e-commerce4 min

Software de gestão logística: 4 riscos que essa solução pode evitar

Átila Froehlich 27 abril 2022

Quem vende no e-commerce sabe que o gerenciamento das entregas é uma parte crucial do negócio. Contudo, não é raro que algumas empresas ainda toquem essa operação de forma manual e tradicional, confiando apenas no senso de direção dos motoristas e entregadores e abrindo mão soluções tecnologias indispensáveis, como um bom software de gestão logística, por exemplo.

Mas é preciso entender que, hoje, a logística já vai muito além do simples ato da entrega. Isso porque há diversos fatores importantes envolvidos nesse fluxo, entre eles a prevenção e redução de riscos, a otimização dos custos de entrega e a garantia da satisfação do consumidor — pontos que contam muito para a reputação do e-commerce.

Especialmente quando pensamos no transporte de cargas sensíveis e valiosas, que acabam exigindo um cuidado extra do transportador. Lembre-se de que uma das principais características de qualquer negócio é a correta gestão dos riscos, que deve ser guiada por um gerenciamento eficiente, buscando sempre maneiras de reduzi-los com planos de ação para minimizar o seu impacto.

Entenda como o software de gestão logística te ajuda na segurança

É verdade que a implementação de um software de gestão logística pode trazer diversos benefícios para a operação do e-commerce. Neste artigo, porém, vamos focar na segurança dessas cargas e mostrar alguns dos principais riscos que essa tecnologia pode ajudar a mitigar. Vem com a gente:

1- Rotas ruins e entregas atrasadas

Você sabia que, de acordo com a Confederação Nacional de Transporte, apenas 41% da malha rodoviária brasileira é considerada ótima ou boa? Isso nos deixa para trás com um número alarmante: 59% das estradas apresentam algum tipo de problema, sendo consideradas regulares, ruins ou péssimas.

Nessa realidade, já imaginou quantas entregas acabam prejudicadas todos os dias por questões como infraestrutura, obras, acidentes e etc? É o tipo de problema que pode ser resolvido com um bom software de gestão logística apoiado por soluções de automação. Aqui, você pode programar rotas mais contundentes e ainda conta com acompanhamento e comunicação em tempo real, garantindo que alterações emergenciais possam ser feitas diretamente com a frota de motoristas!

2- Cargas roubadas

Segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC), o Brasil registrou, só em 2021, mais de 25 mil casos de roubos a caminhões de carga nas estradas do país, gerando prejuízos na casa dos 2 bilhões de reais à economia brasileira. Um desafio bastante complicado de se lidar por conta da imprevisibilidade e que, ainda assim, faz parte da gestão logística.

A boa notícia é que os gestores de transporte logístico podem minimizar os impactos desse problema com o suporte de um software de gestão logística eficiente. Afinal, essa solução oferece acompanhamento em tempo real das cargas e comunicação direta com a base de entregadores e parceiros logísticos, ajudando a mitigar boa parte dos riscos!

3- Danos à mercadoria

Outra conta simples: se somarmos os problemas de infraestrutura das estradas nacionais com o fator de erro humano, o resultado será uma alta probabilidade de avarias às mercadorias transportadas. Vamos lembrar que o volume de perdas causado por danos nas encomendas em transporte também é responsável por escoar uma grande parte da riqueza nacional.

Para lidar com essas situações, a logística de transporte estabelece métodos de empacotamento e acondicionamento voltados para a realidade dos ativos sendo transportados. Isso significa que o software de gestão logística ajuda a estabelecer rotas mais estáveis para cargas mais sensíveis e comunica o transportador quando a encomenda exigir cuidados adicionais, diminuindo a incidência de danos causados.

4- Clientes insatisfeitos

Por fim, mas não menos importante: todos os riscos que mencionamos acima não afetam apenas o caixa da sua empresa, mas também a reputação da marca e o índice de satisfação do consumidor. Afinal, a ruptura no ciclo de abastecimento compromete diretamente o relacionamento com o cliente.

É aqui que um software de gestão logística entra em cena para evitar que os clientes se sintam prejudicados. Por exemplo, é possível usar a tecnologia para roteirização de entregas. Dessa forma, garante-se controle total, do planejamento de itinerário à montagem das cargas, passando por conhecimento geográfico, programação de atendimento ao cliente e agendamento de entregas.

Na hora de escolher um parceiro logístico, não abra mão da excelência!

A empresa que não abre mão de trabalhar com um bom software de gestão logística pode colocar em prática uma série de ações que contribuem para uma gestão mais assertiva do e-commerce e para a satisfação dos clientes, que desfrutam de um serviço mais eficiente, seguro e transparente.

E de transparência a gente entende! Aqui na Abbiamo, oferecemos uma solução completa, projetada para ser uma verdadeira aliada da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística last-mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste

e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de trabalho!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.