omnichannel4 min

Envio pela loja: a importância dessa estratégia para a melhor prática omnicanal

Átila Froehlich 28 setembro 2022

Hoje em dia, todos sabemos a importância de atender às crescentes demandas dos clientes — especialmente em questões que envolvem o atendimento e a entrega de pedidos. Mas também sabemos que os lucros são importantes. É aqui que entra em cena a estratégia de envio pela loja, uma alternativa capaz de encantar o consumidor e, ao mesmo tempo, potencializar os lucros da operação!

E o melhor de tudo é que essa modalidade de entrega se beneficia muito do modelo de varejo omnichannel. Afinal, com a omnicanalidade, os dados de todas as partes do seu negócio são centralizados, dando maior visibilidade para a cadeia de suprimentos, ajudando a substituir suposições por decisões baseadas em dados, automatizando sistemas e processos e fornecendo uma experiência mais inesquecível para os seus clientes.

Entenda melhor o conceito de envio pela loja

A estratégia de envio pela loja é um método em que, ao receber um pedido por meio de seus canais de venda digitais, o varejista pode fazer o envio do pacote pela loja física mais próxima — ao invés de enviá-lo de um grande depósito, por exemplo. Afinal, sabemos que os armazéns muitas vezes podem estar a centenas de quilômetros de distância, tornando o processo de atendimento não apenas demorado, mas caro.

E, como todos os varejistas sabem, os clientes de hoje têm grandes expectativas — e pouca paciência —, e as marcas não podem se dar ao luxo de desperdiçar dinheiro. É por isso que o envio da loja é tão vantajoso, já que esse modelo transforma o papel de sua loja física, que deixa de ser um mero local de compras para se tornar um centro de atendimento multitarefa. E as vantagens de uma estratégia de envio pela loja não param por aí!

Prazos de entrega mais rápidos e custos de envio reduzidos

Os clientes têm duas considerações principais antes de concluir seu pedido: velocidade de entrega e custo de envio. Eles querem os produtos o mais rápido possível e, claro, pelo menor custo. Melhor ainda, eles gostariam de poder contar com a opção de frete grátis sempre que possível. Só que, na maioria dos casos de entrega, esse é um cenário insustentável.

Quando a sua marca implementa o serviço de envio pela loja, contudo, esses dois pilares da gestão de pedidos — agilidade e preço baixo — se tornam muito mais tangíveis. Principalmente se considerarmos que o envio direto de uma loja onde o estoque está prontamente disponível e mais próximo do cliente reduz drasticamente os custos e prazos de entrega, permitindo até mesmo a entrega no mesmo dia em alguns casos.

E todo esse fluxo fica ainda mais otimizado quando a sua marca tem a oportunidade de trabalhar com um bom software TMS focado na orquestração logística. Assim, as lojas de uma determinada região podem ser configuradas em ordem de priorização. Em outras palavras, seu software pode encontrar o melhor ponto de venda com estoque disponível para atender a cada pedido específico.

Um bom parceiro logístico faz toda a diferença

Lembrando ainda que um bom parceiro logístico também melhora a integração das suas lojas, permitindo um controle em tempo real dos seus estoques. Isso significa que os compradores podem acessar a loja virtual e ver qual o ponto de vendas físico mais próximo que tem o produto que ele procura. Exibindo os níveis de estoque dessa maneira, você pode até mesmo oferecer o Click & Collect, que é um gerador de receita muito bom e vantajoso.

E as coisas continuam melhorando. Afinal, ao mudar para essa estratégia de atendimento descentralizado, sua marca será capaz de manter uma quantidade maior de produtos diferentes em cada loja. Então, quando os clientes visitam, há mais estoque exibido. E com mais estoque disponível, fica mais fácil fazer com que os consumidores comprem mais. Bem ali, no local.

Isso que ainda nem colocamos nessa conta toda a comodidade que esse modelo é capaz de oferecer para os seus clientes, que passam a contar com mais opções para retirada e entrega do pedido, melhorando os índices de satisfação do consumidor e a retenção. Com essa simples mudança no fluxo, agora você pode:

  • Entregar com mais agilidade na casa do cliente com o envio pela loja mais próxima;
  • Melhorar os níveis de disponibilidade de estoque na loja em tempo real;
  • Oferecer Click & Collect — ou retirada pela loja —, estatisticamente comprovado como um excelente gerador de receita;
  • Oferecer frete mais barato ou gratuito, pois os custos de entrega diminuíram.

Conte com a Abbiamo para implementar o envio pela loja com sucesso!

Você já viu como a tecnologia e uma logística inteligente podem contribuir para vencer os desafios que o modelo de envio pela loja oferece. E a boa notícia é que, aqui na Abbiamo, assumimos o compromisso de posicionar a sua estratégia de omnicanalidade no varejo como uma referência no seu segmento, tudo com o suporte de uma solução completa e equipada com todos os recursos necessários para que a sua operação omnichannel seja um sucesso.

Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam e descentralizando a gestão dos seus pedidos. Assim, todas as suas lojas físicas ficam integradas também com o ambiente digital, otimizando o controle da operação!

Last mile eficiente, roteirização inteligente e controle total de toda a sua frota ficam mais intuitivos e simplificados com o suporte de quem entende do assunto. Então, fale com um de nossos especialistas, agente um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.