e-commerce6 min

Sazonalidade na logística: como preparar a operação para grandes datas do e-commerce

Átila Froehlich 07 setembro 2022

É fato que, nos períodos próximos a grandes datas do e-commerce, como Natal, Black Friday e Dia dos Namorados, há um aumento expressivo de pedidos nas lojas de todo o Brasil. Em períodos assim, os responsáveis por viabilizar essas entregas — seja o setor de expedição do negócio, seja a transportadora encarregada —, precisam lidar, de uma hora para outra, com um volume imenso de encomendas. É quando um bom planejamento de sazonalidade na logística pode fazer toda a diferença!

Entenda como a sazonalidade na logística afeta a operação

É verdade que essas datas especiais do e-commerce — marcadas por grandes ofertas, descontos especiais e o infame "frete grátis" — são excelentes oportunidades para marcas que atuam no varejo digital garantirem aquela injeção de capital no negócio. Só não esqueça que, geralmente, também é em momentos assim que a gestão logística é colocada à prova!

Por mais que você queira aproveitar a onda e assegurar o maior faturamento possível, é preciso ficar atento com os processos internos e de expedição. Lembre-se de que o momento é passageiro, mas a experiência do cliente e a reputação da marca são indicadores construídos ao longo de anos — e que podem ser bastante prejudicados se a sua empresa negligenciar o preparo para a sazonalidade na logística.

Isso porque é durante esses crescimentos repentinos de demanda que os gargalos e problemas da jornada de vendas realmente se manifestam com mais intensidade. Agora, imagine se dar conta de uma situação problemática no seu fluxo operacional bem no meio de uma Black Friday, por exemplo. Com os pedidos chegando um atrás do outro e os prazos de entrega ficando cada vez mais próximos, sua empresa certamente estará com todos os ingredientes em mãos para uma crise de relações públicas.

Afinal, assim como a marca aguardou o ano inteiro por aquele impulso nas vendas, os clientes também esperaram as promoções e preços especiais por muito tempo — e não vão pensar duas vezes antes de enviar avaliações ruins ou inundar a sua caixa de entrada e redes sociais com comentários e feedbacks negativos.

E o problema pode ir muito além da reputação

Além de ser uma etapa importante para a estruturação da cadeia de valor de qualquer empresa, construir uma boa reputação também é um dos pilares de quem almeja um maior número de vendas e a ampliação dos negócios, não há dúvidas. Só que, ao deixar a preparação para a sazonalidade na logística de lado, os problemas podem ir muito além do prejuízo na satisfação do consumidor.

Tenha em mente que, assim como você, milhares de outras marcas também estão envolvidas com essas datas especiais. Isso significa que, em uma situação emergencial, também não vai ser fácil encontrar transportadoras com espaço ou agendas disponíveis para suprir essa demanda extra de uma hora para outra.

E se a situação realmente sair do controle, é seguro assumir que muitos de seus clientes podem começar a cancelar os pedidos, entrando em contato para solicitar reembolsos e causando confusão também para a sua equipe financeira. Agora, além de clientes insatisfeitos, a empresa também precisa lidar com um rombo no caixa. Complicado, não é mesmo?

Mas, afinal, como posso preparar a operação para esses picos de demanda?

Não é segredo que a demanda sazonal pode, sim, ter impacto direto no faturamento e na reputação das empresas e, por isso, precisa ser bem administrada com cuidado. A boa notícia, contudo, é que colocar a casa em ordem para encarar essas datas especiais com eficiência não é tão difícil quanto parece. Especialmente se a sua empresa contar com um parceiro logístico eficiente, atualizado e munido com soluções de orquestração de alto nível.

Com o suporte de um bom software TMS integrado com seus parceiros transportadores, por exemplo, você ganha muito mais visibilidade e controle para reger e guiar todos os procedimentos necessários para que o produto comprado pelo consumidor saia do estoque da loja e vá até o ponto de entrega dentro do prazo estipulado com o mínimo de interação humana possível, automatizando processos burocráticos e simplificando etapas mecânicas.

E quando todas essas frentes conseguem trabalhar em sinergia, prever e antecipar a sazonalidade na logística fica muito mais fácil, já que seu e-commerce consegue criar uma relação mais funcional com as entregadoras e parceiros de delivery, sempre com o comum objetivo de assegurar um cliente satisfeito. Mas, claro, não podemos assumir que uma dinâmica dessas se cria da noite para o dia, certo? Também existem algumas iniciativas que você deve colocar em prática e, aqui, separamos as principais! Confira:

1) Antecipe-se aos picos de vendas

A regra é clara: qualquer planejamento adequado começa com antecedência. É por isso que o primeiro passo envolve justamente a antecipação das demandas. Você pode se basear em números de datas anteriores para evitar tanto o excedente quanto a falta de mercadorias, garantindo os insumos e deixando operadores logísticos em stand-by, prontos para dar vazão às cargas de acordo com a programação!

2) Invista no bom relacionamento com transportadores

O trabalho durante a sazonalidade exige um processo ainda mais integrado entre todos os atores da cadeia logística. Portanto, é recomendado desenvolver uma relação próxima, amparada na confiança e na flexibilidade, com os parceiros transportadores e logísticos. Isso se tornará imprescindível em situações de mudanças repentinas e vai garantir um relacionamento baseado em confiança mútua.

3) Resguarde-se com pessoal e com infraestrutura

Para que a marca dê conta da demanda extra, é essencial checar se as integrações e a comunicação entre todos os sistemas e softwares estão funcionando adequadamente. Antes mesmo do período sazonal, é importante que sejam realizadas manutenções preventivas e que todas as atualizações estejam em dia, além de assegurar que os colaboradores recebam as qualificações, treinamentos e os reforços necessários.

4) Foque, de verdade, na satisfação do cliente

Como já explicamos aqui, assim como o impulso nas vendas, garantir uma boa experiência do cliente também deve ser uma das estratégias centrais durante datas especiais do e-commerce — e é importante que a marca mostre esse esforço. Seja através das redes sociais, newsletters ou canais específicos de atendimento, ouvir e resolver os problemas do consumidor multiplica a chance de fidelização e amplia a visibilidade, ajudando você a resolver eventuais problemas com mais agilidade e assertividade.

E a Abbiamo pode te ajudar a chegar lá!

Antecipar-se à sazonalidade na logística é uma necessidade para empresas que desejam permanecer competitivas e querendo realmente tirar o máximo proveito possível das datas especiais do e-commerce sem toda a parte da dor de cabeça. E, conforme explicamos ao longo deste artigo, a modernização de processos de trabalho e a expansão da operação são vitais para otimizar a experiência que sua marca pode oferecer para o consumidor.

É por isso que, aqui na Abbiamo, colocamos toda a nossa expertise em orquestração logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS de segunda geração, planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente.

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai ver que garantir a satisfação dos seus clientes não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.