logística4 min

Saiba como funciona a logística omnichannel na cadeia de suprimentos

Átila Froehlich 22 junho 2022

Para quem atua no e-commerce, não é segredo que as demandas da cadeia de suprimentos mudaram drasticamente nos últimos tempos. Equilibrar demandas, níveis de estoque e garantir que as mercadorias estejam no local certo para distribuição são um desafio constante. Em outras palavras, uma boa logística omnichannel na cadeia de suprimentos nunca foi tão importante para o sucesso do negócio.

Só que a implementação de um modelo funcional e que realmente possa corresponder ao que os consumidores esperam nem sempre é uma tarefa simples. É por isso que, neste artigo, separamos algumas alavancas importantes a serem usadas para impulsionar a sua operação e levar o seu fluxo de vendas e entregas ao próximo patamar. Vem com a gente!

Como a expectativa do consumidor afeta a cadeia de suprimentos

Verdade seja dita, a pandemia trouxe novos desafios para a logística omnichannel na cadeia de suprimentos para os quais muitos varejistas simplesmente não estavam preparados. Quando a população ficou repentinamente impossibilitada de fazer compras de forma presencial, muitas empresas foram forçadas a intensificar a operação digital.

Na prática, foi necessário criar novos fluxos para atender demandas de entrega rápida em domicílios e, claro, implementar opções de retirada em pontos de vendas estratégicos para manter o caixa saudável. E com todas essas mudanças que surgiram, o controle de estoque se tornou um problema sério.

Com cadeias de suprimentos cada vez mais complexas que envolviam uma mistura de atendimento de pedidos em armazéns e em lojas, muitas empresas se viram diante de um tremendo desafio logístico pela primeira vez. Quem atuava apenas no meio físico até então teve que aprender novas formas de acompanhar e controlar o estoque que tinham.

E quem só tinha experiência no meio digital, com vendas via e-commerce e marketplaces, precisou lidar com a dificuldade de reposição, já que muitos elos das cadeias de suprimentos globais foram interrompidos pelo vírus, deixando muitas empresas incapazes de reabastecer prontamente.

O jeito foi adaptar rápido

Vendo como a essa mudança na expectativa do consumidor estava afetando os negócios, muitas empresas rapidamente fizeram movimentos para adicionar novas opções para levar produtos aos consumidores. Isso possibilitou o desenvolvimento de cadeias de suprimentos mais resilientes, focadas em usar o melhor da tecnologia de logística para otimizar a experiência do cliente.

Soluções como o rastreamento em tempo real, a roteirização dinâmica de entregas e recursos como o same day delivery entraram em pauta em negócios que nunca haviam se preocupado com isso antes. Tudo isso porque o varejo percebeu que garantir uma jornada de entregas eficientes era o novo melhor caminho para o coração do consumidor.

Tanto que um outro aspecto da construção de cadeias de suprimentos mais resilientes foi o ajuste do planejamento de demandas. Veja bem: grandes picos de pedidos criaram problemas de estoque em toda a cadeia de suprimentos, e as empresas que rapidamente entraram em ação para prever melhor as demandas dos consumidores saíram na frente de seus concorrentes.

Lição aprendida: é preciso focar em logística omnichannel na cadeia de suprimentos

Diante do novo momento, não há dúvidas de que as soluções focadas em logística omnichannel na cadeia de suprimentos ajudaram muitas empresas. No entanto, trabalhar com um fluxo omnichannel equivale a lidar com uma cadeia de suprimentos ainda mais complexa, e isso trouxe muitos desafios na bagagem.

É aqui que a tecnologia entra em cena, contribuindo para que os negócios consigam aproveitar ao máximo suas novas cadeias de suprimentos, mais rápidas e multifacetadas, melhorando o controle de estoque, o controle de qualidade e outros pontos ao longo da cadeia de suprimentos.

Hoje em dia, com a solução de logística certa, já é possível trabalhar com uma visibilidade 360° da operação, conferindo inventário, entregas, estoque e pedidos em tempo real, fazendo o gerenciamento de mão de obra e da produtividade e garantindo uma gestão de entregas mais rápida e precisa, melhorando a eficiência da cadeia de suprimentos.

Para os varejistas, um software de logística também pode oferecer recursos para ajudar na gestão do estoque no acompanhamento dos pedidos, seja no meio físico, seja no meio digital. Tudo isso enquanto garante que o trabalho seja conduzido de forma eficiente e programado adequadamente para atender aos horários de partida dos motoristas e entregadores.

Sem contar, é claro, o fornecimento de dados importantes que contribuem para um Last Mile mais refinado, capaz de prever eventuais problemas e atrasos e dando muito mais transparência para o processo de entrega — fator que já é decisivo para a fidelização do consumidor!

Foco no consumidor é sempre a resposta!

No final das contas, a evolução da cadeia de suprimentos omnichannel é sobre o consumidor e o que o deixa feliz. Descobrir como alcançar a satisfação do cliente de forma lucrativa é um desafio. As linhas estão se confundindo entre canais e dispositivos, e o atendimento omnichannel se torna cada vez mais complexo a cada dia.

O sucesso está em encontrar maneiras inovadoras e econômicas de distribuir bens de consumo e varejo de alto volume, gerenciar o fluxo de produtos e integrar pessoas, processos, sistemas e dados. Em outras palavras, quando falamos em logística omnichannel, é cada vez mais importante investir em estratégias para que as mercadorias cheguem no prazo certo e agradem os consumidores finais.

Nesse contexto, vale lembrar que uma boa solução de orquestração logística é a melhor linha de frente para qualquer negócio! É por isso que, aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.