logística6 min

Como lojas físicas podem contribuir para a estratégia omnichannel da sua marca

Átila Froehlich 01 julho 2022

Com cada vez mais compras acontecendo no ambiente digital, o mercado de e-commerce vem experimentando um crescimento contínuo nos últimos anos. No entanto, com esse aumento acelerado das vendas, crescem também os desafios das marcas que desejam se destacar da concorrência e conquistar o seu lugar na preferência do consumidor — daí a importância de dar atenção para a estratégia omnichannel da sua marca.

Afinal, com os clientes cada vez mais exigentes em relação ao processo logístico, é fundamental que as empresas encontrem formas de agilizar e baratear o fluxo de expedição de produtos e mercadorias. É nesse contexto que a modalidade de Ship from Store vai, aos poucos, se consolidando como uma alternativa inteligente, prática e de baixo custo. Neste artigo, vamos ajudar você a entender melhor como essa prática pode se encaixar na estratégia omnichannel do negócio! Vem com a gente 🚀

Experiência do cliente acima de tudo

As empresas que atuam no varejo digital devem entender que, mais do que nunca, a experiência do cliente com a marca importa — e muito. Em um cenário cada vez mais exigente, em que o consumidor preza pela velocidade e eficiência, o mercado varejista precisa ter a capacidade de suprir demandas e atender os clientes de forma qualificada e rápida.

Para se ter uma ideia, o tempo de espera para a entrega de um produto já é um dos mais importantes diferenciais do varejo online. De acordo com a pesquisa E-commerce Trends, 97% do público que compra online afirma que já abandonou o carrinho de compras, sendo que uma fatia de mais de 50% desistiu pelo alto custo do frete e pelo longo prazo de entrega.

E isso é um reflexo da falta de preparo para lidar com o novo consumidor, problema que muitas organizações ainda enfrentam no dia a dia da operação e que traduz dificuldades com o controle de estoque, falta de integração de sistemas e, claro, a inevitável mudança de público dos espaços físicos para o digital.

É aqui que uma boa estratégia omnichannel deve entrar em cena

Como já explicamos em outro artigo aqui no blog, uma boa forma de colocar a experiência do consumidor em primeiro lugar é a implementação de uma estratégia omnichannel. Com ela, sua marca coloca o cliente centralizando a operação em um pilar específico: garantir uma jornada sempre consistente e positiva.

Ao integrar espaços físicos e digitais de vendas com um fluxo padronizado e otimizado, você permite que o cliente seja alcançado de forma eficaz ao longo de sua jornada em diferentes canais. Naturalmente, empresas que implementaram o omnichannel têm taxas de retenção de clientes significativamente mais altas do que aquelas que possuem uma abordagem diferente em cada canal.

Para essas marcas, também fica mais fácil segmentar promoções e ofertas personalizadas usando todos os canais. Ou seja: ao atender da melhor forma possível as necessidades do cliente, a empresa conquista sua fidelidade e, consequentemente, um embaixador que recomenda seus produtos a outros consumidores.

O problema é que, para muitas empresas, os benefícios de uma operação omnichannel acabam aqui — e não é bem assim! É claro que o consumidor é o grande beneficiado de um fluxo operacional multicanal, mas não esqueça que uma boa estratégia omnichannel também abre portas para que a marca potencialize a operação logística ao implementar a modalidade de Ship from Store! Vamos entender melhor?

Estratégia Ship from Store: o omnichannel trabalhando para a sua marca

Implementar uma estratégia omnichannel qualificada significa oferecer uma experiência de compra mais conveniente, consistente e otimizada para seus clientes. Lembre-se de que eles esperam rapidez, transparência e simplicidade – não importa se estão comprando em uma loja física ou online.

Nesse contexto, muitos gestores envolvidos na cadeia de suprimentos e em operações de varejo estão repensando o papel das lojas físicas para melhorar o desempenho do atendimento omnichannel e utilizar melhor esses espaços. E nessa busca por inovação e sustentabilidade operacional, a modalidade de Ship from Store ganha cada vez mais destaque!

O que é o Ship from Store?

Ship from Store — ou, no português, Envio da Loja — é um processo de envio que atende pedidos de uma loja em vez de um depósito. Como geralmente as lojas estão mais próximas do cliente final do que os grandes centros de distribuição, enviar um produto direto da loja física exige menos tempo de espera e geralmente pode ser feito com um custo de transporte menor.

Aqui, os pedidos são atendidos nas lojas de varejo e enviados diretamente ao cliente. Dessa forma, as marcas conseguem praticar prazos de entrega rápidos, que aumentam a satisfação do cliente e ajudam na retenção de consumidores. Alavancar o estoque nas lojas muitas vezes pode reduzir os custos de envio e maximizar o giro do estoque.

Mas os benefícios do Ship from Store não param por aí!

As vendas no varejo estão migrando rapidamente das lojas para o online, e os clientes esperam tempos de entrega cada vez mais curtos. As vendas online continuam a crescer e exigirão ainda mais recursos para o fullfilment da operação na medida em que os clientes compram de seus computadores ou dispositivos móveis.

Nesse cenário, uma estratégia ideal de atendimento que leve em consideração a mão de obra da loja, o posicionamento do estoque e as exceções é fundamental para responder ao aumento dessa demanda. Os varejistas podem equilibrar o custo e o atendimento ao cliente de maneira ideal ao implementar o Ship from Store, que além de simplificar a operação, também entrega vários benefícios importantes:

  • Envio é mais rápido e mais barato

Quando o estoque começa mais perto do cliente, levará um período mais curto para entregar e, com entrega de zona única, os custos de transporte serão reduzidos.

  • Mais flexibilidade na estratégia de vendas

Com o Ship from Store, as empresas terão maior visibilidade dos níveis de estoque em todos os seus locais de despacho. Isso permite que as lojas com excesso de estoque atendam aos pedidos da rede ao invés de ter que reduzir os preços para se livrar de produtos "encalhados". Mesmo que isso aumente os custos de transporte, a venda pelo preço total compensará isso.

  • Melhor utilização da estrutura da marca

O giro de estoque vai aumentar e as lojas poderão economizar com o inventário. Isso permite uma melhor utilização do espaço tanto nas lojas físicas quanto nos centros de distribuição.

  • Mais competitividade com os gigantes do comércio eletrônico

Uma abordagem de comércio unificado ajuda a oferecer uma experiência de compra mais conveniente e perfeita, digna de comparação com grandes marketplaces e gigantes do e-commerce como Amazon, Magazine Luiza, eBay e etc.

Conte com a Abbiamo para colocar a sua estratégia de Ship from Store em prática

Você já viu que aliar tecnologia com uma logística inteligente é a melhor maneira para satisfazer as demandas do novo consumidor, posicionando sua estratégia de Ship from Store como uma referência no mercado E aqui na Abbiamo, assumimos o compromisso de oferecer uma solução completa e equipada com todos os recursos necessários para que a sua operação seja um sucesso.

Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Last mile eficiente, roteirização inteligente e controle total de toda a sua frota ficam mais intuitivos e simplificados com o suporte de quem entende do assunto. Então, fale com um de nossos especialistas, agente um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.