logística5 min

ePharma: 4 benefícios da logística para o e-commerce de medicamentos

Átila Froehlich 20 julho 2022

Hoje, as operações voltadas ao e-commerce de medicamentos estão reformulando suas operações para acompanhar a concorrência. Mais do que nunca, novas tecnologias fornecem ferramentas atualizadas para que os clientes possam comprar seus remédios e itens de saúde de forma mais conveniente e, como resultado, o cenário do varejo está mudando rapidamente.

E é claro que a orquestração logística desempenha um papel de protagonismo nessa transformação, já que a forma com que os medicamentos são comprados, transportados e entregues também mudou. Para se ter uma ideia, o relatório LogiNext eCommerce de 2021 aponta um aumento de 40% nas vendas de e-commerce de medicamentos desde junho de 2020, ponto alto da pandemia do COVID-19.

Nesse contexto, o uso da tecnologia de logística ajudou a fornecer soluções de varejo em meio a restrições sociais e físicas, permitindo que os pacientes recebessem seus medicamentos e outros suprimentos de farmácias durante todo aquele período tempestuoso.

Mas estudos já mostravam, na época, que os consumidores tinham a intenção de continuar comprando em plataformas de e-commerce de medicamentos mesmo após o levantamento das restrições. Tendência que se consolidou, já que a movimentação nesse mercado não para de crescer —  economistas prevêem que o mercado de e-commerce de medicamentos pode ultrapassar os US$ 150 bilhões até 2025.

É por isso que, para marcas que desejam se consolidar no segmento e buscam formas de manter a competitividade no mercado, investir em soluções logísticas é o primeiro passo. Lembre-se de que esse setor oferta, basicamente, os mesmos produtos pelos mesmos preços e, por isso, o diferencial está justamente na experiência do cliente que cada marca é capaz de oferecer.

Na prática: 4 soluções de logística que podem impulsionar o e-commerce de medicamentos

Aqui, separamos algumas funcionalidades relacionadas ao processo de entregas no e-commerce de medicamentos que facilitam a prestação de serviços de expedição de produtos farmacêuticos e destacamos como elas oferecem uma vantagem competitiva com fluxos mais rápidos, transparentes e eficientes.

  • Ship from Store otimizado

Talvez um dos modelos mais consagrados no mercado atualmente, a estratégia omnichannel de Ship from Store se baseia no uso do estoque físico de uma loja para realizar o fulfillment de pedidos, quer eles tenham sido feitos por meio de canais digitais, quer tenham sido originados na própria loja.

Isso significa que a própria loja física — ou, no caso, aquela farmácia ou drogaria local — torna-se responsável pelo processo logístico, fazendo a seleção do produto no estoque, empacotando o pedido e organizando o processo de entrega. Nesse cenário, além de atuar como um ponto de venda, a farmácia funciona como um verdadeiro posto avançado de estoque na rede dos centros de distribuição das grandes franquias de farmácias, por exemplo.

Veja bem: quando se utiliza o ponto físico mais próximo do cliente para atendê-lo, o varejista começa a ter uma oferta mais competitiva, com melhores condições de preço de frete e tempo de entrega, o que aumenta as oportunidades de conversão de venda. Os clientes, por sua vez, também economizam no frete e recebem seus pedidos mais rápido no endereço escolhido.

  • Rastreamento de pedidos em tempo real

Se a farmácia tiver condições de operar com um bom software de orquestração logística, não é segredo que ela passa a operar com a possibilidade de rastrear os pedidos com mais eficiência, agilizando a prestação de serviços de entrega de produtos farmacêuticos e, claro, tornando o processo mais transparente.

Afinal, a maioria dos parceiros logísticos de alto nível já consegue oferecer o rastreamento de pedidos via satélite, garantindo que você e seus clientes recebam atualizações sobre as remessas com informações de rota, velocidade e localização dos motoristas em tempo real, funcionalidade que permite maior eficiência operacional, pois você pode tomar decisões com mais assertividade!

  • Planejamento de rotas otimizado

O planejamento de rotas otimizado é outro recurso crítico na entrega de última milha de produtos farmacêuticos. Ajuda a reduzir o tempo total de entrega, revelando as rotas mais rápidas e eficientes. Além de levar em conta o horário, o tráfego, a capacidade e a localização, você pode enviar atualizações em tempo real para seus despachantes quando quiser fazer alterações de última hora ou otimizar novamente.

Portanto, um bom software de orquestração pode facilitar a prestação de serviços de entrega de produtos farmacêuticos, permitindo que você crie rotas de acordo com o tráfego, as preferências do cliente, a proximidade e muito mais, tudo com o suporte de dados reais e com a possibilidade de compartilhar tudo isso com seus clientes, dando mais transparência para a jornada.

  • Coleta de feedback dos clientes mais assertiva

Uma das ferramentas mais eficientes para quem quer mensurar o sucesso de uma loja virtual é o feedback dos clientes. Afinal, eles são os que experimentam, em primeira mão, a eficiência dos seus produtos, serviços e processos logísticos, passando por todos os procedimentos e estratégias que fazem parte da jornada de compras que você planejou.

E é importante destacar que, com a ampliação dos canais de vendas proporcionada pela internet, esse tipo de avaliação pode chegar de diversas formas. Por isso é fundamental trabalhar com um parceiro que viabilize a coleta desse feedback de forma prática. Assim, sua empresa pode trabalhar com essas informações a fim de transformá-las em melhorias significativas para o fluxo de trabalho.

Leve sua marca mais longe com um bom parceiro logístico

Agora que você já sabe como uma boa solução de logística é vital para uma estratégia de vendas mais assertiva no e-commerce de medicamentos, não esqueça de contar também com parceiros logísticos que valorizem esse tipo de tecnologia e não abram mão de oferecer uma jornada de entregas compatível com a expectativa dos seus consumidores.

E um bom exemplo é a solução de orquestração logística da Abbiamo. Aqui, sua farmácia conta com tecnologia Last Mile centralizada, transparência na entrega, organização dos pedidos e todas as ferramentas que o seu e-commerce precisa para atender as demandas crescentes da clientela, conectando e unificando as suas operações e transformando a entrega em uma experiência memorável.

A regra é clara: cliente satisfeito compra mais e com mais frequência! Então venha com a Abbiamo, conheça nosso serviço e descubra como a sua logística pode entrar em cena para revolucionar a experiência de entrega do seu público!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.