e-commerce5 min

Logística na Black Friday: 6 dicas para preparar o seu e-commerce

Átila Froehlich 22 agosto 2022

De acordo com informações da Neotrust, o e-commerce nacional cresceu 5,8% durante a Black Friday 2021. O faturamento, desse modo, chegou à casa dos R$ 5,4 bilhões. A previsão é de que esses números dobrem durante o mesmo período de 2022, cenário em que uma boa orquestração logística na Black Friday pode fazer toda a diferença para as marcas que desejam aproveitar o momento para se consolidar na preferência do público.

É claro que, quando pensamos em Black Friday, estamos falando em um momento extremamente importante e movimento para quem trabalha com a cadeia de suprimentos, já que a data do comércio é marcada por planejamento extensivo, alocação de recursos, processos de aceleração e preparação para contingências — além do evidente esforço logístico para garantir que os produtos cheguem até o consumidor final.

Passo a passo para organizar a sua logística na Black Friday

Verdade seja dita, é que, neste momento, a pior coisa que pode acontecer com uma transportadora ou uma empresa de logística na Black Friday é agir sem um bom planejamento, apostando na roteirização tradicional e ir aumentando o contingente conforme os pedidos forem chegando.

É a receita certa para que todo o bom trabalho desenvolvido ao longo do ano vá por água abaixo, prejudicando a reputação da marca, criando gargalos na distribuição de pedidos e perdendo toda a rastreabilidade do processo. É por isso que, neste artigo, levantamos uma checklist de última hora para garantir que sua empresa não esteja esquecendo nada crucial. Anote aí:

1- Faça um balanço dos seus recursos

Sempre vale a pena estar preparado. Por isso, antes que os pedidos comecem a chegar, peça para sua equipe fazer um balanço das instalações, equipamentos e recursos. Se você espera um grande número de entregas saindo do seu centro de distribuição, certifique-se de estar com tudo pronto para movê-los possível, e isso inclui máquinas, empilhadeiras, empacotadoras, scanners, etc.

Certifique-se de que tem armazenamento suficiente no depósito, audite seu inventário existente e realoque produtos lentos para logística de terceiros ou contêineres temporários para liberar mais espaço. Faça um passeio pelos departamentos para ver se eles estão equipados para acomodar a remessa extra envolvida.

2- Saiba onde está o seu inventário

Se você quer estar na mesma página que seus transportadores na hora de organizar a logística na Black Friday, talvez seja um bom momento para compartilhar projeções de demanda com eles. Isso vai ajudar a garantir que seu estoque esteja onde deveria estar – e que esteja se movendo na velocidade certa. Se ainda houver mercadorias em trânsito, por exemplo, essa é a janela ideal para saber exatamente onde elas estão e quando vão ser entregues.

Também é importante contar com a possibilidade de você ter que agilizar um envio. Ter boas relações com seus parceiros de transporte compensa neste momento. Sempre há espaço para discrepância de estoque e, por isso, todos os parceiros devem estar cientes dos gargalos que podem surgir e ter o suporte pronto para lidar com eles. Também faria sentido realizar uma contagem de estoque de última hora.

3- Considere as solicitações de última hora

Transportadoras alternativas podem ser cruciais quando surgem solicitações de atendimento de última hora. Elas ajudam a evitar estornos de carga atrasados e contribuem para os varejistas que querem evitar a perda de clientes e oportunidades de vendas. Aqui, a dica é fazer um alinhamento com esses parceiros antes da Black Friday para verificar se todos os seus meios de transporte estão prontos para operação.

Também é uma boa ideia mover o seu estoque adicional para depósitos e lojas físicas mais próximas dos seus clientes. Se você tiver um parceiro de atendimento terceirizado, certifique-se de mantê-lo atualizado sobre todas as projeções de volume de vendas que você recebeu até o momento. Ele sempre ajuda muito para ajudá-los a estar preparados.

4- Certifique-se de que seus sistemas TMS e softwares de logística estejam prontos para a carga adicional

Com um aumento repentino na demanda logística na Black Friday — e na Cyber Monday —, sempre há uma chance de seus sistemas ficarem sobrecarregados. Se alguma coisa parar ou desligar, você está em apuros. Aqui, seus sistemas de gerenciamento de pedidos, gerenciamento de estoque, remessa e gerenciamento de dados precisam estar atualizados e prontos para funcionar corretamente o tempo todo.

É seguro supor que seu banco de dados e sua equipe de operações já estão trabalhando com isso em mente durante todo o ano, claro, mas vale reservar um tempinho perto da Black Friday para verificar tudo novamente. Para ajudar, separamos algumas ações práticas que podem te ajudar:

  • Faça backup de todos os seus bancos de dados;
  • Avalie alguns serviços de hospedagem alternativos;
  • Execute testes de carga e testes de estresse;
  • Peça à sua equipe técnica para testar tudo novamente;
  • Se você estiver usando um fornecedor terceirizado para qualquer coisa, certifique-se de que seus sistemas estejam integrados aos deles.

É uma necessidade absoluta que você tenha um plano de contingência. Tenha sua equipe de tecnologia pronta caso algo dê errado.

5- Certifique-se de que seus armazéns estejam prontos para o aumento na demanda

Seus armazéns precisam estar prontos para acomodar um aumento gigantesco nos estoques. Isso, juntamente com o fato de que você também precisa movimentar o estoque rapidamente, é um grande desafio. Também vale reorganizar as linhas de coleta e embalagem, já que isso ajudará a melhorar a capacidade de cada estação.

Certifique-se de que você tenha materiais extras da estação de coleta e embalagem, como sacolas, etiquetas de correspondência, scanners, carrinhos e fitas adesivas. Lembre-se de que a falta de suprimentos é bastante comum e muitas vezes retarda as operações do armazém.

6- Certifique-se de que seu site tenha informações pertinentes

Muitas pessoas vão visitar seu site para buscar informações. Certifique-se de que está preparado para as políticas, informações de envio e outras perguntas frequentes. É uma boa ideia revisitar o que as pessoas perguntaram sobre o ano anterior e respondê-las no site desta vez.

Verifique se o Dashboard está funcionando bem. Execute uma auditoria para ver se as reservas, guias de remessa, confirmações de pedidos, relatórios e mensagens gravadas estão funcionando da maneira que deveriam.

Mãos à obra!

Pergunte a qualquer especialista em cadeia de suprimentos e eles terão uma história de “envio da Black Friday que deu errado” para contar. É mais comum do que gostaríamos. É por isso que a preparação para a bonança das compras dura meses, e uma verificação de última hora garantirá que tudo se encaixe quando os pedidos começarem a chegar.

E não esqueça que, aqui na Abbiamo, colocamos toda a nossa expertise em orquestração logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente.

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store! Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai ver que garantir a satisfação dos seus clientes não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.