e-commerce5 min

Entenda como funciona o Ship From Store na prática

Átila Froehlich 25 maio 2022

Em uma realidade em que a jornada de entrega desempenha um papel tão importante para a satisfação do cliente, a gestão logística no e-commerce precisa se reinventar constantemente para garantir que o negócio se mantenha competitivo e atrativo. E é na busca por métodos mais sustentáveis e eficientes de envio e transporte de mercadorias que a modalidade Ship From Store começa a se consolidar no Brasil e no mundo. Vem entender com a gente

O valor do cliente satisfeito para a equação do e-commerce

Não é segredo que as expectativas dos consumidores hoje são maiores do que nunca. O tempo em que o consumidor regular ficava satisfeito apenas com produtos de qualidade a preços razoáveis ficou para trás e, hoje, outros fatores também pesam muito na balança. Além da excelência no produto, eles também querem que esses itens sejam entregues da forma mais rápida e econômica possível.

E os dados mostram que a gestão logística ainda tem um longo caminho para percorrer. De acordo com uma pesquisa recente, 1 em cada 10 compradores já deixou de comprar de um e-commerce por conta da lentidão na entrega. Além disso, apenas 46% dos consumidores estão verdadeiramente satisfeitos com o tempo médio de entrega praticado pelo mercado.

São informações que apenas reforçam a importância de uma boa logística para os consumidores modernos. E é justamente na busca por um fluxo de entregas mais eficiente, produtivo e econômico que a modalidade do Ship From Store começa a se consolidar como uma alternativa inteligente, prática e revolucionária — especialmente para marcas que desejam acelerar o atendimento de pedidos e fazer com que os compradores voltem. Na sequência, vamos entender melhor o conceito!

Ship From Store: o que é e como funciona

Na prática, a modalidade de Ship From Store é exatamente o que o nome sugere: um método de atendimento de pedidos em que o varejista envia os pedidos dos clientes de sua loja física, em vez de um armazém. Em outras palavras, ele consiste na transformação da loja física em um centro de distribuição. Assim, os produtos disponíveis em estoque na loja física podem ser utilizados para suprir a demanda crescente dos pedidos online.

O serviço ganhou muita popularidade durante a pandemia, quando um número maior de consumidores passaram a fazer compras online. E é claro que não demorou muito para que os gestores de expedição percebessem que oferecer os serviços de Ship From Store podia ajudar os varejistas a se manterem competitivos em meio ao aumento das compras no e-commerce. Em especial, três fatores se destacaram no fluxo de entregas:

  • Gestão de pedidos mais rápida: Quando as lojas físicas ficam localizadas mais próximas de seus compradores, o envio de mercadorias de seus locais físicos em vez de centros de atendimento pode reduzir o tempo — e os custos — de envio e entrega.
  • Melhora no índice geral de satisfação do cliente: Aqui, a conta é bem simples. Se os pedidos chegam até seus consumidores mais rápido e com um número menor de etapas burocráticas, o cliente fica mais satisfeito, aumentando a retenção e a fidelidade do seu público.
  • Otimiza o giro do seu estoque: Se você tiver menos pessoas comprando na loja, vender seu estoque físico pela internet e atender esses pedidos da sua localização física pode permitir que seu e-commerce venda mais, evite excesso e envelhecimento do estoque.

4 dicas para implementar o Ship From Store na sua operação

A regra é clara: se a sua empresa possui uma loja física, a implementação da modalidade de Ship From Store é possível. É por isso, inclusive, que ela funciona tão bem em operações omnichannel. Mas, pensando em reforçar alguns cuidados importantes, destacamos aqui 4 dicas essenciais para quem quer tirar esse projeto do papel, anote aí:

1- Faça a integração do seu estoque

Quando o cliente faz uma compra online e você trabalha com entregas a partir da loja, é importante ter a certeza de que o item selecionado realmente esteja no estoque da loja física. Por isso, tenha sempre o cuidado de manter uma integração em tempo real, garantindo que todos os departamentos do seu negócio se comuniquem constantemente.

2- Tenha a certeza de contar com o espaço necessário

Para que o modelo Ship From Store funcione, é fundamental que a sua loja física tenha espaço suficiente para armazenar os produtos que você está vendendo online. É importante não subestimar esse cuidado, já que seu armazém vai ser usado para guardar e movimentar o estoque que será vendido online e também no ponto físico de vendas.

3- Fique de olho no pós-venda

Quem trabalha com e-commerce sabe que, mesmo com todo o preparo possível, problemas ainda podem acontecer. Um deles é a devolução de pedidos que foram enviados com problemas ou para as pessoas erradas. Nesse contexto, é importante que sua loja física esteja preparada para executar a logística reversa e lidar com o pós-vendas em situações assim.

4- Garanta que seus processos funcionem

Para trabalhar com Ship From Store, é preciso ter tecnologia e expertise capazes de controlar e acompanhar todas as etapas de controle de estoque, separação, expedição, envio e rastreio de pedidos. Logo, você terá que ter um parceiro logístico eficiente, dedicado e capaz de fornecer todas as soluções que você precisa —  e é aqui que a Abbiamo entra em cena!

Conte com a Abbiamo para garantir uma experiência de entregas incrível!

Pensando em simplificar a rotina dos nossos parceiros e em fornecer todos os insumos necessários para que se destaquem na corrida pela fidelização de clientes, a Abbiamo desenvolve soluções customizadas de orquestração logística com foco na eficiência operacional e na satisfação do consumidor.

Aqui, sua operação de Ship From Store conta com o melhor da tecnologia para gestão de pedidos e envios, tudo com soluções de última milha, rastreamento, roteirização e centralização de informações. Tudo personalizado com a cara do seu negócio e planejado para encantar o seu público já na primeira experiência!

Venha para a Abbiamo, agente um teste prático para conhecer o nosso serviço e descubra como a sua logística pode entrar em cena para transformar de vez a jornada de entrega no e-commerce!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.