logística5 min

Entenda como otimizar a gestão de entregas na Black Friday

Átila Froehlich 30 setembro 2022

Se tem uma coisa que o consumidor brasileiro gosta é de promoção. Não é à toa que as grandes datas do comércio eletrônico, como a Black Friday, são amplamente exploradas pelas grandes redes, que conseguem trabalhar com valores extremamente atrativos por conta do alto volume de vendas que esses períodos proporcionam. Mas quem atua na linha de frente sabe bem que fazer uma boa gestão de entregas na Black Friday é determinante para o sucesso da operação!

Para se ter uma ideia, em 2021, o e-commerce no Brasil registrou um faturamento de R$ 5,6 bilhões desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h de sexta-feira (26), período considerado por muitos como a "zona quente" da Black Friday. Números levantados pela Neotrust que se refletem em uma quantidade imensa de pedidos sendo despachados por todo o país.

Dados que vêm acompanhados de uma realidade em que muitas marcas precisam lidar com um aumento de até 45% no volume de pedidos, o que é excelente para o faturamento, claro, mas pode representar um desafio e tanto para as transportadoras envolvidas no embarque dessas encomendas, seja para distribuição, seja para a entrega final. É aqui que entra a importância de contar com um bom planejamento para lidar com as entregas na Black Friday.

Veja bem: se o volume de pedidos aumenta dessa forma em uma sexta-feira, é natural que a sobrecarga nas transportadoras comece a se manifestar no começo da semana seguinte, na segunda ou na terça-feira. E até aqui, nada novo. O problema é que não estamos mais em 2010 — a tolerância do consumidor com a demora nas entregas diminui consideravelmente e, hoje, três ou quatro dias úteis é o máximo que ele está disposto a esperar.

Isso significa que a janela de tolerância dos seus clientes está perigosamente próxima do pico de demanda enfrentando pelas transportadoras. E sem um boa orquestração de entregas na Black Friday, são grandes as chances de que sua marca tenha de enfrentar uma enxurrada de reviews e comentários negativos já na quarta-feira seguinte, comprometendo os bons resultados e abalando a reputação da marca.

É preciso antecipar-se. Mas como?

A Black Friday já é basicamente um evento comercial e, como qualquer outro tipo de evento, ela exige que os agentes envolvidos na cadeia de suprimentos façam arranjos. E isso significa que algumas ações precisam ser colocadas em prática com antecedência, tanto por parte das transportadoras quanto por parte das marcas que querem aproveitar o momento para vender mais.

Enquanto as lojas virtuais e grandes marketplaces devem aprimorar suas tecnologias para otimizar a gestão de pedidos — com boas soluções de roteirização, fluxos de entrega transparentes e uma boa orquestração logística focada no Last Mile —, as transportadoras precisam ampliar o número de braços e investir na integração dos seus trabalhos com as marcas em questão.

Em outras palavras: não importa se a empresa gerencia sua própria cadeia de suprimentos ou se terceiriza para um parceiro; é necessário um planejamento cuidadoso da cadeia de suprimentos, juntamente com a aplicação das melhores práticas do setor logístico. Aqui, selecionamos algumas das ações mais importantes para quem não quer passar aperto com as entregas na Black Friday:

Faça uma boa escolha de transportadora

A transportadora é certamente um pilar importante da logística na Black Friday. Por isso, vale ter em mente que escolher bons parceiros de negócio é vital, já que isso impacta no bolso do seu cliente e na experiência que o consumidor tem com o seu e-commerce.

Aqui, uma boa dica é disponibilizar mais de uma transportadora na sua loja virtual. Assim, o cliente pode escolher preços e prazos que melhor atendam às suas necessidades. Além disso, é imperativo que sua marca busque empresas de confiança, que sejam parceiras do seu negócio — isso vai garantir que as entregas sempre cheguem a tempo e nas condições desejadas.

Defina bem os prazos de frete e transporte

A falta de controle de estoque pode gerar atrasos na entrega e, consequentemente, reclamação dos clientes. Já um valor de frete elevado pode fazer com que a pessoa deixe de comprar na empresa, tendo em vista que não adianta comprar um produto na promoção e gastar essa diferença para que o pacote chegue em sua casa.

Sendo assim, nas campanhas de divulgação é preciso definir a data de chegada da mercadoria, bem como contar uma transportadora responsável como parceira, que pratique um preço justo e que seja comprometida para realizar a entrega segura dos itens, o que vai contribuir para evitar a ocorrência de problemas futuros.

Faça o controle do estoque

Uma etapa essencial na organização das entregas na Black Friday é o controle de estoque. Por se tratar de um período com alta velocidade de vendas, você precisará organizar e planejar o seu estoque com antecedência e analisar as quantidades exatas de produtos disponíveis.

Analisar e organizar os dados é fundamental para o sucesso da Black Friday, pois as informações analisadas ajudam a minimizar o risco de excesso ou falta de produtos em estoque. Além disso, agora é o momento perfeito para eliminar itens que estejam presos no seu estoque comprometendo o capital de giro do seu negócio.

Ofereça uma integração estável e rápida para o cálculo do frete

Normalmente, as pessoas comparam em vários vendedores as condições do produto que desejam adquirir. Preço, imagens, descrições e opções de frete. Em relação ao frete, comparam preços e prazos, a depender do que desejam. Assim, é fundamental que sua plataforma e sua integração com as transportadoras — ou o hub de transportadoras — sejam rápidas e eficientes.

Aqui entra uma questão técnica que os fornecedores têm de garantir: quando falamos em entregas na Black Friday, o volume de acessos à loja virtual e as cotações de frete aumentam além do normal. E essas plataformas precisam aguentar o tranco e responder no tempo habitual, já que o consumidor não quer esperar para saber o valor do frete ao informar seu CEP.

A Abbiamo é especializada em simplificar a sua orquestração logística

Não há dúvida de que a Black Friday coloca a logística à prova, mas, com os preparativos certos, a cadeia de suprimentos pode enfrentar com agilidade esses desafios. Lembre-se de que seus clientes querem diferenciais reais e poderosos em suas experiências de compra e, nesse contexto, investir em uma boa orquestração logística com base em um software TMS é uma alternativa inteligente para sair na frente e garantir uma boa gestão das entregas na Black Friday.

E de logística a gente fala com propriedade! Aqui na Abbiamo, colocamos toda a nossa expertise em orquestração logística a serviço da satisfação dos seus clientes, oferecendo uma solução TMS planejada de ponta a ponta para garantir uma jornada logística mais transparente, eficiente e inteligente.

Com o suporte do nosso software, sua marca ganha acesso aos mais modernos recursos para roteirização de entregas, tecnologia de entregas Last Mile, rastreamento de remessas em tempo real e gestão logística omnichannel para modelos Ship from Store! Fale com a gente, conheça nossa solução e agende um teste prático: você vai ver que garantir a satisfação dos seus clientes não precisa ser difícil!

Fale com a gente, troque uma ideia com nosso time de especialistas e descubra como a nossa plataforma de orquestração vai muito além de uma simples ferramenta! Vamos em frente, juntos 🚀

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.