e-commerce5 min

Saiba o que é a orquestração logística no e-commerce e como implementá-la

Átila Froehlich 04 março 2022

Prazos de entrega confusos, atrasos, falta de visibilidade do processo, entregas perdidas, políticas complicadas de devolução. No varejo online, os desafios no fluxo de entrega são velhos conhecidos tanto de quem vende quanto de quem compra, e é nesse contexto que a orquestração logística no e-commerce entra em cena para transformar o cenário — e ajudar nas vendas!

Isso porque nunca foi tão importante que os responsáveis pela gestão logística tivessem uma visão 360º do negócio, acompanhando cada etapa do processo e atuando com base em planejamentos e estratégias focadas não só na redução de custos, mas na satisfação dos clientes e na busca pela sustentabilidade da operação. E, neste artigo, a gente explica um pouco melhor o que a orquestração tem a ver com tudo isso. Vem com a gente 🚀

Entenda o papel da orquestração logística no e-commerce

A importância da logística está em fornecer as bases para o planejamento estratégico de um e-commerce. Esse fator representa um grande diferencial para os negócios que querem se manter competitivos e garantir o destaque frente à concorrência.

Só que, para muito além da aplicação operacional, a logística vem se tornando uma ferramenta importante dentro do varejo digital, já que também atua na satisfação do consumidor, na gestão de expectativa de clientes, na otimização de rotas e processos e na redução de custos operacionais.

Em outras palavras, ela passou a exigir ainda mais atenção e dedicação dos gestores de vendas e de expedição, aumentando a demanda por uma forma de centralizar todo esse conhecimento e todos esses dados de uma forma mais estratégica e funcional: daí o nascimento do conceito de orquestração logística no e-commerce.

Toda a operação em um só lugar

Aqui, orquestração é uma palavra carregada de significado. A ideia se constrói em torno de um "mastro" capaz de reger e guiar todos os procedimentos necessários para que o produto comprado pelo consumidor saia do estoque da loja e vá até o ponto de entrega dentro do prazo estipulado.

E é aqui que fica o pulo do gato, pois para além de garantir a entrega, é preciso que todo esse processo ocorra com transparência, de forma otimizada, agilizada e com a maior redução de custos possível. Como viabilizar isso? Apostando em soluções tecnológicas de alta performance para a construção de uma boa orquestração logística no e-commerce!

Isso significa que diversas etapas do fluxo de logística são contempladas pela tecnologia de orquestração, que utiliza dados, inteligência artificial e técnicas de machine learning para otimizar a operação em benefício do cliente e, claro, do e-commerce. E a gente separou algumas delas aqui, veja só:

  • Last Mile potencializado

O Last Mile é, sem dúvidas, o passo mais crítico no processo de entrega e, ao mesmo tempo, aquele que as empresas querem garantir que seja o mais rápido e eficiente possível. Na orquestração logística, esse fluxo é potencializado ao máximo, garantindo que toda essa última milha aconteça com controle total da sua empresa. Assim, além de reduzir custos, seu e-commerce consegue criar uma relação mais funcional com as entregadoras e parceiros de delivery, sempre com o comum objetivo de assegurar um cliente satisfeito.

  • Roteirização dinâmica e inteligente

Com uma solução inteligente, você consegue transformar a roteirização de entregas do seu e-commerce em um fluxo mutável e customizado, que pode funcionar de forma responsiva de acordo com as preferências e necessidades tanto da sua empresa quanto dos seus clientes. Assim, você garante mais flexibilidade nos roteiros, mais autonomia para o e-commerce e para os clientes, mais certeza na hora da fidelização e mais assertividade na estratégia de vendas.

  • Rastreamento de entregas em tempo real

Não é novidade que seus clientes querem acompanhar cada etapa da movimentação do pedido. Com uma boa orquestração logística no e-commerce, você consegue criar fluxos automatizados para que as informações de rastreio sejam sempre atualizadas, informado o consumidor quando a encomenda sai para a entrega e evitando desencontros com os entregadores. Isso significa que, além de melhorar a satisfação do seu público, a empresa também garante uma visão 360º do negócio, sabendo o status de todas as entregas em tempo real e melhorando a gestão logística!

  • Gestão de expectativas mais eficiente

Fazer a gestão das expectativas do cliente é uma prática de balanço e equilíbrio. Lembre-se de que, ao mesmo tempo que seu e-commerce precisa ser otimista e encorajar o cliente a experimentar um produto ou serviço, ele também precisa estar atento aos excessos e ruídos durante a comunicação com seu público-alvo. Nesse ponto, uma boa orquestração logística no e-commerce pode entrar em cena para garantir que algumas das principais expectativas relacionadas à compra estejam alinhadas.

  • Experiência de entrega customizada

Hoje, o consumidor não quer apenas a entrega, pura e simples. Esse processo também precisa ser rápido, eficiente e transparente. E, diferentemente do que muitos ainda pensam, investir em uma experiência de entrega incrível para seus clientes pode trazer uma série de benefícios para o e-commerce. Com o suporte da orquestração logística, você consegue ampliar as suas possibilidades de frete e seus modelos de entrega, abrindo espaço para estratégias mais dinâmicas e personalizadas para o seu consumidor!

Orquestração logística planejada para o seu negócio é na Abbiamo!

Você já entendeu que a orquestração logística no e-commerce já chegou ocupando um espaço de protagonismo na estratégia para o varejo virtual. Em um mercado em que conquistar clientes recorrentes é tão desafiador, é certo que apostar na satisfação dele enquanto otimiza os resultados do negócio é a única forma de garantir êxito na operação.

Foi pensando nisso que a Abbiamo desenvolveu um software completo de orquestração logística planejado na medida certa para o seu negócio. Aqui, você conta com tecnologia last-mile e live tracking com acompanhamento em tempo real e notificações via SMS e e-mail, além de todas as ferramentas que a empresa precisa para executar uma boa gestão das expectativas dos clientes!

Fale com a gente, conheça a nossa tecnologia e conte conosco para desenvolver uma experiência de entregas incrível na sua orquestração logística no e-commerce!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.