logística4 min

Saiba o que é um Sistema TMS e como ele contribui para a gestão logística do negócio

Átila Froehlich 23 julho 2022

Cada vez mais a tecnologia tem se desenvolvido e fornecido soluções que visam modernizar e facilitar o fluxo logístico no varejo digital. Uma dessas soluções é o sistema TMS (Transportation Management System), uma tecnologia crucial na gestão de transportes e expedição e que é responsável por tornar a jornada de entregas mais organizada, mais barata e mais sustentável. Vem entender com a gente 🚀

Afinal, o que é um sistema TMS e como ele ajuda no gerenciamento de transporte?

Por trabalharem em um ambiente em que as operações logísticas ficam progressivamente mais complexas, não é segredo que as empresas de varejo digital precisam de toda a ajuda possível para que possam trabalhar de maneira mais inteligente, fácil e eficiente.

Além disso, os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes com o processo logístico e, por isso, a necessidade de ter uma visibilidade maior da cadeia de suprimentos continua a representar um desafio para muitas marcas.

Como resultado, tecnologias como o sistema TMS são mais críticas do que nunca, já que esses sistemas de gerenciamento de transporte desempenham um papel crucial na missão de ajudar os embarcadores a superar esses desafios e prosperar de forma cada vez mais competitiva e sustentável.

Mas vamos por partes. Primeiramente, é necessário entender que um sistema de gerenciamento de transporte, também chamado de sistema TMS, é uma solução de gerenciamento para a cadeia de suprimentos que lida justamente com o planejamento, a execução e a otimização do fluxo de movimentação de mercadorias.

Em termos mais simples, é uma plataforma logística que permite aos usuários gerenciar e otimizar as operações diárias de suas frotas de transporte. Afinal, distribuidores, fabricantes, empresas de varejo e outros players envolvidos na movimentação de cargas estão cientes de que há muitas partes móveis no processo de remessa.

E é por conta dessa grande quantidade de partes envolvidas na jornada que, da cotação à entrega, empresas que querem conquistar a preferência do consumidor estão sempre em busca de novas formas de otimizar seus gastos e melhorar as operações.

Nesse contexto, um sistema TMS faz exatamente isso, ajudando os expedidores a superar os desafios diários da cadeia de suprimentos e, com isso, dando mais transparência para o processo de entrega. Não é à toa que essa tecnologia é utilizada principalmente por empresas que precisam enviar, transportar e receber mercadorias regularmente, como por exemplo:

  • Fabricantes;
  • Distribuidores;
  • Empresas de transporte;
  • Empresas de e-commerce;
  • Redes de varejo e transportadoras;
  • Empresas de serviços logísticos;
  • Provedores de logística terceirizados;

As vantagens do sistema TMS para a gestão da cadeia de suprimentos

Em linhas gerais, um sistema TMS ajuda os expedidores a mover cargas do ponto A para o ponto B da maneira mais econômica e racional possível. Mas quem vive a gestão logística sabe que a cadeia de suprimentos é complexa demais para ser definida apenas como um processo que conecta o "ponto A" ao "ponto B".

Isso porque é preciso considerar que, até chegar ao consumidor final, uma encomenda passa por uma série de processos que precisam ser controlados e registrados com precisão. E aqui, não estamos falando apenas da parte física dessa jornada, e sim de todo o fluxo operacional envolvido nela, como processamento de pedidos, controle de custos, cadastro de veículos, planejamento de rotas, gestão da documentação, rastreamento das cargas e etc.

Um sistema TMS age justamente nesse sentido, registrando, conectando e integrando toda a gestão da operação e melhorando o processo de tomada de decisões. E veja bem: por se tratar de um sistema inteligente, o TMS não se restringe apenas ao registro desses dados, visto que ele também fornece informações claras que auxiliam na organização da jornada de entregas.

Com ele, sua empresa consegue consultar cálculos e simulações de frete, identificar quais são as rotas mais adequadas para determinado transporte, fazer a liberação de pagamentos e recebimentos, controlar diversas tabelas de frete e até mesmo realizar a gestão de ocorrências.

Por exemplo, um programa de análise e relatório de TMS pode identificar se a transportadora de menor custo está entregando no prazo – o tempo todo. Caso contrário, o remetente pode estar perdendo tempo, dinheiro e recursos, o que anula qualquer chance de economia nas tarifas. E os benefícios não param por aí, já que, com um bom sistema TMS, sua empresa também consegue:

  • Fazer uma análise aprimorada da cadeia de suprimentos e seus elos;
  • Selecionar a transportadora com base em tempos de trânsito, custos de envio e etc;
  • Melhorar a eficiência do armazém;
  • Diminuir os erros na entrada e na coleta de dados;
  • Combinar o TMS com um Warehouse Management System (WMS) para obter mais visibilidade da cadeia logística;
  • Operar com estoque reduzido;
  • Ter mais confiança no rastreamento de remessas.

Em outras palavras, com o suporte de uma solução TMS, sua marca consegue trabalhar com eficiência operacional aprimorada, fazer a tomada de decisões com base em dados precisos e melhorar o atendimento ao cliente, gerando uma economia de custos significativa!

Abbiamo: sua solução TMS para uma logística omnichannel de ponta a ponta

O TMS já não pode ser considerado uma tendência no setor, mas sim, uma necessidade para as empresas que desejam permanecer competitivas. Além da modernização dos processos de trabalho e do potencial para expandir a operação, esse sistema tem impacto direto na experiência que sua marca pode oferecer para o consumidor.

É por isso que, aqui na Abbiamo, colocamos toda a nossa expertise em orquestração logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente.

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store! Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai ver que garantir a satisfação dos seus clientes não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.