last mile5 min

5 razões comuns para o atraso na entrega de produtos

Átila Froehlich 12 agosto 2022

No e-commerce, o atraso na entrega de produtos é o nome dado ao não cumprimento dos prazos de frete prometidos pela loja virtual no momento da compra. E, verdade seja dita, essa demora no delivery se deve, em muitos casos, aos serviços de má qualidade — ou simplesmente aos fluxos mal orquestrados — oferecidos por transportadoras.

Mas se você atua como gerente de logística de um e-commerce, é necessário ter em mente que, segundo um estudo do Shippy Pro, cerca de 10% a 30% dos atrasos se devem a outros fatores que estão fora do controle de qualquer agente envolvido na cadeia de suprimentos, como condições meteorológicas, cliente ausente no momento da entrega ou falta de clareza na descrição do endereço.

E não se engane: o atraso na entrega de produtos pode prejudicar a confiança que os consumidores têm na sua marca e, em longo prazo, influenciar negativamente na captação de novos leads e novos clientes. Especialmente se considerarmos que, em um estudo recente divulgado pelo Capterra a respeito do comportamento dos consumidores em torno do e-commerce, foi revelado que 73% dos usuários esperam entregas ultra rápidas para suas compras no varejo digital.

Mas, afinal, quais fatores podem causar o atraso na entrega de produtos?

Pesquisas revelam que até 69% dos consumidores são muito menos propensos a comprar de um varejista no futuro se seu pedido não chegar dentro de uma margem de até de dois dias da data prometida. Considerando isso, qualquer marca que identificar a repetição em padrões de atraso deve entender o que está causando o problema para evitá-lo da melhor maneira possível antes que isso afete, de forma irreversível, a experiência do cliente.

Lembre-se que a falta de controle no Last Mile não afeta apenas a taxa de retenção de clientes, mas também obriga os compradores digitais a procurarem seus concorrentes. Pensando nisso, elencamos uma lista com as principais razões para atrasos no envio de mercadorias que marcas e empresas devem se esforçar para resolver:

1- Tráfego intenso

As testas enrugadas que olham repetidamente para seus relógios, indivíduos irritados batendo os pés e espiando ansiosamente pelo mar de carros e motos para encontrar uma abertura para cortar o tráfego é uma visão comum para pessoas que viajam em estradas movimentadas. Por mais insuportáveis que essas experiências de “hora do rush” possam ser, muitas vezes elas são inevitáveis.

Só que, para transportadoras, esse é um problema particularmente sensível. E embora pouco possa ser feito para superar o obstáculo do tráfego, é importante lembrar que uma roteirização inteligente sempre ajuda a evitar estradas movimentadas durante os horários de pico. Além disso, para garantir a satisfação do cliente, essa ferramenta permite que congestionamentos sejam antecipados e contabilizados no prazo final, assegurando um compromisso maior com a data prevista de entrega.

2- Feriados e datas especiais

As datas comemorativas são especiais por vários motivos — casas decoradas, pessoas mais felizes ou simplesmente aquele feriadinho prolongado para colocar o descanso em dia já é mais do que suficiente. Mas, do ponto de vista comercial, essas épocas geralmente envolvem um grande fluxo de vendas de produtos.

Isso ocorre porque, aproveitando corretamente a oportunidade de férias, as empresas de comércio eletrônico criam entusiasmo para incluir promoções e grandes ofertas para pedidos online, aumentando muito as compras e, claro, o faturamento. No entanto, esse "horário nobre" para a compra de presentes leva a um aumento no volume de remessas que pode sobrecarregar as capacidades de envio da marca.

Aqui, para evitar atraso na entrega de produtos, as marcas devem planejar e estabelecer um sistema de logística otimizado, trabalhando com parceiros de entrega eficientes, integrando a cadeia de suprimentos de forma ágil e garantindo que haja pessoal suficiente para gerenciar os pedidos.

3- Perdas ou danos nas mercadorias

Embora a maioria das empresas de comércio eletrônico faça o possível para que isso não aconteça, a perda ou dano de mercadorias pode levar a atrasos na logística. As avarias durante o transporte não são muito comuns, especialmente porque as empresas de logística começaram a expandir sua rede e refinar seu transporte, mas situações inesperadas podem surgir e sua marca precisa estar preparada!

Em tal situação, o ideal é que o pacote seja devolvido pela própria transportadora e o produto seja substituído por um novo antes mesmo do prazo de entrega se esgotar. A perda de mercadorias, por outro lado, pode ser altamente frustrante, especialmente porque o cliente não pode saber quando ou se seu pacote um dia vai chegar. Aqui, o rastreamento em tempo real do pedido pode ser uma excelente ferramenta para resolver os problemas com mais transparência e não correr o risco de perder esse cliente.

4- Tecnologia defasada

A tecnologia pode ser uma grande facilitadora para o fluxo logístico de qualquer e-commerce, fornecendo insumos e soluções capazes de agilizar e otimizar o delivery. Desde que, claro, ela esteja devidamente atualizada para gerenciar as expectativas atuais do novo consumidor. Quando a tecnologia falha ou está desatualizada, não há dúvidas de que ela mais vai atrapalhar do que ajudar.

Vale destacar que muitas cadeias de suprimentos bem consolidadas no mercado ainda utilizam tecnologias antigas e defasadas, o que pode ser particularmente problemático, pois se torna muito mais desafiador integrar um novo software que tenha o potencial de evitar atrasos nas entregas. Por isso, o ideal é contar com um parceiro logístico que esteja constantemente investindo em inovação, pesquisa e desenvolvimento!

5- Erros do cliente

Nem sempre a culpa é do parceiro de entrega. Às vezes, o que está causando atrasos no envio é um cliente que forneceu o endereço de entrega errado, errou acidentalmente ao adicionar as informações de entrega ou forneceu informações inadequadas.

Mas é justamente por isso que é tão importante manter abertos canais de comunicação com o consumidor nas várias etapas da jornada de entrega e, mais uma vez, contar com soluções e tecnologias inteligentes que permitam que essas informações sejam verificadas, ajustadas e corrigidas quando necessário sem, necessariamente, comprometer o fluxo de logística ou a experiência do cliente.

Se o cliente errou e mesmo assim você fez de tudo para garantir a entrega, pode ser que sua marca até mesmo fidelize esse consumidor apenas pelo fato de ter mostrado interesse em resolver o problema dele!

Garanta um fluxo de entregas eficiente com o parceiro de logística certo para a sua marca!

Quando você tem toda a operação logística organizada e sob controle, fica muito mais fácil compartilhar o status dos pedidos com seus clientes e até mesmo implementar soluções mais avançadas, como rastreamento em tempo real, tecnologias de entrega Last Mile e até colocar todas essas informações para ajudar no seu fluxo de roteirização!

E para isso, é importante ter o suporte de um parceiro logístico eficiente! É por isso que a solução de orquestração logística da Abbiamo oferece um pacote completo de ações que ajudam você a trabalhar com cada vez mais eficiência na satisfação do consumidor.

Aqui, seu e-commerce conta com tecnologia Last Mile centralizada, transparência na entrega, organização dos pedidos e todas as ferramentas que o seu e-commerce precisa para atender as demandas crescentes da clientela, conectando e unificando as suas operações e transformando a entrega em uma experiência memorável.

Venha para a Abbiamo, agente um teste prático para conhecer o nosso serviço e descubra como a sua logística pode entrar em cena para transformar de vez a jornada de entrega no e-commerce!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.