omnichannel4 min

Gestão integrada: a solução para agilizar processos na sua operação omnichannel

Átila Froehlich 02 setembro 2022

Quem toca uma operação omnichannel já sabe: milhares de dados são gerados todos os dias, e muitas decisões são tomadas com base neles. Setores como marketing, vendas, produção, financeiro, recursos humanos e logística geram um grande número de informações que demandam muita atenção e, claro, uma boa gestão integrada para garantir que elas sejam utilizadas da maneira correta!

Afinal, administrar todas essas frentes e fazer com que elas se comuniquem de forma eficiente é um desafio para qualquer dono de empresa. Entre as soluções que se apresentam, fazer uma gestão integrada do negócio é uma das alternativas mais interessantes, pois esse método une todas as áreas e agrupa as informações de maneira estratégica.

Imagine, por exemplo, que o dono de uma loja de roupas precisa tomar uma decisão rápida sobre a compra de um produto. A fabricante de determinada camiseta está realizando uma promoção relâmpago e precisa de uma resposta o quanto antes, pois, dependendo do retorno, oferecerá a mercadoria a outro revendedor.

Na hora de consultar o estoque e outros dados relacionados ao que é mais vendido, ele não encontra as informações, porque elas estão apenas em uma planilha arquivada no computador do responsável pelo setor, que, por sua vez, já não se encontra mais na empresa.

Em uma situação como essa, o gestor tem duas opções: esperar para tomar a decisão no dia seguinte ou ligar para o profissional responsável pelo estoque. O problema é que os dois casos têm como problema comum a demora. Tanto um quanto o outro podem gerar a perda de uma oportunidade de conseguir um bom produto por um preço abaixo da média do mercado.

A mesma complicação pode ser transportada para pequenas empresas, que não possuem, necessariamente, um funcionário para administrar cada setor. Digamos que o próprio empreendedor cuide de toda a parte administrativa sozinho e tenha o costume de guardar informações de maneira desorganizada, em arquivos separados. Na hora de buscar algum dado fundamental para a tomada de uma decisão urgente, certamente encontrará algumas dificuldades.

Os gestores precisam ter uma visão ampla e geral da empresa, com acesso facilitado aos dados de todos os setores, para que possam realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. É por isso, portanto, que a gestão integrada torna-se uma alternativa tão interessante para os donos de negócios colocarem a casa em ordem e se encontrarem em meio às demandas, afinal, eles transitam em todas as áreas e são os responsáveis por tomarem as decisões estratégicas.

Como a centralização de dados pode ajudar a sua empresa a fazer uma boa gestão integrada

Para realizar uma gestão integrada do negócio, contar com softwares de gerenciamento que centralizem os dados do negócio é uma ajuda e tanto. Isso porque esse tipo de sistema automatiza o processo e reúne em um único lugar todas as informações da empresa. Em vez de cada área ter uma solução diferente, tudo é concentrado dentro do mesmo espaço, trazendo excelência para a administração da marca, olha só:

  • Controle das informações e processos

Ao centralizar tudo, o gestor tem um domínio muito mais exato sobre o que acontece no dia a dia do negócio, pois sabe onde e de que maneira acessar o que precisa. Assim, é possível fiscalizar e agir de maneira mais rápida para fazer alguma correção ou resolver um problema. Além disso, um monitoramento em tempo real dos resultados possibilita uma tomada de decisão assertiva, pois os dados extraídos são mais precisos.

  • Aumento da produtividade

Com um software inteligente, os profissionais conseguem trabalhar de maneira mais agilizada, pois precisam acessar um único sistema e registrar as informações somente uma vez. No controle por planilhas, por exemplo, muitas vezes é preciso anotar o mesmo dado em três ou quatro documentos diferentes. Essa facilidade ainda faz com que as pessoas consigam se concentrar exclusivamente em suas áreas de atuação. A tecnologia poupa tempo e esforços das equipes e dos gestores, que podem planejar e executar suas atividades com mais eficiência.

  • Auxílio na comunicação entre as áreas

A comunicação entre os setores melhora consideravelmente com o uso de um software integrado, pois praticamente acaba aquela história de fazer uma solicitação, esperar e esperar, cobrar pelo pedido ainda não atendido que, no final, pode acabar gerando até um conflito entre áreas. Com um sistema de gestão integrada, a logística, por exemplo, pode acessar as informações de estoque e entregas diretamente do software, evitando a demora e quaisquer outros problemas, deixando a interação das equipes e das transportadoras muito mais agradável e produtiva.

  • União de esforços

Com todas as informações reunidas em um único lugar, fica muito mais fácil dar amplo acesso a elas, o que cria um sentimento de união entre as áreas, afinal, todas conseguem saber o que cada uma está fazendo e quais são os resultados. Isso pode gerar, inclusive, um maior engajamento dos profissionais na busca pela realização dos objetivos e metas da empresa.

Sua aliada para uma gestão integrada e ágil está aqui!

Já deu para perceber que, quando falamos em gestão integrada para operações omnichannel, é importante investir em estratégias e soluções capazes de simplificar a rotina de trabalho das suas equipes e, ao mesmo tempo, fornecer todas as informações necessárias para uma boa orquestração operacional de forma centralizada e transparente.

É por isso que, aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina operacional — especialmente na hora de transformar a sua logística em um fluxo ágil e otimizado. Com o nosso suporte, sua marca conta com soluções de rastreamento em tempo real, tecnologia de logística Last Mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.