logística4 min

5 recursos indispensáveis de um bom orquestrador logístico

Átila Froehlich 18 março 2022

Quem faz a gestão de entregas sabe que a operação logística exige controle total das informações e eficiência para evitar problemas na última milha. Afinal, a quantidade de cargas gerenciada diariamente por esse segmento é imensa e, em um cenário que pede dinamismo e assertividade, contar com um bom orquestrador logístico é quase uma questão de sobrevivência!

Em outro artigo aqui no blog, já explicamos que investir em um software de logística proporciona vantagens e benefícios que facilitam — e muito — o gerenciamento e a centralização de tarefas. Sem contar a economia gerada no longo prazo e aquele impulso sempre bem-vindo na percepção que os clientes têm da marca.

Mas é importante destacar que este sistema centraliza diversas tarefas fundamentais no cotidiano da operação logística, integrando a gestão para evitar falhas e maximizar os recursos da empresa. Em outras palavras, o orquestrador logístico deve ir muito além da redução de custos operacionais.

Entenda os principais critérios para escolher um bom orquestrador logístico

Sabemos bem que a implementação de um orquestrador logístico é um daqueles investimentos que as empresas calculam e estudam bastante antes de fazer. É por isso que, de olho em ajudar você a tomar a decisão mais acertada, separamos aqui 5 funcionalidades que não podem faltar na hora de escolher essa solução! Anote aí:

1- Padronização da última milha

Padronizar a operação significa otimizar a execução de processos e aprimorá-los para eliminar desperdícios, tarefas desnecessárias e outros gargalos que possam comprometer a eficiência do negócio, certo? Com o Last Mile não é diferente: você padroniza os processos para assegurar que todos os agentes envolvidos contem, sempre, com uma experiência sem ruídos.

Aqui, a ideia é usar a tecnologia — e um bom orquestrador logístico, claro — para criar um fluxo otimizado nas suas entregas, melhorando a roteirização, a gestão da frota, o rastreamento em tempo real dos pedidos e a transparência dos processos. Em outras palavras, sua empresa garante a satisfação dos consumidores por meio de uma experiência incrível de logística, independente do canal de vendas que ele escolha.

2- Roteirização inteligente

Quando pensamos em um bom orquestrador logístico, não é segredo que a roteirização é um elemento central. Aqui, é preciso lembrar que rotas ruins provocam atrasos significativos e despesas adicionais com combustível e inatividade. Mas quem quer ir na contramão disso também precisa oferecer uma roteirização inteligente e dinâmica ao invés de deixar os motoristas "presos" em rotas que não funcionam.

Aqui, um software que oferece uma orquestração logística dinâmica te ajuda a acompanhar, em tempo real, as escalas dos motoristas, o número de entregas, o tempo total disponível para efetuar cada uma delas e diversas outras informações úteis para a elaboração de rotas otimizadas. Por isso, não abra mão deste recurso na hora de escolher seu fornecedor.

3- Foco na experiência do consumidor

Como já reforçamos em outro artigo por aqui, é preciso ter em mente que os clientes querem acompanhar cada etapa da movimentação do pedido. Permitir esse tipo de facilidade garante a tranquilidade do consumidor e evita que ele entre em contato com a sua equipe para saber do paradeiro do pacote.

Além disso, se as informações de rastreio são atualizadas, o cliente é informado quando a encomenda sai para a entrega, evitando desencontros com os entregadores. Isso significa que, além de melhorar a satisfação do seu público, a empresa também garante uma visão 360º do negócio, sabendo o status de todas as entregas em tempo real e melhorando a gestão logística!

4- Rastreamento de cargas

O monitoramento eficiente das suas cargas e entregas proporciona um controle mais amplo sobre o gerenciamento dos seus pedidos, uma excelente forma de se diferenciar da concorrência e evitar dores de cabeça com problemas em prazos de entrega.

E o melhor de tudo? Você pode usar isso a favor do seu negócio: realizar entregas dentro do prazo e oferecer suporte aos seus clientes quando algo sair do controle será muito bem-visto e agregará valor ao seu negócio no mercado. Não esqueça: a melhor propaganda é aquela feita por clientes satisfeitos!

5- Implementação simplificada

Por fim, um fator que nem sempre é considerado, mas que pode fazer toda a diferença é a facilidade na implementação dessa solução. Pense com a gente: você contrata um orquestrador logístico poderoso e eficiente para ajudar na operação, mas descobre que, para implementá-lo, terá que atualizar todos os sistemas operacionais que já existem.

Já imaginou a dor de cabeça? Por isso, é importante focar, também, em uma solução que possa ser implementada de forma simples, sem grandes contratempos e sem suspender a operação. Assim, você garante que seu investimento descomplique o fluxo de trabalho, ao invés de fazer o oposto!

Conte com quem entende do assunto!

Com a solução de orquestração logística da Abbiamo, ajudamos o seu e-commerce a sair na frente da concorrência, encantando seus clientes com uma experiência incrível em uma plataforma intuitiva, prática e com o melhor da tecnologia em live tracking! Tudo isso com uma solução que atende todos os requisitos que citamos aqui e vai além!

Tenha em mente que, na internet, existe um mercado gigantesco de consumidores insatisfeitos que vão gostar muito de adquirir produtos de uma empresa séria, responsável, que cumpre com seus prazos e que se preocupa em oferecer uma boa experiência para o consumidor. Então fale com a gente, agende seu teste e descubra como podemos ajudar você a pisar fundo na nova era da logística!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.