last mile4 min

Como padronizar o Last Mile no seu negócio

Átila Froehlich 11 março 2022

No dia a dia de gestores de logística, saber como padronizar o Last Mile faz toda a diferença. Afinal, com uma boa orquestração de entregas, sua empresa ganha um reforço de peso nas estratégias de redução de custos nesta que é justamente a etapa mais cara de todo o processo de entrega! E neste artigo, vamos desvendar com você como colocar isso em prática!

Entenda a importância do Last Mile na orquestração logística

Quem está na linha de frente da logística já sabe que a última etapa do processo de entrega, o Last Mile, é também um ponto estratégico. É o momento da sua marca se fazer presente com transparência, repassando a maior quantidade possível de informação para o cliente e trabalhar duro para satisfazer ainda mais esse comprador.

Hoje, com níveis de serviços cada vez mais altos, consumidores melhor informados e com a alta oferta de produtos de qualidade similares, a diferença realmente está nos detalhes. Seja quando falamos em grandes operações, com diversas filiais e empresas espalhadas por todo o país, seja quando pensamos nos pequenos negócios.

Serviços como atendimento ao cliente, pós-venda, entrega e suporte tornaram-se primordiais para quem quer evitar que o consumidor volte os olhos para a concorrência — e saber como padronizar o Last Mile nesse contexto é fundamental. Isso porque você quer garantir que seus clientes tenham uma experiência completa, independentemente do canal que escolham para comprar.

Na prática: como padronizar o Last Mile em 4 passos

A boa notícia é que, como padronizar o Last Mile não é exatamente um bicho de sete cabeças, você pode começar a colocar a mão na massa agora mesmo para melhorar o seu fluxo de entregas, reduzir custos com a operação e garantir uma experiência de entregas incrível para a sua clientela. E pensando em simplificar ainda mais, preparamos um guia com 4 passos práticos, olha só:

1. Faça um raio x do seus processos logísticos

Sabe aquele ditado que diz que a mudança só é possível quando entendemos nosso estado atual? Isso também vale para quem busca uma padronização eficiente do Last Mile. Aqui, é importante que sua empresa faça um levantamento minucioso do modus operandi de todas as etapas envolvidas no processo de logística.

Esse é um tipo de análise que vai ajudar sua equipe a ter uma visão mais holística da operação, entendendo cada passo pelo qual as encomendas passam, desde o momento da confirmação da compra até a entrega ao destinatário final.

2. Identifique as janelas de melhoria para o negócio

Com os registros dos processos atuais organizados e claros, chega o momento de identificar todos os pontos que podem ser aperfeiçoados. Mais do que nunca, é importante contar com o apoio de todo o seu time de expedição, já que eles podem dar sugestões e apresentar problemas reais que fazem parte do seu dia a dia.

Nesta etapa, é importante não focar apenas naqueles "nós" que resultam nos maiores custos, mas na operação como um todo. Não é regra, mas otimizar vários processos pouco custosos podem representar uma economia significativa no fim do processo de padronização!

3. Invista no controle de processos

Quem quer saber como padronizar o Last Mile na empresa precisa entender que o controle é fundamental para uma visualização plena dos processos. Gestores, líderes e encarregados devem ser capazes de registrar toda e qualquer etapa executada, gerando uma visualização clara do fluxo.

Geralmente, é aqui que um bom orquestrador logístico entra em cena, fornecendo softwares e tecnologia para otimizar esse acompanhamento. Cada vez que um processo ocorre, essa solução registra a etapa em uma planilha em tempo real, eliminando a etapa humana e dando mais segurança para a operação.

4. Acompanhe os resultados de perto

Por fim, é necessário acompanhar os resultados continuamente para verificar o andamento da operação. Lembre-se de que um determinado processo pode ser muito eficaz em um momento, mas deixar de fazer sentido em outra fase do negócio. Por isso, as revisões periódicas são essenciais, bem como a capacidade de realizar alterações de forma dinâmica e imediata sem impactos na operação.

Para isso, o ideal é contar com um software de orquestração logística que permita o controle total do fluxo em um só lugar. Assim, é possível acompanhar questões como a eficiência da roteirização de entregas, visualizar o acompanhamento da frota em tempo real e, com isso, oferecer mais e melhores opções de frete para o consumidor, inclusive com alternativas de personalização de entregas!

Largue na frente com um bom orquestrador logístico

A tecnologia é, sim, uma aliada poderosa da padronização de processos no setor logístico. Softwares de gestão de entregas, de estoque e de clientes, como orquestradores logísticos, têm muito a agregar para manter a operação organizada e eficiente.

Quer entender como padronizar o Last Mile com eficiência e segurança? Não tenha medo de investir em soluções capazes de conferir mais agilidade, qualidade e otimização de custos. É o caso da solução da Abbiamo, um software de ponta focado em uma experiência de orquestração ímpar, capaz de centralizar todo o controle operacional do seu Last Mile em um só lugar!

Vem com a gente, conheça nosso orquestrador e agende um teste prático! Vamos te mostrar como padronizar o Last Mile pode ser fácil e vantajoso, impulsionando sua operação e garantindo a satisfação do seu consumidor com uma experiência incrível!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.