e-commerce4 min

Como otimizar a experiência de entrega no e-commerce

Átila Froehlich 12 abril 2022

Quem vende online sabe que a gestão logística é uma faceta bastante complexa do negócio. Afinal, assim que a compra é concluída, todo um trabalho de organização estratégica precisa entrar em ação para assegurar uma boa experiência de entrega no e-commerce. Em outras palavras, o produto deve chegar em perfeito estado nas mãos do cliente final e na menor janela de tempo possível.

Nesse contexto, é importante que seu negócio esteja preparado para traçar estratégias de entrega capazes de manter o cliente bem informado durante todo o fluxo logístico, com transparência, agilidade e eficiência. É por isso que, neste artigo, vamos explorar algumas boas práticas que podem ajudar a construir uma experiência incrível para o seu público. Boa leitura!

Por que a experiência de entrega no e-commerce é tão importante?

Há alguns anos, quando o e-commerce era um modelo de negócio ainda em consolidação no Brasil, era comum que os clientes tivessem de esperar de 10 a 20 dias úteis para receber uma encomenda, com poucas opções de escolha disponíveis e, basicamente, nenhuma transparência no processo.

Só que isso mudou. Na medida em que a tecnologia evoluiu, a preocupação com a experiência de entrega no e-commerce também evoluiu. Hoje, o consumidor já conta com muitas opções no que diz respeito ao recebimento dos produtos que compram online.

As possibilidades de optar pelo same day delivery ou por recolher a encomenda no ponto de entrega mais próximo, por exemplo, deixaram de ser um luxo e se tornaram, praticamente, uma expectativa do consumidor.

Sem contar que a entrega também é a última impressão que um cliente tem de sua empresa por algum tempo. Isso significa que, se considerarmos as vastas opções de compra que o cliente tem disponíveis hoje, uma única experiência negativa pode ser o bastante para que essa pessoa nunca mais compre de você novamente!

Entenda como criar uma boa estratégia de entregas

É verdade que criar e oferecer uma boa experiência de entrega no e-commerce exige planejamento, dedicação e investimento. A boa notícia, contudo, é que você não precisa, necessariamente, reinventar a roda para deixar seus clientes satisfeitos com o seu serviço. Aqui, separamos algumas boas práticas que podem colocar o seu e-commerce no caminho certo! Confira:

  • Aposte no rastreio de encomendas

Quanto maior o seu fluxo de pedidos, maiores as chances de que alguma confusão ocorra ao longo do processo. Aqui, contar com uma solução que ofereça rastreabilidade dos pacotes é fundamental, tanto para a sua operação quanto para a experiência do cliente, já que ele também pode acompanhar o andamento da entrega por meio dessa tecnologia.

Tenha em mente que boa parte dos chamados de SAC nos e-commerces está relacionada com o rastreio de pedidos. Fornecer formas do consumidor acompanhar sozinho o status do envio já evita muitas dessas ligações e deixa o time de atendimento mais livre para cuidar com atenção de problemas maiores.

  • Trabalhe com uma solução de roteirização inteligente

A roteirização para e-commerce é o processo responsável por escolher os percursos mais estratégicos durante o transporte das encomendas. É uma operação fundamental para garantir o bom desempenho das equipes externas e, claro, para fazer com que as entregas cheguem na data prevista.

Vale destacar que uma das bases da roteirização é criar processos cada vez mais eficientes por meio da tecnologia. Isso permite que as entregas sejam feitas dentro dos melhores prazos e abre espaço para a customização do delivery. Isso significa que você pode passar a oferecer horários personalizados de entrega, melhorando ainda mais a experiência de entrega no e-commerce.

  • Tenha bons parceiros logísticos

Não olhe simplesmente para o custo ao escolher um parceiro logístico para sua empresa. É preciso garantir que o serviço de orquestração logística seja confiável, bem estruturado e com tecnologia de ponta para manter seus clientes satisfeitos e sua operação sustentável.

Por isso, o ideal é escolher sempre um fornecedor de tecnologia logística que possa oferecer boas soluções de rastreio, de tecnologia Last Mile e roteirização de entregas, além de softwares de logística com implementação simplificada e customizada.

Quer oferecer uma experiência de entrega incrível para seus clientes? Conte com a Abbiamo!

Comprometida com a missão de fazer sua empresa entregar emoções, a Abbiamo ajuda na gestão logística do e-commerce oferecendo todos os benefícios que citamos acima na prática. Aqui, você cria uma estratégia certeira para assegurar uma experiência de entregas incrível, personalizada e descomplicada.

Nossa plataforma de orquestração logística oferece tecnologia last-mile e live tracking com acompanhamento em tempo real e notificações via SMS e e-mail. Visite nosso site, conheça nosso serviço e descubra uma nova forma de conquistar e fidelizar os seus clientes!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.