e-commerce4 min

Saiba por que construir uma boa jornada de entrega no e-commerce

Átila Froehlich 04 maio 2022

A cada ano que passa os consumidores desejam que seus pedidos sejam entregues mais rápido e com mais qualidade. Nesse contexto, é natural que oferecer uma boa jornada de entrega no e-commerce esteja no topo da lista de prioridades de quem deseja uma clientela sempre satisfeita e fidelizada.

Isso porque uma experiência de entrega positiva geralmente se reflete em uma forte lealdade à marca — e todo mundo sabe que manter um cliente fiel é muito mais barato do que conquistar um consumidor novo, certo? Pensando nisso, preparamos este artigo para te ajudar a construir uma boa jornada de entrega no e-commerce e mostrar os reais benefícios desse investimento. Vem com a gente!

Entenda a evolução da jornada de entrega no e-commerce

Quando o comércio eletrônico começou a se consolidar no Brasil e no mundo, as expectativas com a entrega no e-commerce eram bem baixas. Naquela época, clientes esperavam até 20 dias para que um item fosse entregue e, verdade seja dita, não se importavam muito com isso. Mas esse cenário mudou bastante com o passar dos anos.

Hoje, o público que compra online deseja opções rápidas e baratas de envio. Essa demanda crescente sobre a jornada de entrega no e-commerce se refletiu em um grande aumento da competição no espaço digital. Por isso, é crucial entender como o gerenciamento das expectativas do cliente pode ajudar seus negócios.

E aqui, quando falamos em gerenciamento das expectativas, estamos falando de investir em transparência na jornada de entrega no e-commerce. Cadê o pedido? Chega quando? Está com quem? Saiu que horas? Ter as respostas para essas angústias, por exemplo, é uma das expectativas que os clientes depositam na sua marca ao realizarem uma compra.

Ora, se cada etapa do fluxo de entregas funcionar de forma independente e sem transparência, seu consumidor certamente terá mais dificuldade para entender e acompanhar o processo de logística. E quem paga essa conta é você, que peca na satisfação do público-alvo e deixa de conquistar um potencial cliente fidelizado.

Sem contar o prejuízo operacional: lembre-se de que esse tipo de informação não serve apenas para agradar o seu público — elas também são parte estratégia da gestão do seu e-commerce, ajudando na roteirização das entregas, na organização e precificação do frete e na organização do seu estoque. São dados importantes para quem quer garantir a sustentabilidade do negócio.

Saiba como construir uma experiência de entrega positiva

O varejo digital agora está bem estabelecido e cada vez mais clientes estão descobrindo a conveniência de fazer compras online. Isso significa que as expectativas de entrega para um transporte mais rápido sem custos adicionais, juntamente com a necessidade de flexibilidade de entrega, só continuarão crescendo.

Por isso, é importante saber o que, exatamente, contribui para uma experiência de entrega positiva. Aqui, elencamos alguns dos principais pilares na construção de uma experiência de entrega positiva no e-commerce. Anote aí:

  • Trabalhe com mais opções de envio

No e-commerce, oferecer múltiplas opções de envio dá aos clientes mais controle sobre a velocidade de entrega e o preço pelo qual desejam que seus pacotes sejam entregues. Considere oferecer alternativas como same day ou same hour delivery e retirada no ponto de venda mais próximo, por exemplo.

  • Compartilhe informações de rastreamento

Outra maneira de gerenciar as expectativas de entrega do consumidor é compartilhar informações de rastreamento por meio de mensagens automatizadas; eles podem ver onde seu pacote está e quando chegará. Assim, você reduz a ansiedade do consumidor e alivia a pressão sobre a equipe de atendimento no e-commerce.

  • Assuma a responsabilidade

Colocar a culpa de um atraso na transportadora não cola mais. A relação do consumidor é com a sua marca, e não com o entregador e, por isso, aos olhos do cliente, a culpa sempre vai ser da sua empresa. Por isso, assuma a responsabilidade de mantê-lo no loop do fluxo de logística e tente resolver qualquer problema com o fornecedor logístico assim que tiver conhecimento dele.

  • Considere a modalidade de Dark Store

Já falamos sobre os benefícios do modelo Dark Store em outro post aqui no blog, mas vale o reforço: ao enviar seus produtos de centros de distribuição em locais estratégicos, você pode garantir que seus pedidos não precisem viajar muito para chegar aos clientes em todo o mundo. Isso não só reduz seus custos de envio, mas também garante prazos de entrega mais rápidos.

  • Conte com um parceiro logístico que tenha autoridade no assunto

Quando você tem toda a operação logística organizada e sob controle, fica muito mais fácil compartilhar o status dos pedidos com seus clientes e até mesmo implementar soluções mais avançadas, como rastreamento em tempo real, tecnologias de entrega last mile e até colocar todas essas informações para ajudar no seu fluxo de roteirização!

E para isso, é importante ter o suporte de um parceiro logístico eficiente! É por isso que a solução de orquestração logística da Abbiamo oferece um pacote completo de ações que ajudam você a trabalhar com cada vez mais eficiência na satisfação do consumidor.

Aqui, seu e-commerce conta com tecnologia last mile centralizada, transparência na entrega, organização dos pedidos e todas as ferramentas que o seu e-commerce precisa para atender as demandas crescentes da clientela, conectando e unificando as suas operações e transformando a entrega em uma experiência memorável.

Venha para a Abbiamo, agente um teste prático para conhecer o nosso serviço e descubra como a sua logística pode entrar em cena para transformar de vez a jornada de entrega no e-commerce!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.