last mile4 min

Última milha: desafios e oportunidades do Last Mile na logística

Átila Froehlich 23 fevereiro 2022

Para quem vende online, é imperativo entender que a relação com o cliente não acaba quando ele conclui a compra. Na verdade, o fim dessa jornada de conversão marca o começo de uma nova etapa na experiência do consumidor, que envolve a expectativa da entrega e tem tudo a ver com o papel do Last Mile na logística! Quer entender melhor? Vem com a gente 🚀

Entenda o que é Last Mile e seu impacto na operação

O Last Mile na logística é a etapa do fluxo de entregas em que a mercadoria sai do centro de distribuição para ser entregue ao destinatário final. É daí, inclusive, que surge o nome desse conceito, que se traduz em "última milha” no português. Em outras palavras, é aquele último trecho que a mercadoria percorre até chegar nas mãos do comprador.

Bem simples e direto, certo? Mas não se deixe enganar: esse é um dos elos mais desafiadores da supply chain e um grande desafio logístico para quem vende online. Especialmente no que diz respeito aos custos da entrega, o Last Mile na logística representa a parte mais cara e mais perigosa de toda a cadeia.

Isso porque questões como atrasos, avarias e até roubos são mais comuns nessa fase do transporte. E como se tudo isso não fosse o bastante, ainda existe o fato inegável de que a última milha é extremamente importante para a experiência do cliente, pois simboliza o ponto de contato entre ele e a sua marca.

Afinal, quem compra pela internet deseja receber sua encomenda sem demora e, claro, sem contratempos, certo? Mas se a sua empresa não dá a devida atenção Last Mile, a incidência de pedidos atrasados, produtos danificados e tentativas frustradas de entrega só aumentam, arruinando a experiência do consumidor e prejudicando a percepção da marca.

Como usar o last mile na logística em benefício do negócio

Verdade seja dita, não há como blindar 100% do seu processo de logística — alguns fatores estão fora do controle de qualquer um. Mas há, sim, formas de mitigar esses problemas e, com as ações certas, otimizar o seu processo de Last Mile. Assim, você evita dores de cabeça, garante a satisfação do consumidor e quem sabe consegue até reduzir alguns custos da operação!

Pensando nisso, separamos algumas dicas valiosas que vão lhe ajudar a transformar os desafios do Last Mile na logística em oportunidades para o seu negócio. Acompanhe:

  • Rastreabilidade pode ajudar você e seus clientes

Hoje, os clientes querem acompanhar cada etapa da movimentação do pedido. Permitir esse tipo de facilidade garante a tranquilidade do consumidor e evita que ele entre em contato com a sua equipe para saber do paradeiro do pacote.

Além disso, se as informações de rastreio são atualizadas, o cliente é informado quando a encomenda sai para a entrega, evitando desencontros com os entregadores. Isso significa que, além de melhorar a satisfação do seu público, a empresa também garante uma visão 360º do negócio, sabendo o status de todas as entregas em tempo real e melhorando a gestão logística!

  • Mais controle no seu gerenciamento de entregas

Oferecer diferentes opções de frete é ótimo para a comodidade da clientela. Só que muitas empresas — as de pequeno porte, em especial — sabem que isso aumenta o trabalho do time de expedição, que precisa gerenciar várias transportadoras e variáveis diferentes. Tudo isso muda quando você implementa, por exemplo, um software de orquestração logística com foco no Last Mile.

Com uma solução que automatiza essa gestão, seu negócio pode testar a qualidade de várias transportadoras. E se você perceber que uma determinada transportadora tem alta taxa de problemas com última milha, pode ser do seu interesse procurar opções melhores para seus fretes.

  • Opções de entregas customizadas

Além de custarem tempo e dinheiro para as transportadoras, as reentregas costumam ser estressantes para os consumidores, que às vezes até precisam ir buscar as encomendas pessoalmente. É por isso que a customização de entregas vem ganhando cada vez mais importância para as empresas de logística.

Veja bem: com o suporte de um bom software, você também consegue personalizar a roteirização de entregas, inserindo novos dados e variáveis em tempo real. Assim, você pode permitir que seus clientes façam ajustes no fluxo de entregas, assegurando a comodidade dele e evitando o retrabalho do seu entregador. Ganha o cliente, ganha a empresa!

Otimize o seu Last Mile com quem entende do assunto!

Já deu para perceber que o Last Mile na logística ainda é um desafio para o desenvolvimento do e-commerce brasileiro. Apesar disso, o mercado está começando a perceber que esse obstáculo pode se transformar em oportunidade, e é aqui que fica o pulo do gato para quem quer sair na frente da concorrência e garantir uma experiência incrível para a sua base de clientes!

Se você busca uma alternativa inteligente, prática e moderna para criar um fluxo de Last Mile focado na satisfação do consumidor e na redução de custos para o seu negócio, então você precisa de uma solução de orquestração logística robusta, confiável e capaz de se ajustar à realidade da sua empresa!

É por isso que a Abbiamo desenvolveu um software de logística que devolve o controle da operação para as suas mãos! Com foco no Last Mile, nossa solução ainda oferece roteirização inteligente, rastreamento em tempo real, centralização de departamentos e personalização de todo o ciclo de entregas.

Aqui, aproveitar as oportunidades que o Last Mile oferece nunca foi tão fácil! Nossa tecnologia ajuda você a identificar problemas e gargalos nas operações logísticas e mostra o que pode ser melhorado com os recursos já disponíveis. Agende um teste, fale com um especialista e descubra como entregar emoções não precisa ser difícil!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.