logística4 min

Entenda os benefícios de uma cadeia de suprimentos ágil para a sua marca

Átila Froehlich 10 agosto 2022

Nos últimos anos, o ritmo dos negócios aumentou drasticamente. Como resultado, muitas marcas precisam aprender a ser rápidas para detectar e se adaptar às mudanças e, assim, garantir uma cadeia de suprimentos ágil em um ambiente cada vez mais competitivo. Por outro lado, "agilidade" não é apenas reagir mais rápido que seus concorrentes; trata-se também de ter um preparo e execução do planejamento estratégico do negócio.

Isso significa que é necessário investir no gerenciamento de uma boa base de fornecedores que possa atender às necessidades dos consumidores, visto que a cadeia de suprimento é complexa e, mais do que isso, encontrar formas de fazer com que os produtos percorram todos os elos dessa cadeia de forma ágil, precisa e otimizada.

O que é uma cadeia de suprimentos ágil e por que sua empresa precisa dela?

No e-commerce, uma cadeia de suprimentos ágil é, por definição, um sistema de distribuição de produtos que prioriza velocidade, economia de custos, produtividade, reatividade e adaptabilidade ao mercado. E o objetivo do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos ágil é justamente impulsionar o sucesso a longo prazo de uma empresa.

Controle de dados em tempo real, gerenciamento das informações de entregas e uma orquestração logística eficiente são usados por cadeias de suprimentos ágeis para tomar decisões nas operações do dia-a-dia. Quando usados em conjunto com uma operação integrada — que opere em sinergia com todos os agentes envolvidos na cadeia —, produz um processo mais robusto que economiza dinheiro para empresas e consumidores, remove o excesso de desperdício de estoque e é capaz de prever possíveis desabastecimentos com rapidez e eficiência.

Em outras palavras, uma cadeia de suprimentos ágil pode ser definida como um fluxo operacional dinâmico, capaz de se ajustar às tendências de oferta e demanda em constante mudança de forma a agilizar a entrega do produto aos clientes, melhorando a satisfação do consumidor e dando um impulso significativo para a percepção que os clientes têm da marca.

Esta é uma estratégia crucial para as empresas que estão sempre tentando adaptar seu ambiente interno a desenvolvimentos imprevistos no mundo exterior. Aqui, estamos falando de uma tecnologia capaz de conectar todos os diferentes pontos da operação, usando dados em tempo real para medir e estimar a demanda, resultando em maior eficiência e melhorando a experiência do cliente por meio de três pilares fundamentais:

  • Dados mais precisos: Reduzir os tempos de resposta, expandir e qualificar o nível de transparência da operação e melhorar a qualidade das informações disponíveis para tomar decisões rápidas e eficazes são alguns dos principais benefícios de uma cadeia de suprimentos ágil e otimizada.
  • Controle em todas as etapas da logística: As cadeias de suprimentos ágeis também são capazes de compreender todas as etapas do processo logístico, permitindo que a sua marca tenha mais controle na gestão das entregas, se comunique com transportadoras e parceiros com mais facilidade e consiga estar sempre ciente do paradeiro de uma remessa.
  • **Decisões mais assertivas: **Embora ninguém possa prever todas as interrupções, ter processos e tecnologia implementados que permitam uma tomada de decisão rápida é fundamental para estabelecer uma cadeia de suprimentos ágil que possa se adaptar rapidamente ao inesperado, garantindo que, mesmo em um cenário de atraso, o cliente tenha sua experiência prejudicada o menos possível.

Lembre-se: seus clientes só agradecem!

Com maior flexibilidade e planejamento orientado pela demanda, as empresas com uma cadeia de suprimentos ágil podem responder às mudanças na demanda dos clientes com mais assertividade. Afinal, essas cadeias são mais responsivas e resistentes a mudanças rápidas devido a essa maior flexibilidade, beneficiando também o consumidor final que não fica desamparado.

Basta considerarmos que uma cadeia de suprimentos ágil pode se ajustar rapidamente e superar dificuldades, como a perda de um grande parceiro de fabricação ou um gargalo logístico substancial, o que criaria atrasos consideráveis em uma cadeia de suprimentos estática.

Além disso, a tecnologia envolvida no gerenciamento de todos esses processos também fornece insights valiosos sobre cada etapa da cadeia de suprimentos, permitindo que as empresas antecipem e eliminem problemas antes que eles se tornem crises operacionais e, inda, corrija eventuais falhas no fluxo que poderiam prejudicar a experiência dos clientes.

Como criar uma cadeia de suprimentos ágil para o seu e-commerce

Fazer a integração de processos, fluxos de trabalho, demandas e operações é a maneira mais eficiente de criar uma cadeia de suprimentos ágil e focada na satisfação do consumidor. Afinal, é preciso que as marcas operem com uma visão sistêmica da supply chain, em que todos os processos, desde os que ocorrem na origem do produto até sua entrega para o consumidor final, são considerados como uma coisa só.

Em outras palavras, seu e-commerce precisa do suporte de um parceiro logístico capaz de oferecer soluções que deem conta de acomodar todo esse fluxo operacional, integrando os agentes envolvidos na cadeia de suprimentos de forma orgânica e funcional, otimizando e orquestrando as operações de transporte.

É por isso que, na Abbiamo, colocamos toda a nossa expertise em orquestração logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente, otimizando todas as etapas da sua cadeia de suprimentos.

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store! Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai ver que garantir a satisfação dos seus clientes não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.