logística4 min

5 sinais de que a sua empresa precisa investir em orquestração logística

Átila Froehlich 20 abril 2022

Em qualquer operação de entregas, existem situações que só acontecem quando algo está errado com a orquestração logística. Contudo, com a correria do dia a dia, os gestores nem sempre param para "fazer as contas" e avaliar os problemas em sua totalidade. Assim, esses alertas acabam sendo encarados com situações isoladas, que vão se acumulando até atingirem proporções críticas.

O problema é que, com o diagnóstico tardio, muitas empresas acabam tendo que gastar tempo e dinheiro para solucionar problemas que poderiam ter sido corrigidos lá no começo, com investimentos menores ou até mesmo com simples mudanças operacionais. É por isso que, neste artigo, vamos revisitar alguns desses alertas e mostrar como eles podem dizer muito sobre a sua operação!

É hora de implementar uma orquestração logística? Saiba identificar os sinais

Quem é gestor de logística deve ficar sempre de olho na performance geral do fluxo de entregas e, nesse contexto, é importante saber identificar cedo alguns indícios de que a orquestração logística precisa de um upgrade. Aqui, vamos destacar alguns dos principais, vem com a gente:

1- Sobrecarga no Atendimento ao Cliente

Nem mesmo a melhor operação logística do mundo é 100% à prova de falhas — eventualmente, algum problema sempre pode surgir em alguma etapa do fluxo. Contudo, quando o seu Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) fica sobrecarregado com chamadas de clientes querendo saber o paradeiro de suas entregas, é importante avaliar com cuidado a causa do problema.

Se isso estiver acontecendo rotineiramente, pode ser um forte indício de que a sua operação está pecando na orquestração logística, seja por conta de uma roteirização ruim, seja por falta de comunicação com a base de motoristas. Talvez seja hora de investir em uma solução para rastreamento de cargas e dar mais transparência para o seu fluxo de entregas.

2- Capacidade de carga desperdiçada durante as entregas

Na hora de planejar as rotas de transporte e distribuição de seu sistema logístico, é importante que ele possa operar com o máximo de eficiência possível, sempre com o melhor aproveitamento de toda a capacidade de carga de cada veículo. E isso só é possível quando sua empresa conta com dados importantes de entrega, frota e capacidade organizados de forma prática.

Aqui, um bom software de orquestração logística pode centralizar essas informações em um só logar, ajudando na elaboração das rotas e estratégias para garantir que seus caminhões não rodem vazios ou com excesso de carga, mantendo a sustentabilidade da operação e reduzindo custos ao eliminar desperdícios, por exemplo.

3- Falta de informações sobre o fluxo de entregas

Quando o seu cliente solicita o status de uma entrega, você tem uma resposta ágil e precisa para dar sobre o andamento da entrega? Ou sua distribuidora ainda depende do parecer da transportadora ou de conseguir um contato telefônico com o motorista?

Com uma ferramenta de gestão de entregas, você consegue fazer com que clientes e colaboradores realizem o acompanhamento de ocorrências e status de todas as entregas e seus processos com rapidez e facilidade. E não se engane: esse tipo de transparência faz toda a diferença na satisfação do consumidor.

4- Problemas com a roteirização

Quando falamos em roteirização de entregas, não dá para acertar e prever problemas eventuais em 100% dos casos, certo? Contudo, se você perceber que suas rotas não estão mais funcionando como deveriam, talvez seja hora de buscar uma ferramenta de orquestração logística mais dinâmica e eficiente.

Já existem soluções no mercado que permitem uma gestão em tempo real das rotas de entrega, o tipo de tecnologia que facilita a tomada de decisão e viabiliza uma comunicação mais aberta com a frota de entregadores, fazendo mudanças no meio do trajeto e, assim, evitando que o motorista perca tempo e atrase todo o roteiro do dia.

5- Elevação de custos com o Last Mile

A entrega de última milha, ou Last Mile, é a etapa mais cara e mais delicada do fluxo de entregas. Porém, é preciso lembrar que, com o suporte de boas soluções de orquestração logística, a tendência é de que esses custos diminuam com o tempo, já que os índices de retrabalho, entregas não realizadas e problemas com o destinatário caem quando a última milha funciona bem.

Ou seja: se esses custos não param de aumentar ao longo dos meses, talvez seja hora de rever esse processo e procurar por alguma falha crítica. De nada adianta garantir que todo o fluxo de delivery funcione bem se justamente a última fase deixa a desejar. Isso significa clientes cada vez mais insatisfeitos e índices baixos de fidelização, além de uma mancha na reputação da marca.

Organize sua orquestração logística com quem entende do assunto!

Em um mercado em que conquistar e fidelizar clientes é tão desafiador, apostar na satisfação dele enquanto otimiza os resultados do negócio é a única forma de garantir êxito na operação — e é aqui que um bom orquestrador logístico pode fazer toda a diferença!

Foi pensando nisso que a Abbiamo desenvolveu um software completo de orquestração logística planejado na medida certa para o seu negócio. Aqui, você conta com tecnologia last-mile e live tracking com acompanhamento em tempo real e notificações via SMS e e-mail, além de todas as ferramentas que a empresa precisa para executar uma boa gestão das expectativas dos clientes!

Fale com a gente, conheça a nossa tecnologia e conte conosco para desenvolver uma experiência de entregas incrível na sua orquestração logística no e-commerce!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.