e-commerce5 min

Em tempos de varejo digital, qual o futuro das lojas físicas?

Átila Froehlich 31 agosto 2022

Com o e-commerce crescendo em números impressionantes e o tráfego em lojas físicas encolhendo ano após ano, muitos varejistas não conseguem evitar de contemplar uma importante questão existencial: será que o modelo dos pontos de venda físicos ainda é relevante para a estratégia do negócio? Afinal, qual o futuro das lojas físicas em tempos de omnicanalidade? Neste artigo, vamos ajudar você a entender um pouco melhor o cenário que se desdobra no varejo digital! Vem com a gente

Entendendo a mudança no cenário do varejo

No começo de 2020, quando grandes redes de varejo fecharam suas portas por conta da pandemia, muitos observadores do setor adotaram uma visão sombria para o futuro das lojas físicas. E a preocupação se mostrou justificada, já que números de 2021 mostram que, durante o primeiro ano de quarentena, o comércio perdeu 75,2 mil pontos de venda no Brasil.

Ao mesmo tempo, porém, as taxas de crescimento no e-commerce — tanto em volume quanto em ticket médio — mais que dobraram, resultado de uma significativa mudança no perfil dos consumidores e, claro, impulsionadas por novas soluções e tecnologias que nasceram nesse período para dar mais segurança, praticidade e agilidade na entrega das compras digitais.

Naturalmente, muitos especialistas começaram a questionar se as lojas físicas sobreviveriam. Até mesmo as grandes redes, que conseguiram passar sem muitas tribulações pela pandemia, perceberam que, com o crescimento do e-commerce, muitos dos processos e recursos desses pontos de venda físicos precisavam de uma reavaliação dos propósitos.

Hoje, contudo, uma nova perspectiva começa a se desenhar. Isso porque, embora a recuperação do setor tenha superado as expectativas em muitas áreas, é inegável que a pandemia alterou para sempre a forma como compramos pessoalmente. Os consumidores, agora, esperam que as lojas sejam digitais em primeiro lugar, focadas em velocidade, conveniência e comunidade.

E isso só mostra que, na medida em que os varejistas navegarem por esse futuro do e-commerce, eles vão precisar transformar suas estratégias nas lojas físicas para que sejam capazes de atender às crescentes necessidades dos clientes.

Futuro das lojas físicas passa por uma ressignificação da sua função

Até pouco tempo atrás, o modus operandi das grandes marcas era simples e funcional: priorizar grandes centros metropolitanos e, lá, erguer lojas imponentes e completas, com estoques gigantescos para suprir as demandas sazonais. Agora, o cenário mudou, e os varejistas estão expandindo a operação para mercados menores e centros de varejo não tão tradicionais.

Isso porque, mais do que nunca, as lojas devem ser convenientes, transformando-se em ambientes de uso misto e que estejam inseridos nos mesmos bairros e regiões em que seus clientes vivem, trabalham e passam seu tempo livre. É um cenário em que os varejistas estão explorando novos mercados para combater os crescentes custos e atrasos da cadeia de suprimentos, por exemplo.

E nesse contexto, lojas estão sendo instaladas em novas geografias estratégicas para acomodar a demanda do comércio eletrônico e atender melhor aos requisitos de atendimento, inclusive utilizando as lojas como centros de micro-atendimento e, assim, dando mais agilidade e eficiência para a operação.

Lojas menores, propósitos mais claros

Com a mudança para mercados menores, o tamanho das lojas também está diminuindo. Afinal, enquanto lojas menores reduzem os custos imobiliários, elas também permitem que as marcas experimentem modelos que  priorizam o atendimento ao cliente e, ao mesmo tempo, funcionam como braços de suporte para a operação logística, aproximando o inventário do consumidor final e, claro, otimizando a experiência do cliente!

Perceba que, aqui, os varejistas já começam a entender que o futuro das lojas físicas envolve um aprofundamento das conexões do consumidor com a marca, visto que elas ajudam a gerar engajamento e melhoram a fidelidade.

Ou seja: não é que as lojas físicas acabaram ou vão acabar em um futuro próximo. A questão é que essas lojas simplesmente não têm mais quatro paredes! Entender essa estratégia é o primeiro passo para que o varejista consiga combinar os espaços físicos com o ambiente virtual para oferecer um atendimento personalizado em todos os canais com os quais os clientes já estão familiarizados.

Iss significa que os silos organizacionais e tecnológicos devem ser eliminados e descentralizados, já que o cliente deseja experimentar a marca de forma que o atendimento consiga atender suas necessidades imediatas — e é justamente aqui, nas lojas físicas, onde a marca ganha vida, transformando a emoção e o impulso de compra em vendas concretizadas!

E como colocar o novo cenário em ordem?

Não tem segredo: sua marca precisa do suporte de um parceiro orquestrador capaz de integrar as operações do negócio — desde a gestão da cadeia de suprimentos até o Last Mile e a coleta do NPS — ao mesmo tempo em registra, interpreta e gerencia os dados em tempo real, dando insumos qualificados para a tomada de decisão e, claro, descomplicando o seu fluxo de logística em todas as etapas da jornada de entregas.

Afinal, assegurar o futuro das lojas físicas da sua marca envolve, acima de tudo, a capacidade de gerenciamento do estoque, dos pedidos e do fluxo de reposição de mercadorias, além da simplificação das tratativas com parceiros, transportadoras, revendas e consumidores finais. São pilares fundamentais para quem deseja construir uma operação mais ágil, transparente e focada na experiência do cliente.

E de orquestração a Abbiamo fala com propriedade! Aqui, colocamos toda a nossa expertise em logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente, conectando suas lojas físicas e oferecendo modelos de entrega alternativos!

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store! Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai descobrir que o futuro das lojas físicas da sua marca é muito mais promissor do que se imagina!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.