logística5 min

Os principais desafios da logística omnichannel no varejo digital

Átila Froehlich 03 junho 2022

Quem trabalha com a orquestração de entregas no varejo digital sabe que um dos principais desafios da logística omnichannel é garantir um fluxo padronizado que permita que as empresas personalizem a forma com que seus produtos são comprados e entregues. Sempre com foco, claro, em atender às necessidades do consumidor moderno.

Isso porque, hoje, os clientes esperam encontrar os produtos que desejam tanto na loja física quanto no espaço digital. Além disso, querem contar com toda a facilidade de comprar de forma rápida e receber sua encomenda no dia seguinte — ou até no mesmo dia, quando possível.

E é justamente essa expectativa de "satisfação instantânea" do consumidor que faz com que as empresas se esforcem para fortalecer sua cadeia de suprimentos e garantir uma entrega pontual e econômica, que é onde a logística omnichannel entra em cena.

Como os desafios da logística omnichannel impactam a operação

Em outro artigo aqui no blog, já explicamos que a logística omnichannel busca sincronizar as funções de estoque, logística e distribuição em todos os canais de vendas para garantir que o consumidor tenha a melhor experiência possível, independentemente do canal de vendas que ele escolher.

É com foco nessa realidade que varejistas, fabricantes, distribuidores e atacadistas estão constantemente em busca de soluções complexas focadas em superar os desafios da logística omnichannel para garantir a sustentabilidade do negócio. Ou seja, a ideia é reduzir os custos o máximo possível sem colocar em risco o nível de satisfação do consumidor final.

São desafios que, se forem negligenciados, podem levar à perda de vendas e comprometer a percepção de valor da marca que os clientes atribuem ao negócio. O problema é que, mesmo para quem atua na área, os principais desafios da logística omnichannel nem sempre se apresentam de forma clara. É por isso que reunimos uma lista com os grandes obstáculos que precisam ser superados por quem busca uma padronização da experiência do consumidor!

Entenda os principais obstáculos para a padronização da experiência de entrega

Mais do que estar presente em múltiplos canais de vendas, o conceito de omnichannel aplicado ao varejo digital prevê a gestão de uma série de operações que devem operar de forma sincronizada e com a sinergia certa para que o fluxo de entregas funcione. Aqui, separamos os principais pontos de atenção:

1- Falta de visibilidade e de controle do estoque

A última coisa que uma loja virtual quer fazer é prometer uma entrega para o dia seguinte e não ser capaz de cumprir com o combinado, certo? É por isso que é tão importante ter um bom fluxo de gerenciamento do estoque, e isso nem sempre é simples.

Quais produtos estão em lojas físicas? Quais deles estão em centrais de armazenamento? Dependendo da localização do item, qual a melhor — e mais econômica — modalidade de envio? Quem deseja vencer os desafios da logística omnichannel precisa contar com ferramentas capazes de fornecer toda essa visibilidade e garantir os insumos necessários para uma orquestração eficiente.

2- Live tracking dos produtos em trânsito

As principais soluções de logística omnichannel não devem apenas permitir a visibilidade dos pedidos no estoque, mas também compartilhar informações sobre as remessas em trânsito. Lembre-se de que você e seus clientes precisam saber do paradeiro das encomendas, e por isso o ideal é contar com recursos de otimização e colaboração que facilitem a comunicação e a troca de dados e informações entre parceiros comerciais e clientes.

Muitas soluções, inclusive, já começaram a incorporar recursos de previsibilidade e roteirização que alavancam um conjunto ainda mais amplo de fontes de dados – incluindo clima, tráfego, localização e rodízio de placas, habilitando recursos preditivos que ajudam a determinar tempos estimados de chegada mais precisos. Apostar em soluções assim é uma excelente forma de garantir um diferencial competitivo poderoso.

3- Processos segmentados na cadeia de suprimentos

Se os vários processos da cadeia de suprimentos de uma operação omnichannel não funcionarem juntos, garantir a satisfação geral do cliente se torna um desafio e tanto. As empresas maiores geralmente têm muitos armazéns privados e centros de distribuição, administrados por diferentes operadores internos e terceirizados, que funcionam em diferentes sistemas.

Como resultado, eles empregam táticas diferentes para garantir que sua cadeia de suprimentos funcione sem problemas. A chave para resolver essa segmentação da cadeia de suprimentos é consolidar esses processos, em vez de deixá-los funcionar como ilhas isoladas, e contar com um software que centralize todas as informações é o primeiro passo para isso!

4- Excesso de processos manuais

Uma das principais causas de imprecisão no fluxo de logística é o uso contínuo de processos manuais para capturar e registrar dados de transporte. Veja bem: não há nada de errado em depender de algumas etapas manuais no conjunto da operação, só que esse tipo de ação joga contra a otimização que se espera de uma operação omnichannel.

Quando sua empresa trabalha com uma vazão muito grande de pedidos, os processos feitos e registrados à mão tendem a atrasar a movimentação e o despacho de entregas, além de diminuir a confiabilidade das informações.

5- Encontrar a solução de transporte mais eficiente

Existem muitas maneiras diferentes de levar um produto de uma loja física ou centro de distribuição até a porta do cliente. O desafio é encontrar a solução de transporte mais eficaz e eficiente para manter os clientes satisfeitos sem aumentar os custos dos produtos desembarcados.

Selecionar o método de envio certo para a situação certa do cliente é essencial para a logística omnichannel, e isso envolve uma boa gestão dos parceiros logísticos. Aqui, mais uma vez, o ideal é que a empresa conte com uma solução capaz de organizar e garantir uma comunicação transparente com essas transportadoras. Ganha a operação e ganha o cliente final.

Conte com a Abbiamo para colocar a sua logística omnichannel em prática

Você já viu como a tecnologia e uma logística inteligente podem contribuir para vencer esses desafios, posicionando sua estratégia de vendas omnichannel como uma referência no seu segmento. E aqui na Abbiamo, assumimos o compromisso de oferecer uma solução completa e equipada com todos os recursos necessários para que a sua operação omnichannel seja um sucesso.

Com o suporte do nosso software de gerenciamento de logística, mais do que uma ferramenta, sua empresa conta com uma verdadeira solução 100% planejada e customizada, oferecendo toda a transparência no processo que seus clientes tanto valorizam. Então, fale com um de nossos especialistas, agende um teste piloto e descubra como a gente pode te ajudar a transformar a sua logística omnichannel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.