e-commerce5 min

Como a gestão logística para e-commerce ajuda seu negócio a ir mais longe

Átila Froehlich 13 maio 2022

Quem trabalha com gestão logística para e-commerce sabe bem que, na jornada de entrega, oferecer opções customizadas para fazer com que os produtos cheguem nas mãos dos clientes é um diferencial de peso. Same Day Delivery, retirada em pontos de vendas, entrega com hora marcada e todas as formas possíveis de garantir o conforto do consumidor são válidas.

Afinal, são facilidades assim que ajudam a garantir a preferência e a fidelidade dos clientes, e elas só são possíveis quando sua gestão logística para e-commerce é apoiada em soluções e softwares capazes de oferecer a tecnologia, os dados e o gerenciamento correto para tirar todas essas vantagens do papel e transformá-las em experiências reais para a clientela. Neste artigo, te mostramos como colocar isso em prática, vem com a gente 🚀

Afinal, como isso me ajuda a vender mais?

Todo mundo já sabe que o e-commerce está em pleno crescimento no mundo inteiro — uma situação que já é bem constante, visto que o setor registra novos recordes de faturamento ano após ano. E diante de um cenário desses, com tanta gente comprando o tempo todo, a preocupação em conquistar e manter clientes pode até parecer estranha, certo?

Mas esse é justamente o ponto. Com o mercado aquecido, mais negócios passam a apostar nas vendas online, o que acaba aumentando a competitividade e a necessidade de se diferenciar. Porque o consumidor vai continuar comprando, claro, mas vai optar pelos negócios que oferecem mais vantagens a ele ou que oferecem uma experiência mais personalizada e consistente!

É por isso que, mesmo diante de uma enxurrada de clientes, um negócio que mira no crescimento sustentável precisa manter a gestão logística para e-commerce afiada e bem organizada, já que a jornada de entrega — e a orquestração do Last Mile, em especial — ainda são as formas mais eficientes de garantir a satisfação da clientela e garantir que essas pessoas voltem a comprar.

4 dicas para estruturar uma boa gestão logística para e-commerce

Para ajudar você e sua empresa no desafio de aumentar a conversão de vendas por meio de uma boa experiência logística, separamos dicas bem práticas que podem ser aplicadas no seu e-commerce sem a necessidade de um grande investimento ou muito tempo de preparação. É claro que não dá para fazer tudo correndo, um mínimo de planejamento para qualquer ação é sempre necessário, não é mesmo? Então anote aí:

1- Integre e otimize seus processos

Quem faz a gestão logística para e-commerce sabe que a operação exige controle total das informações e eficiência para evitar problemas na jornada de entregas. Afinal, a quantidade de cargas gerenciada diariamente por esse segmento é imensa e, em um cenário que pede dinamismo e assertividade, é fundamental que todos esses dados estejam integrados e centralizados.

Lembre-se: a gestão logística deve sempre buscar uma forma de ir além, implementando sistemas que integrem o uso de dados ao gerenciamento, estimulando uma tomada de decisão baseada em fatos. Integrar consiste em outra prática importante, isto é, permitir que gestores e líderes acessem todo o fluxo da cadeia de suprimentos de um só local, facilitando a delegação de tarefas e o monitoramento do desempenho.

2- Aposte em soluções para rastreamento das suas entregas

Cargas perdidas, desviadas, roubadas ou extraviadas representam problemas comuns. Porém, estão longe de serem normais. Eles acarretam desafios financeiros, impactam a satisfação do cliente e podem manchar a imagem do empreendimento. E um bom rastreador realmente pode ajudar seu negócio a driblar algumas dificuldades.

Só que esse acompanhamento das entregas em tempo real não serve apenas para questões de segurança. Essa informação também pode, e deve, ser compartilhada com seus clientes sempre que possível. Exercitando esse tipo de transparência, você consegue manter o seu público sempre atualizado sobre o status da carga e, assim, consegue fazer também uma boa gestão da expectativa dele!

3- Tente reduzir o ciclo do pedido

Quando o assunto é logística, não tem discussão: tempo realmente é dinheiro. Nesse fluxo, cada hora gasta em atividades fora do escopo pode significar um atraso na entrega do cliente, problemas na comunicação da equipe, desafios no gerenciamento do estoque, entre outros obstáculos. Por isso, prezar pela minimização do ciclo do pedido é essencial. Aqui, uma boa ideia é mapear tanto a jornada da equipe quanto a do cliente.

Ao compreender a primeira, será mais simples identificar gargalos e mitigá-los antes que gerem problemas. Já no caso da segunda, o gestor entenderá, na prática, que a compra não começa no momento em que o cliente faz o checkout no carrinho, mas muito antes. Da mesma maneira, ela termina não quando o consumidor recebe a compra, mas no pós-venda.

4- Fique de olho no índice de satisfação de seus clientes

Por fim, uma dica de ouro: saiba que a reação dos seus consumidores é sempre um excelente termômetro na hora de comprovar a qualidade da gestão logística para e-commerce. E da mesma forma, aqueles clientes que acabam ficando insatisfeitos ajudam a mostrar situações e práticas que precisam ser mudadas — o que geralmente inclui os processos do setor.

Por isso é tão importante investir em formas eficientes de monitorar as opiniões do cliente sobre o seu fluxo de entregas. Claro, é possível fazer isso pelas redes sociais, pelo site do negócio, ou ao buscar por feedbacks pessoais e em fóruns, só que o pulo do gato é contar com soluções de entrega que se encarreguem de colher esses feedbacks de forma automática, via apps ou pesquisas de satisfação!

Quer todas essas facilidades em uma só solução? Conheça a Abbiamo

A gente acredita que entregar emoções é um compromisso bastante sério e fundamental para uma boa gestão logística para e-commerce. É por isso que desenvolvemos uma solução de orquestração logística que organiza todas as informações importantes para você e para os seus clientes em uma só plataforma, entregando para o seu processo de logística todas as ferramentas necessárias para customizar cada entrega com a cara do seu e-commerce.

Com o nosso suporte, seu e-commerce consegue ir mais longe, organizando todos os fluxos de trabalho importantes em um só lugar e oferecendo soluções completas para que você tenha o máximo de autonomia na tomada de decisão! Fale com o nosso time de especialistas e descubra os benefícios de agendar um teste personalizado. Aqui, assumimos a missão de simplificar a jornada com o que há de melhor em tecnologia. Vem com a Abbiamo!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.