e-commerce5 min

Quer fidelizar clientes no e-commerce? A logística pode ajudar!

Átila Froehlich 30 março 2022

Atrair clientes para aumentar as vendas da loja virtual é um grande desafio para qualquer negócio. Mas você já pensou em mudar um pouco o foco das suas estratégias e, ao invés de atrair novos consumidores, investir a sua energia em formas de fidelizar clientes no e-commerce por meio da logística? Afinal, isso pode sair mais barato e, em longo prazo, trazer resultados mais sustentáveis!

Primeiramente, lembre-se de que atrair clientes novos custa muito mais para a empresa do que fidelizar os que já existem. Basta fazer as contas: seu e-commerce não precisa mais de todo o esforço de marketing para apresentar a marca e conquistar a confiança do cliente. Ele já comprou na sua loja, conhece o seu atendimento e o seu produto.

Depois, precisamos ter em mente que as estratégias de fidelização são muito fáceis de se colocar em prática. Especialmente se considerarmos que a maioria das ferramentas para essa finalidade já existe e, talvez, a sua empresa só não esteja explorando essas possibilidades ao máximo!

Experiência do consumidor: a melhor forma de fidelizar clientes no e-commerce

Antes de mais nada, saiba que fidelizar clientes no e-commerce exige que algumas ações específicas sejam colocadas em prática para estreitar o relacionamento com eles e fazê-los comprar mais vezes na sua loja virtual.

Isso porque a sua loja só será capaz de fidelizar aqueles compradores que, em algum momento, ficaram satisfeitos com a experiência que tiveram ao comprar de você. Se ficarem insatisfeitos por causa de um erro no processo de pagamento ou uma entrega demorada, por exemplo, eles podem jamais voltar.

Nesse contexto, criar uma experiência personalizada e focada na funcionalidade é uma boa estratégia — e aqui, a logística do processo pode ser um excelente ponto de partida para quem quer um público satisfeito sem precisar de grandes investimentos.

4 formas de utilizar a logística em benefício da fidelização

Oferecer um bom serviço durante toda a compra e em todos os pontos de contato é positivo para todo mundo. É por isso que montamos uma lista com 4 pilares do relacionamento com o consumidor em que a logística pode ajudar com suas conversões. Vem com a gente 🚀

1. Capriche na entrega com uma boa gestão logística

A entrega do produto é o primeiro contato físico da sua loja com o cliente. É quando a experiência se torna tangível. Capriche nesse momento para fidelizar clientes no e-commerce! Para isso, você deve entregar o produto certo, dentro do prazo prometido e acondicionar bem o item para protegê-lo de avarias.

Só que isso exige que a sua gestão de logística seja refinada e bem controlada. Aqui, um bom caminho é apostar na implementação de um software de logística integrado na operação, que permita uma visualização centralizada de todos os processos em andamento e que garanta que seu cliente vai receber a encomenda dentro do tempo estipulado.

2. Trabalhe com uma boa roteirização de entregas

A roteirização é basicamente um procedimento que informa a melhor rota para chegar a um destino. Na área logística, o destino pode ser tanto para a entrega de mercadorias quanto para uma coleta. Esse processo acontece através de um software logístico, o roteirizador: uma solução que entrega de forma inteligente o melhor caminho para os veículos seguirem viagem com base em diversos fatores.

Só que o grande "pulo do gato" da roteirização é que, quando bem implementada, ela permite que você ofereça opções personalizadas de entrega, com horários e locais de entrega mais dinâmicos e confortáveis para o cliente. Veja bem: um cliente que pode escolher o melhor momento do dia para receber seus produtos certamente vai ficar extremamente satisfeito com o seu e-commerce!

3. Acompanhamento em tempo real é um diferencial poderoso

O Live Tracking — ou rastreamento em tempo real — é o acompanhamento via satélite da entrega desde o ponto de embarque até a chegada ao seu destino final, com o objetivo de melhorar a logística e a segurança do transporte de mercadorias.

Além disso, essa solução permite que você automatize a notificação ao destinatário para cada status de entrega, evitando retrabalhos e devoluções, reduzindo o custo de fretes e de SAC. Oferecer um acompanhamento eficiente e em tempo real dos pedidos aos seus clientes não é mais uma opção, mas sim uma necessidade para quem deseja fidelizar clientes no e-commerce.

4. Otimize o Last Mile do seu e-commerce

Você já sabe que o Last Mile é aquela etapa logística em que a mercadoria sai do centro de distribuição para ser entregue ao destinatário final. É também na Last Mile que muitos problemas costumam acontecer: atrasos, avarias e até roubos são mais comuns nessa fase do transporte.

Ao mesmo tempo, a última milha é extremamente importante para a experiência do cliente, pois simboliza o ponto de contato entre consumidores e lojas virtuais. Por isso, é importante focar em uma estratégia que seja capaz de otimizar essa última milha de forma que seus clientes possam receber seus produtos na hora certa e sua empresa possa economizar com os custos dessa entrega.

Centralize sua operação com uma solução inteligente

Se você analisar com atenção as dicas que demos aqui, vai perceber que elas exploram processos e operações que a maioria dos e-commerce já executam diariamente, propondo apenas que o foco saia do operacional e dê atenção, também, para a experiência do consumidor. E, aqui, o melhor caminho é certamente implementar uma solução de orquestração logística que concentre todas essas funcionalidades em um só local.

A boa notícia é que a Abbiamo desenvolveu um software de gestão logística que otimiza todas as etapas do processo de delivery, da roteirização ao Last Mile, em uma interface simples, intuitiva e capaz de gerenciar todos os dados importantes para o dia a dia do seu e-commerce.

A sua jornada para fidelizar clientes no e-commerce começa aqui, e a gente assume o compromisso de acompanhar a evolução da sua estratégia de logística de ponta a ponta, assegurando mais assertividade e resultados mais robustos para o seu negócio. Fale com a gente, conheça a solução e agende um teste prático — fidelizar o consumidor pode ser muito mais fácil do que você imagina!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.