e-commerce4 min

Estratégias para reduzir custos com a roteirização para e-commerce

Átila Froehlich 14 abril 2022

Quem precisa "pilotar" a orquestração logística no varejo digital sabe que a gestão das rotas é uma parte fundamental do fluxo de entregas. Nesse contexto é fundamental contar com uma boa solução de roteirização para e-commerce, com tecnologia que seja capacitada para lidar com o desafio de elaborar, diariamente, roteiros eficientes, ágeis e econômicos!

Afinal, trabalhar com uma roteirização cuidadosa, inteligente e dinâmica é a única forma de garantir um bom relacionamento com as frotas e com a base de motoristas, ajudando na redução de custos com retrabalhos e assegurando a satisfação dos consumidores com entregas precisas e dentro do prazo!

É por isso que, neste artigo, vamos ajudar você a entender como a roteirização para e-commerce pode ajudar com o fluxo de tarefas. Você vai ver que essa ferramenta é capaz de impactar uma série de fatores, que vão desde a gestão de expectativa do seu consumidor até o aumento no índice de fidelização de clientes. Vem com a gente!

O que é e como funciona a roteirização para e-commerce?

Se você acompanha o blog da Abbiamo, já sabe que a roteirização para e-commerce é aquele processo responsável por escolher os percursos mais estratégicos durante o transporte das encomendas. É uma operação fundamental para garantir o bom desempenho das equipes externas e, claro, para fazer com que as entregas cheguem na data prevista.

Mas, pensando em quem chegou agora, vale relembrar: o principal objetivo dessa tecnologia é determinar a melhor rota de um motorista ou de uma frota, seja particular, seja de um parceiro logístico. O processo vai desde o momento em que ele deixa a central de distribuição até o último cliente do cronograma, incluindo todos os pontos de parada e o retorno para a central.

Aqui, a ideia central é aumentar a eficiência da entrega, evitando custos desnecessários, riscos e obstáculos de percurso. Ou seja: esse planejamento vai muito além da definição do caminho mais curto: é preciso fazer uma elaboração completa das rotas de acordo com as principais variáveis com potencial de afetar o fluxo logístico.

Questões como janelas de entrega, peso e cubagem dos pacotes e capacidade dos veículos, jornada dos motoristas, tempo de atendimento e zonas de restrição precisam ser levadas em conta. E como uma roteirização manual certamente vai ter problemas para acompanhar todas essas variáveis em tempo real, a tecnologia entra em cena como uma alternativa inteligente na roteirização para e-commerce.

Principais benefícios da roteirização no varejo digital

Em um primeiro momento, é fácil entender que a implementação de uma boa roteirização para e-commerce pode trazer muito mais eficiência para a sua frota de entregadores. Na prática, contudo, essa lista de benefícios vai além:

1- Suas frotas operam com um melhor custo-benefício

Uma boa roteirização para e-commerce — baseada, de preferência, em um bom software de logística — também vai considerar uma série de dados que impactam diretamente no custo de transporte, como pedágios, combustível, deterioração do veículo e qualidade das vias. Assim, é possível percorrer trajetos que ofereçam um melhor custo-benefício, reduzindo os custos de transporte.

2 – Seus prazos de entrega ficam mais atrativos

Uma das bases da roteirização é criar processos cada vez mais eficientes por meio da tecnologia. Isso permite que as entregas sejam feitas dentro dos melhores prazos e abre espaço para a customização do delivery. Isso significa que seu e-commerce pode passar a oferecer horários personalizados de entrega, aumentando ainda mais a satisfação do consumidor.

3 – Padronizar seus processos fica mais fácil

Possui um modelo de franquias ou tem um negócio omnichannel? Pois saiba que com uma boa roteirização para e-commerce, a empresa consegue aumentar o nível de controle e padronização de cada etapa e serviço. Isso ajuda a garantir o mesmo padrão de qualidade em cada operação, independentemente do canal que seu cliente escolha.

4 - Você consegue mitigar riscos e perdas

Um bom sistema de roteirização é capaz de determinar quais as rotas mais seguras, com menores índices de acidentes e furtos. Isso, naturalmente, aumenta a segurança da carga, dos veículos utilizados e dos colaboradores envolvidos. Assim, é possível mitigar os riscos do transporte e o índice de perdas.

Vá além do delivery: entregue emoções para os seus clientes!

Na Abbiamo, seu e-commerce conta com uma plataforma completa de roteirização para entregas, tudo com conectividade e atualizações em tempo real das condições das rotas. Com a nossa solução, você assegura uma melhor experiência de compra para seus consumidores e um fluxo de trabalho mais seguro e rentável para seus entregadores parceiros!

O diferencial competitivo para construir uma reputação impecável entre os seus clientes está aqui! Venha conhecer a Abbiamo, agende um teste e descubra como a gente pode te ajudar a tirar o seu projeto de logística para e-commerce do papel!

©2021 Abbiamo. Todos os direitos reservados.