logística3 min

4 tendências de logística no e-commerce pra ficar de olho em 2022

Átila Froehlich 07 janeiro 2022

Para quem é dono do próprio negócio e precisa sempre pensar à frente, não há dúvidas de que o planejamento estratégico de 2022 já deve começar agora. E com tantas mudanças, realidades, hábitos de consumo e novas tendências de logística que entraram em cena nestes conturbados 2020 e 2021, planejar o ano novo no e-commerce com cuidado nunca foi tão importante.

Novos cenários, novas necessidades

A experiência do usuário tem ganhado cada vez mais força em projetos das mais variadas naturezas, especialmente agora que, por conta do longo período de distanciamento e isolamento social imposto pela pandemia, o e-commerce ganhou uma nova leva de adeptos no mundo inteiro.

Nesse contexto, nada mais natural do que ver as tecnologias evoluindo para atender ao novo perfil de consumidor: mais exigente, mais preocupado com a transparência dos processos e, principalmente, mais ligado do que nunca na importância de uma boa logística no processo de compra.

Confira 4 tendências de logística que devem dominar a pauta daqui em diante

Pensando em ajudar você e sua empresa no planejamento estratégico para 2022, fizemos uma seleção cuidadosa de tecnologias e temas que prometem ser tendências de logística daqui em diante. Então anote aí e veja como elas podem contribuir para a sua tomada de decisão:

  • Logística last-mile

É no Last-Mile que o seu e-commerce pode mostrar a qualidade do serviço e como valoriza uma entrega bem feita e transparente dentro do prazo estipulado. Essa também é a fase em que os consumidores mais se preocupam e encontram-se ansiosos para a chegada da compra desejada. É aquele momento em que a encomenda sai do centro de distribuição para ser entregue ao cliente final.

Por isso essa última etapa é tão importante, pois ela é decisiva para a experiência do cliente com a empresa, onde ele avaliará o tempo da entrega e as condições em que a encomenda chegou às suas mãos, o que garante sua recorrência de compra e fidelização. Muitas soluções de logística estão investindo em aprimorar essa experiência ao máximo e, por isso, vale a pena ficar de olho nessa tecnologia.

  • Entrega customizada

Não só o mercado mudou, mas o consumidor mudou. As exigências, o nível de conhecimento e as tecnologias presentes na jornada de entrega contribuem para essa nova demanda de clientes buscando uma experiência completa de compra.

Aqui, a entrega customizada promete crescer em popularidade e demanda, com clientes querendo, cada vez mais, o poder de interceder no fluxo de logística, indicando os melhores locais e horários de entrega para suas rotinas.

  • Live Tracking

O live tracking de entregas, que consiste em um monitoramento em tempo real das cargas que saem para entrega ao cliente final, colabora com uma série de fatores na estratégia de logística da sua empresa. Uma delas, inclusive, diz respeito ao atendimento ao consumidor, já que muitos contatos que os setores de atendimento recebem são de clientes que buscam entender o andamento do status de entrega de suas mercadorias.

O live tracking é uma tecnologia que nasce justamente para automatizar essa tarefa, enviando informações sobre os pedidos via SMS, e-mails etc. sem que os consumidores precisem fazer esse contato, o que elimina a sobrecarga da equipe, possibilitando que os colaboradores foque apenas nas situações que requerem uma intervenção pessoal.

  • Roteirização inteligente

Apesar de ser possível fazer sua rota de entrega até mesmo pelo Google Maps, há muitos fatores que você precisa considerar para uma roteirização efetiva, que gere redução de custos e um aumento da produtividade em suas operações. Nesse cenário, a roteirização de entregas surge como uma solução inteligente, que calcula as melhores rotas para suas entregas.

Só que, para além disso, existe uma faceta da roteirização de entregas — uma das principais tendências de logística para 2022 — que mostra que você pode explorar esse serviço em benefício da transparência da operação de logística, permitindo que seus clientes forneçam informações sobre os melhores horários e locais de entrega, abrindo espaço para que você e sua empresa ofereçam uma experiência de entrega ainda mais customizada e com a cara da sua marca.

O melhor da tecnologia na palma da sua mão

Se você chegou até aqui, viu que o futuro promete grandes mudanças e transformações quando o assunto são as tendências de logística no mercado de entregas. E, nesse contexto, nada melhor do que contar uma solução que mantenha a sua empresa sempre atualizada e por dentro do que há de melhor em tecnologia para entregas, certo?

É por isso que a Abbiamo se empenha em oferecer uma solução de logística completa e que, além das quatro tendências que apontamos neste artigo, garanta muito mais transparência e customização para o fluxo de entrega do seu e-commerce.

Venha conhecer a plataforma de orquestração logística de Abbiamo e descubra como conquistar a satisfação dos seus clientes e otimizar a sua operação não precisa ser difícil! Fale conosco, agende um teste e descubra uma nova forma de fazer logística descomplicada!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.