e-commerce5 min

A importância da logística reversa para a estratégia omnichannel da sua marca

Átila Froehlich 06 julho 2022

Vamos aos fatos: não há como negar a importância da logística reversa para marcas e varejistas que desejam colocar a satisfação do consumidor no centro de suas estratégias. Na verdade, esse cuidado deixou de ser um capricho das grandes marcas para se tornar parte fundamental de operações que desejam garantir a longevidade do negócio e a preferência dos clientes.

É por isso que, neste artigo, vamos mergulhar nesse conceito e ajudar você a entender melhor a importância da logística reversa para a estratégia omnichannel da sua marca e mostrar como implementá-la com sucesso pode ser simples!

Entendendo a importância da logística reversa

Para compreender melhor por que a logística reversa é importante, precisamos entender como ela afeta os processos na cadeia de suprimentos. Na essência, a logística reversa refere-se à alteração do fluxo lógico e típico das entregas que todos estamos tão acostumados — só que na direção oposta. Em outras palavras, ela trata principalmente do gerenciamento de produtos devolvidos.

Veja bem: no mundo inteiro, existem legislações em vigor que servem para garantir que o cliente de e-commerce tenha um período mínimo para devoluções e trocas de mercadorias e, se você trabalha com esse segmento, provavelmente já está bem familiarizado com a parte operacional dessa política. Contudo, para utilizar a logística reversa de forma estratégica, é importante otimizar esse fluxo o máximo possível!

Confira 5 dicas para otimizar seu sistema de logística reversa

É indispensável ter uma política de troca e devoluções bem estruturada e clara. Além disso, sempre em fácil acesso ao consumidor, já que o cliente não pode ficar desamparado, sem saber como proceder nos casos da logística reversa. Pensando nisso, elencamos algumas dicas valiosas que vão simplificar a rotina de quem já entendeu a importância da logística reversa e quer levá-la para um novo patamar. Confira:

1. Escolha seu parceiro de entregas com cuidado e atenção

Este é, definitivamente, o primeiro passo para não apenas otimizar, mas simplesmente evitar ao máximo os retornos. Embora seja mais do que normal receber devoluções, quando isso acontece devido a um problema de envio, como atrasos, itens quebrados e afins, é sinal de que algo não está certo na na cadeia de suprimentos.

Será que a empresa de transporte não é profissional o suficiente e está causando problemas de envio? Será que, por conta da falta de tecnologia e transparência, este parceiro está enfrentando dificuldades para cumprir os prazos estabelecidos? Esse cuidado é importante pois, em última instância, o responsável por qualquer problema sempre vai ser a sua marca — o cliente não quer saber se a culpa é de uma empresa terceirizada e afins.

2. Pense nas embalagens de forma prática e estratégica

Todos nós já sabemos a importância da embalagem para os negócios online. Ele representa sua marca e é a primeira interação física que seu cliente tem com sua empresa. No entanto, às vezes podemos esquecer o objetivo número um da embalagem: proteger os itens durante o transporte e na cadeia de suprimentos.

É claro que isso varia de acordo com os diferentes tipos de sistemas logísticos, mas independentemente da forma de envio que você escolher, se seus clientes estão reclamando por conta de itens quebrados e encomendas danificadas, talvez a embalagem que você está usando não seja apropriada.

3. Tente descobrir as causas para a devolução dos produtos

Como mencionamos anteriormente, o primeiro passo para otimizar a logística reversa é reduzir devoluções desnecessárias. Para isso, recomendamos primeiro descobrir por que os produtos estão sendo devolvidos. Ou seja: se o problema não é a embalagem e nem o parceiro de entregas, é hora de investigar melhor!

Será que sua empresa definiu expectativas irreais sobre aqueles produtos? Seu e-commerce é claro o bastante em questões como acabamento e materiais utilizados nos produtos que vende? As imagens no site são de alta qualidade? No caso de roupas e vestuário, será que suas guias de tamanho estão corretas? Descobrir a causa é importante para resolver o problema em sua raiz.

4. Use um bom sistema de rastreamento para evitar problemas de envio

Um sistema de rastreamento de envios e devoluções é uma ferramenta essencial para que sua loja online funcione sem problemas: melhora a experiência pós-venda para o cliente, ajuda a empresa a manter o controle das rotas de envio, o status das entregas e o gerenciamento dos envios

Lembre-se de que a transparência na jornada de entregas é cada vez mais um fator de decisão para clientes exigentes e, por isso, é fundamental que seu sistema de Last Mile e de rastreamento em tempo real sejam capazes de oferecer uma experiência satisfatória para a clientela.

5. Utilize soluções capazes de centralizar a operação

Um dos grandes benefícios que o negócio obtém ao investir em um software de gerenciamento de logística é a centralização das informações. Isso porque a tecnologia presente nessa solução utiliza os dados que a sua empresa colhe para criar uma base unificada, eliminando — ou, no mínimo, reduzindo drasticamente —, a utilização de planilhas e outros métodos de controle manual.

Isso sem contar, claro, que ter todas as informações pertinentes em um só lugar também gera rapidez no acesso aos dados, contribui para atualizações em tempo real dos processos e ajuda em uma tomada de decisão mais eficiente.

Conte com a Abbiamo para otimizar seus processos e qualificar a experiência dos seus clientes

A logística reversa desempenha um papel fundamental nos custos logísticos e na experiência geral dos clientes durante e após a venda. Não se esqueça que a logística reversa afeta o processo de devolução e, portanto, terá impacto na fidelização do cliente e na repetição de compras.

Os diferentes tipos de logística podem ser adaptados ao sistema de logística reversa que melhor se adapta ao seu e-commerce para atender às suas necessidades, preferências e aos seus clientes — e a gente fala com propriedade!

Isso porque, aqui na Abbiamo, oferecemos um software de gerenciamento de logística que, para além de uma ferramenta, age como um verdadeiro aliado da sua rotina de entregas, oferecendo rastreamento em tempo real, tecnologia de logística Last Mile e toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam.

Agende um teste e descubra como podemos ajudar você a reinventar a sua operação de logística, fidelizando clientes e oferecendo uma experiência única, focada na satisfação e na otimização da rotina de todos os agentes envolvidos no seu fluxo de trabalho!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.