logística4 min

3 soluções de logística para melhorar a experiência do cliente no e-commerce

Átila Froehlich 20 maio 2022

Não é segredo que, no varejo digital, a experiência do cliente no e-commerce é uma preocupação preponderante. Isso porque o sucesso do negócio, em boa parte, é resultado direto da interação positiva entre as marcas e os clientes. Por isso, para qualquer negócio que queira melhorar a conversão de vendas, oferecer uma jornada de compras — e de entregas — otimizada é prioridade.

E, aqui, vale reforçar que a ideia é explorar o conceito de experiência em sua totalidade. Lembre-se de que, em sua essência, a "Customer Experience" consiste no processo de priorizar a percepção e interações do público com uma empresa antes de qualquer estratégia de venda. Mais do que isso, o que era uma tendência evoluiu para a construção de uma cultura centrada no relacionamento entre os vendedores e os compradores, sob a óptica de encantar o público.

Mas se engana quem pensa que garantir uma boa experiência do cliente no e-commerce não está relacionado com a saúde financeira do negócio. Você sabia, por exemplo, que cerca de 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um produto se, em contrapartida, tiverem a certeza de uma experiência positiva?

Mas como a logística pode influenciar a experiência do cliente no e-commerce?

Sabemos que, a partir do momento que o cliente está satisfeito com o seu produto ou serviço, e com o atendimento que você proporciona, ele compra mais e com maior frequência. Ou seja: ainda que sua plataforma de e-commerce não seja a melhor e mais moderna de todas, oferecer uma boa experiência de entrega, com transparência, seriedade e praticidade no acompanhamento dos status é mais do que suficiente para garantir êxito na experiência do consumidor — inclusive fidelizando alguns deles.

Só que, para trabalhar a favor do negócio, a logística deve ser bem planejada, executada e controlada. Veja bem: muitas empresas ainda encaram todo o processo logística apenas como um serviço adicional, e isso precisa ficar para trás! A logística pode e deve ser utilizada de forma estratégica para alavancar as vendas e melhorar ainda mais a personalização da experiência do usuário.

Para sair na frente: 3 soluções de logística para e-commerce

Pensando em quem deseja montar uma operação logística focada na experiência do cliente no e-commerce, selecionamos 3 soluções que podem ajudar de forma estratégica, simplificando a gestão do negócio e ainda garantindo excelentes resultados nos índices de satisfação da clientela. Confira:

  • Live Tracking GPS

Quem precisa operar com um grande fluxo de entregas sabe que é impossível blindar a operação de falhas e retrabalhos ao longo do processo. Mas não precisa ser assim. De olho na experiência do cliente no e-commerce, que tal implementar uma solução que ofereça rastreabilidade dos pacotes? Para se ter uma ideia, esse tipo de facilidade é boa tanto para a sua operação quanto para a jornada do cliente, já que ele também pode acompanhar o andamento da entrega por meio dessa tecnologia.

Tenha em mente que boa parte dos chamados de SAC nos e-commerces está relacionada com o rastreio de pedidos. Fornecer formas do consumidor acompanhar sozinho o status do envio já evita muitas dessas ligações e deixa o time de atendimento mais livre para cuidar com atenção de problemas maiores.

  • Last Mile padronizado

Padronizar a operação significa otimizar a execução de processos e aprimorá-los para eliminar desperdícios, tarefas desnecessárias e outros gargalos que possam comprometer a eficiência do negócio, certo? Com o Last Mile não é diferente: você padroniza os processos para assegurar que todos os agentes envolvidos contem, sempre, com uma experiência sem ruídos.

Aqui, a ideia é usar boa solução de orquestração logística para criar um fluxo otimizado nas suas entregas, melhorando a roteirização, a gestão da frota, o rastreamento em tempo real dos pedidos e a transparência dos processos. Em outras palavras, sua empresa garante a satisfação dos consumidores por meio de uma experiência incrível de logística, independente do canal de vendas que ele escolha.

  • Roteirização dinâmica

A roteirização para e-commerce é o processo responsável por escolher os percursos mais estratégicos durante o transporte das encomendas. É uma operação fundamental para garantir o bom desempenho das equipes externas e, claro, para fazer com que as entregas cheguem na data prevista.

Vale destacar que uma das bases da roteirização é criar processos cada vez mais eficientes por meio da tecnologia. Isso permite que as entregas sejam feitas dentro dos melhores prazos e abre espaço para a customização do delivery. Isso significa que você pode passar a oferecer horários personalizados de entrega, melhorando ainda mais a experiência de entrega no e-commerce.

Crie uma jornada de entregas incrível com a Abbiamo

Você já viu que, com o suporte de uma boa orquestração para suas entregas, você pode se aproximar ainda mais do consumidor, oferecendo uma experiência transparente e inteligente que o mantenha informado de todas as etapas do processo e, assim, dar um impulso poderoso para a experiência do cliente no e-commerce

Além de simplificar a rotina do seu time de expedição com uma plataforma que unifica todos os seus fluxos de logística em um só lugar, sua empresa ainda manda um recado em alto e bom som: a satisfação dos clientes é importante, e muito. É por isso que, na Abbiamo, seu e-commerce encontra uma plataforma construída para assegurar uma experiência de compras incrível com soluções de tecnologia de ponta!

Aqui, você encontra o diferencial competitivo que faltava para construir uma reputação impecável e melhorar a percepção que o público tem da sua marca! Venha conhecer a Abbiamo, agende um teste e descubra como a gente pode te ajudar a tirar o seu projeto para e-commerce do papel.

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.