e-commerce5 min

Guia de logística no e-commerce: 7 soluções importantes para a operação

Átila Froehlich 23 março 2022

Se você atua no varejo pela internet, provavelmente já sabe o quão delicada é essa operação — e por uma série de motivos. Primeiramente, conquistar a fidelidade dos clientes é uma luta constante. Depois, não é segredo que a lista de desafios de logística no e-commerce só aumenta com o passar dos anos, com consumidores ficando cada vez mais exigentes.

Nesse contexto, não é exagero dizer que garantir a eficiência no processo de entregas nunca foi tão importante para quem quer melhorar as vendas do negócio — e essa é geralmente a fase em que as empresas decidem implementar um orquestrador logístico para somar forças.

7 soluções indispensáveis para a logística no e-commerce

Pensando em ajudar você a tomar a melhor decisão possível na hora de contratar um serviço assim, montamos neste artigo um guia prático com sete funcionalidades e ferramentas com um enorme potencial de otimizar a operação logística! Anote aí:

1. Roteirização de entregas

Para começar a lista, destacamos uma solução focada no operacional: a roteirização de entregas. Você já sabe que a gestão das rotas é parte fundamental de qualquer fluxo logístico, e é importante que seu e-commerce procure um fornecedor capacitado para lidar com o desafio de elaborar, diariamente, roteiros eficientes e capazes de cobrir o maior número possível de entregas.

Não esqueça que é a roteirização cuidadosa, inteligente e dinâmica que se encarrega de ajudar na comunicação com a base de motoristas, contribuindo para redução de custos com retrabalhos e garantindo a satisfação dos consumidores com entregas precisas e dentro do prazo!

2. Acompanhamento em tempo real

Ao longo do mês, quantas vezes alguém do seu time de expedição precisa interromper os trabalhos para atender um cliente que não sabe o paradeiro da encomenda? Se esse tempo for colocado na ponta do lápis, vai ficar fácil perceber que o atendimento ao consumidor ocupa boa parte da sua força de trabalho — em busca de informações, inclusive, que deveriam estar sempre disponíveis.

Daí a importância de focar em uma solução que ofereça o live tracking, mostrando o andamento da entrega e atualizando — tanto o cliente quanto sua empresa — toda e qualquer movimentação do pacote. Assim, você garante que sua equipe possa focar nas tarefas que realmente importam ao mesmo tempo em que mantém seu consumidor bem informado e tranquilizado!

3. Gerenciador de frotas

Uma boa gestão de frotas resulta em mais eficiência. Afinal, gerir uma frota é planejar e controlar processos com base em informações precisas. Essas informações, como os dados de desempenho dos motoristas, o estado dos veículos, quanto combustível está sendo gasto e quais rotas estão sendo seguidas, ajudam a resolver problemas mais rapidamente e a economizar.

Quando a gestão de frotas é bem feita, é fácil descobrir se algum processo está saindo caro demais ou eficiente de menos — e se todo o potencial da frota está sendo aproveitado. Por isso, ter um software que permita uma boa comunicação com essa base é fundamental para quem quer uma logística bem executada.

4. Tecnologia de orquestração

Apesar do conceito de orquestração ainda ser um pouco novo, ele já é compreendido como parte fundamental de boa logística no e-commerce. Com a orquestração, sua empresa conecta e utiliza dados de diversos sistemas de maneira inteligente, reunindo diferentes modelos e parceiros em uma única plataforma e simplificando o seu trabalho de acompanhamento.

Aqui, a ideia é centrada em uma solução que aplica inteligência artificial e engenharia de softwares para criar e executar melhores práticas do setor para otimizar as operações, desenvolvendo e implementando rapidamente novas inovações e permitindo visibilidade em tempo real em toda a cadeia de suprimentos.

5. Automatização de processos

Com a automação da logística para e-commerce, você e suas equipes ganham tempo. Com isso, é possível ter uma visão mais ampla da operação, agilizando o acompanhamento e identificação de gargalos e eventuais falhas no processo. O resultado é um ganho de tempo para que gestores e colaboradores foquem nos aspectos mais estratégicos do negócio.

Além de melhorar os resultados, essa organização pode levar a empresa para outro patamar, reduzindo a incidência de erros e garantindo mais agilidade em todas as etapas. Não esqueça que, quando pensamos em logística no e-commerce, a satisfação do consumidor deve ser sempre um ponto de melhoria contínua.

6. Transparência na operação

No mercado de lojas online, cumprir o prazo de entrega é o ponto mais básico para atingir a satisfação do cliente. Ou seja, de nada adianta ter a melhor estrutura de logística para e-commerce e ferramentas tecnológicas se o produto não chega no tempo determinado para o consumidor.

Por isso é fundamental manter a transparência entre o seu e-commerce e o cliente. A sinceridade garante maior confiança da sua marca perante os seus consumidores, e uma solução que, por exemplo, mantenha ele atualizado de todas as etapas e mudanças de status contribui, e muito, para isso.

7. Solução Last Mile

E, para encerrar, o Last Mile! Talvez você já tenha percebido, mas colocar em prática todas as dicas que demos até aqui são exatamente os passos que vão garantir que sua empresa tenha os insumos necessários para criar um fluxo de Last Mile eficiente e poderoso!

Aqui, é fundamental que a solução de logística que você escolher esteja capacitada para gerenciar todas essas informações e oferecer todos os parâmetros necessários para que a experiência do cliente com a última milha esteja à altura da expectativa associada com a sua marca!

Fique de olho na solução completa!

E então, gostou das dicas? Deu para perceber que cada solução que citamos aqui cobre uma parte específica da cadeia de suprimento e, juntas, são indispensáveis para criação de uma experiência de entregas incrível para a base de clientes. É justamente por isso que, na hora de encontrar a parceria ideal para essa implementação, uma boa dica é procurar um fornecedor que entregue a solução completa.

É o caso da Abbiamo, que reuniu um time técnico de especialistas em logística para criar uma solução robusta, inteligente e equipada com todas as ferramentas necessárias para que a sua checklist de seja impecável em todas as etapas do processo.

Aqui, sua empresa conta com roteirização inteligente, gestão de frotas, centralização das informações, transparência e processos automatizados para simplificar a rotina! Fale com a nossa equipe, conheça a solução da Abbiamo e descubra como podemos ajudar você a se destacar no mercado!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.