de compra e, nesse contexto, investir na Dark Store é uma alternativa inteligente para sair na frente e garantir aquele impulso nessa nova era.

E de logística a gente fala com propriedade! Aqui na Abbiamo, a missão é sempre ajudar você a entregar, para seus clientes, a melhor versão possível de uma experiência de entregas incrível. Naturalmente, isso exige uma plataforma inteligente, prática e que permita o acompanhamento de todas as etapas de entrega, garantindo um fluxo de compras otimizado para seus clientes com soluções de ponta, prontas para implementação na sua estratégia de Dark Store!

Fale com a gente, troque uma ideia com nosso time de especialistas e descubra como a nossa plataforma de orquestração vai muito além de uma simples ferramenta! Vamos em frente, juntos 🚀

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.